Neoclassicismo, romantismo e realismo.
O seu surgimento ocorreu logo após a Revolução Francesa, na época em que os filósofos gregos pregavam o evangelho da “razão”, aspecto que cultuava a clareza, a nobreza e a pureza. Sendo assim, o neoclassicismo se transformou em um nova tendência para as artes europeias.
O Neoclassicismo (novo classicismo) representa um movimento artístico e cultural que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura. Surgiu no século XVIII na Europa se espalhando pelo mundo, permanecendo até meados do século XIX. Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos.
Na pintura a influência neoclássica está submetida ao romantismo. A composição e o desenho seguem os padrões de sobriedade e equilíbrio, mas o colorido reflete a dramaticidade romântica. Um exemplo é Flagelação de Cristo, de Vítor Meirelles.
O Neoclassicismo estava em oposição ao rebuscamento e exageros dos detalhes ornamentais do Barroco e do Rococó. Em contrapartida defendia o rigor formal, a supremacia da técnica e a necessidade de um esboço em desenho antes da execução da obra, seja na pintura ou na arquitetura.
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A principal diferença entre a arte barroca e a rococó é que o barroco descreve a arte européia grandiosa, exagerada e dinâmica entre 1650 e 1700, enquanto o rococó é uma resposta tardia do barroco que incorporava brincadeiras leves e mais intimidade.
Enquanto o Barroco usava o jogo de palavras e o intelectual, o Arcadismo usava uma linguagem mais simples, por considerar o outro movimento com uma linguagem rebuscada e cheia de paradoxos.
Características do NeoclassicismoValorização do passado histórico.Influência da arte clássica (greco-romana)Baseado nos ideais iluministas.Oposição ao Barroco e ao RococóTemas mitológicos e cotidianos.Racionalismo, academicismo e idealismo.Harmonia e beleza estética.Simplicidade e equilíbrio das formas.
Características: exaltação do passado artístico; influência do Classicismo; uso da proporção e perspectiva; racionalismo; temas da mitologia grega e romana; valorização da beleza estética e da perfeição das formas; ... Principais artistas: Antonio Canova; Jacques-Louis David; Jean-Baptiste Debret.
Principais características:
- Valorização de temas e padrões estéticos da arte clássica antiga. Heróis e seres da mitologia grega, por exemplo, foram temas recorrentes nas pinturas e esculturas neoclássicas. - Forte influência das ideias filosóficas do iluminismo, principalmente as ligadas à razão.
Roma era considerada um dos principais centros do movimento, cidade onde vivia o crítico de arte alemão Joachim Winckelmann (1717 – 1768), considerado o fundador teórico do neoclassicismo, principalmente através de obras como “História da Arte Antiga“.
A Arte Barroca é conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Desenvolveu-se no século XVII em uma época bastante significativa para a civilização no Ocidente, pois nesse momento ocorriam grandes transformações que revolucionaram a sociedade vigente.
Os termos academicismo e academismo, ou ainda, arte acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos 17 e 19, caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.
O com objetivo de reapresentar as belezas e formas das Artes Clássicas, a corrente passou a valorizar as tradições greco-romanas. O movimento deixava de lado o estilo detalhista do Barroco e do Rococó.
O Neoclassicismo surgiu em meados do século XVIII como uma rejeição ao Rococó e ao Barroco tardio.
O Iluminismo apostava no uso da razão para a construção de uma nova ordem sociopolítica e, dessa maneira, recuperou os valores da cultura racionalista greco-romana. No campo das artes, esse procedimento resultou no neoclassicismo, que teve em Jacques-Louis David (1748-1825) um dos seus principais expoentes.
A pintura da época seguia a linha de escultura clássica grega, renascentista italiana e com equilíbrio na composição. As características mais marcantes nas pinturas são o formalismo na composição e refletia o racionalismo dominante. Assim como os contornos em sintonia com a harmonia das cores.
Principais CaracterísticasOposição ao Barroco.Inspiração Iluminista.Equilíbrio e busca da perfeição.Racionalismo, bucolismo e pastoralismo.Retomada dos valores clássicos (greco-romano)Idealização da mulher.Pureza e ingenuidade humana.Linguagem simples e objetiva.
Inutilia Truncat: Cortar o inútil e buscar o equilíbrio, ou seja, denota a simplicidade da linguagem árcade em contraposição à linguagem rebuscada e culta do barroco. Carpe Diem: Aproveite o momento e a vida, ou seja, termo expresso para indicar a efemeridade do tempo.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
A diferença entre o Rococó e o Barroco é mínima. ... O Rococó surge como uma forma pejorativa da arte barroca, pois, esta era totalmente destinada às construções religiosas, enquanto o Rococó, gradualmente, foi se introduzindo na sociedade europeia, na pintura, decoração de interiores, etc.
Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.
O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
Os temas retratados em suas obras eram históricos, religiosos e, principalmente, regionalistas. A temática regionalista, que até então não era explorada por pintores com tamanho nível de instrução técnica, está presente em seus principais quadros: “O Violeiro”, “Leitura”, e “Caipira Picando Fumo”.
Como o exemplo mostra, citar um autor e contrariar o interlocutor é algo ruim. É o academicismo. É rejeitar a visão genuína do interlocutor.
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