O que vem a ser interesse de agir?

Pergunta de Samuel Edgar Magalhães em 03-10-2025
(74 votos)

O interesse de agir é uma condição para o exercício da ação, de ordem estritamente processual e que não determina a existência ou não do interesse substancial juridicamente protegido, mas, se estiver presente juntamente com a legitimidade ad causam e, os pressupostos processuais possibilitam ao juiz o exame do mérito.

O que é o interesse de agir?

p. 117). Assim, pode-se dizer que o interesse de agir é o principal ponto a ser demonstrado por quem irá demandar por algo em juízo. Sem interesse não há utilidade da demanda, e sem utilidade não há por que demandar por tanto em juízo.


O que é interesse de agir no processo penal?

O interesse de agir pode ser definido como “utilidade do provimento jurisdicional pretendido pelo demandante”. Essa condicionante da ação se justifica pelo fato de que o Estado apenas exerce sua junção jurisdicional quando tal atuação se faz necessária, devendo ser resguardado o trinômio explicado por Capez.

O que é ausência de interesse de agir?

Portanto, verifica-se a ausência de interesse processual, que é um pressuposto para tramitação regular do processo, sendo que não é possível o prosseguimento do mencionado pedido, uma vez que a tutela jurisdicional pretendida pela promovente não terá efetividade.

O que é interesse de agir e legitimidade para a causa?

A legitimidade ad causam trata das partes (autor e réu) que devem ser legítimas para figurarem na ação. O interesse de agir submete-se ao binômio necessidade/adequação. Assim, a necessidade do provimento da tutela jurisdicional deve proporcionar ao autor da demanda alguma vantagem.

CONDIÇÕES DA AÇÃO - O INTERESSE DE AGIR | Parte 2 | Direito Processual Civil


28 curiosidades que você vai gostar

O que é legitimidade para a causa?

Em regra, as pessoas só podem ir a juízo, na condição de partes, para postular direitos que alegam ser próprios, e não alheios. Tal legitimidade é chamada de “ad causam” ou ordinária.

O que significa legitimidade para o processo?

Legitimidade ad processum

Consiste na capacidade de um sujeito titularizar uma relação jurídica processual. Trata-se, em suma, da aptidão reconhecida pela lei para que o sujeito efetivamente pratique os atos processuais, independentemente de qualquer representação (seja citado, apresente defesa, etc.).

Quando ocorre a perda do interesse de agir?

FALTA DE INTERESSE DE AGIR. Extingue-se o processo sem resolução de mérito quando não ocorrer mais as condições da ação tal como, o interesse processual (art. 267 , VI, do CPC ).

O que é ausência de interesse processual novo CPC?

Caso não haja interesse, o juiz deverá extinguir o processo sem resolver o mérito, como previsto no artigo 485, VI. O interesse processual, seja ele condição da ação ou não, é requisito para propositura da ação e/ou seu prosseguimento.



Outras questões

Quais são as necessidades terciárias?

Qual a cor mais cara?

Quais os benefícios da gelatina para o corpo?

Qual a importância da educação nutricional na escola?

Qual a diferença entre inox polido e acetinado?

Como calcular terceiros na folha de pagamento?

Como resgatar previdência privada da Caixa?

Qual a importância das normas sociais para você?

Quais os órgãos que não precisamos?

Qual o aço carbono mais duro?

QUEM PODE SER OS?

Quem pode comprar botox no Brasil?

Quantas semanas 2022?

O que é pressão arterial sistólica?

O que determina os princípios de ações dos fármacos?

O que é resgate antecipado?

Quais os três princípios da argumentação?

Qual é a cor da guia de Ogum?

Quais são as ondas sonoras explique cada uma?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2025 - todasasrespostas.com