Resposta: A liberdade, tratada como valor humano, demonstra-se assunto em dimensões iguais de dificuldade e relevância. Explicação: Em parte, devido à luta com que se foram conquistando as liberdades, em parte, devido aos diversos significados que obteve em seu caminho histórico.
O valor não é um dado objetivo, já existente no mundo, ao contrário: ele surge a partir da subjetividade do homem. O homem é um ser absolutamente livre, não há qualquer valor predeterminado que deva nortear as suas ações ou cercear a sua liberdade.
Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.
“O homem não nasce com uma essência prévia, ele é aquilo que ele faz a si mesmo, ninguém dá ao homem essa essência, nem Deus nem coisa alguma. Isso se baseia em uma noção de liberdade, que consiste em sempre fazer escolhas”, diz Bieri. Por isso, a máxima de Sartre de que “o homem está condenado à liberdade”.
Como o ser humano não é um ser puramente racional, a virtude assim vem a ser para ele um esforço que sempre tem que se reiniciar para fazer vencer o que há de superior nele, a autonomia da vontade possibilitada pelo uso puro e prático da razão. PALAVRAS-CHAVE: Liberdade, Inclinações e Virtude.
Por exemplo, na “Fundamentação dos costumes”, Kant se refere à liberdade assim: “A vontade é uma espécie de causalidade dos seres vivos, enquanto racionais, e a liberdade é a propriedade desta causalidade pela qual ela pode ser eficiente, independentemente das causas estranhas que a determinem” 31.
Atribuímos valores ou não as coisas, como também, as pessoas que nos rodeiam. A forma como recepcionamos as coisas e as pessoas é fundamental para que possamos estabelecer juízos de valores, pois estando sobre a influência de dimensões culturais poderemos exercer alicerçar preconceitos.
Na Wikipédia encontramos a seguinte definição: “liberdade é, em geral, a condição daquele que é livre; a capacidade de agir de si mesmo; autodeterminação; independência; autonomia.
De certa forma, o ser humano completamente isolado não poderá experienciar a sua liberdade plena, nomeadamente a social, precisando da interação com outros para se desenvolver. Por esse motivo, para analisarmos a liberdade temos de a pensar num contexto de sociedade, de reciprocidade, e de interação.
Pode ser compreendida sob uma perspetiva que denota a ausência de submissão e de servidão, própria da liberdade política, mas também se pode relacionar com a questão filosófica do livre arbítrio. Liberdade é a revolta do indivíduo contra todo tipo de autoridade, divina, coletiva ou individual”.
Esta é uma batalha pela liberdade, mas também pela igualdade, por uma igualdade de liberdades, de oportunidades, de raças, de géneros, de acesso à educação, saúde e justiça. Siga o Observador no Instagram e receba as nossas notícias na sua página. Siga o Observador no Facebook e receba todas as nossas notícias na sua página.
Qual é o aumentativo da palavra ASA?
Qual é o tipo de narrador do texto bruxas não existem?
Quem paga INSS facultativo tem direito a aposentadoria?
Qual o sentido da palavra boca aberta?
O que é amar um filho de verdade?
Como de Escreve Brexa ou brecha?
O que é polimorfismo de sobreposição?
Quais são as características de cada uma das três regiões geoeconômicas do Brasil?
Como tirar o modo vibratório do teclado?
Como é o mercado da profissão contábil?
Como é o nome do filme do Rangel?
Como se alimentar bem mesmo sem tempo?