Desenvolver raciocínio lógico; Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.); Incentivar o respeito mútuo para com o outro, respeitando as diferenças de grupo, fenótipo, religião, etnia, gostos e opiniões e gênero (visando a construção de um futuro cidadão crítico e humanizado).
TRABALHO COM A IDENTIDADEQuem sou eu? · Identificar seu nome e sobrenome como uma das características de sua individualidade. · Identificar as pessoas como seres individuais através de seus nomes. ... Idéias de atividades: jogos com os nomes. ... Livros sugeridos para este tema. Olívia, Patrícia.
Para ajudar as crianças nesse fascinante processo de construção da identidade, você deve:Estar atento a qualquer manifestação das crianças (atitudes, choros, caretas), pois essa é uma forma de elas se comunicarem, mesmo quando já sabem falar;Ser observador e sensível aos gostos e preferências individuais;
Apresentar as funções, de maneira simples, de cada profissional da creche, bem como o nome correto das pessoas que lá trabalham ou visitam. Fazer um quadro de “presença”, com fotos e os nomes das crianças. Fazer um painel com fotos das famílias e das crianças.
Mantenha-os baixos, na altura dos pequenos, e ofereça oportunidades para que eles façam caretas, dancem, comparem imagens e realizem desafios corporais em frente ao espelho. Para os bebês também é possível imprimir cartazes com as fotos dos pequenos e colar no chão – já que eles engatinham – ou nos berços.
30 curiosidades que você vai gostar
Encape a caixa com o papel colorido e na sequencia cole as fotos nas extremidades, por fim passar a fita larga em toda a caixa. Nesta faixa etária, explorar a identidade e autonomia é muito importante pois ajuda os bebês a desenvolverem o reconhecimento da própria imagem.
A construção da identidade acontece a partir das relações que a criança estabelece com os grupos com que convive. Quanto mais intensas essas interações, maior o impacto sobre a autoimagem dos pequenos. O ambiente escolar tem uma contribuição importante, já que é o lugar de maior convício social depois da família.
ObjetivosInteragir e relacionar-se por meio de fotos.Perceber-se a si mesmo e ao outro, identificar igualdades e diferenças mediante as interações estabelecidas.Sentir-se valorizado e reconhecido.Enxergar-se a si mesmo como parte de um grupo.
Identidade é construída no cotidiano
A própria BNCC dá uma pista quando diz que se deve usar todas as interações, brincadeiras e linguagem para esse fim. Ou seja, o cotidiano na Educação Infantil deve sempre considerar essa construção de identidade da criança.
A habilidade EF02HI05 consiste em: Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado.
Trata-se da análise e interpretação de discursos produzidos por aluno/as dessa universidade, através das quais, por um processo de reflexão crítica, pode contribuir para o processo de crescimento da instituição e de seus atores sociais.
Empiricamente a identidade do professor da Educação Infantil se consolida através de uma formação inicial e continuada sólida fortalecida por conhecimentos significativos que ofereça propriedade intelectual, uma formação polivalente para desenvolver uma variedade de conhecimentos em sala de aula, saber conviver no ...
A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a autoimagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento.
Para favorecer a autonomia, as relações de cooperação são fundamentais. Portanto, o ambiente deve inspirar, desde cedo, o exercício do respeito mútuo, a discussão de regras e a resolução não violenta dos conflitos diários.
Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. Conte histórias infantis, porém curtas. Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.
Construir uma identidade, para Erikson (1972), implica em definir quem a pessoa é, quais são seus valores e quais as direções que deseja seguir pela vida. O autor entende que identidade é uma concepção de si mesmo, composta de valores, crenças e metas com os quais o indivíduo está solidamente comprometido.
O projeto tem como objetivo a construção da identidade do grupo, valorizando a criança e a sua história para então favorecer a interação com o outro e com a professora. A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações.
A construção da identidade é gradativa e se dá por meio das interações sociais. Ora as crianças imitam o outro, ora diferenciam-se dele. Para ajudar os bebês nesse processo, você pode criar situações nas quais eles se comuniquem e expressem desejos, necessidades, preferências e vontades.
Dicas para trabalhar identidade
Aqui a dica é fazer o molde do corpo das crianças em papel pardo, papelão ou outro papel... a melhor forma de fazer isto é deitando a criança no chão e riscando o molde, eles amam isto. Depois é só trabalhar as partes do corpo. Os bonecos é uma dica famosa para trabalhar este tema.
Crie o hábito de fazer perguntas aos pequenos a respeito do dia a dia deles: que horas é entrada no colégio, por exemplo, ou o que vai acontecer primeiro, a hora do lanche ou a hora da saída; também pergunte o que eles fizeram ontem e o que vão fazer amanhã, dentre outras questões relacionadas aos hábitos diários.
Ao desenvolver a autonomia na educação infantil, as crianças aprendem a ponderar os prós e contras de suas atitudes e, com isso, podem estruturar suas decisões com maior assertividade e consciência.
Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.
Refere-se a um conjunto de características, experiências e posições de sujeito atribuídas (e autoatribuídas) por diferentes discursos e agentes sociais aos docentes no exercício de suas funções, em instituições educacionais mais ou menos complexas e burocráticas.
A educação infantil é essencial para a formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos. ... Nesse cenário, o professor atua em prol do processo de aprendizagem dos alunos, além de trabalhar questões relacionadas aos valores sociais e éticos.
Segundo Nóvoa (1992) na construção da identidade docente três processos são fundamentais: o desenvolvimento pessoal, que se refere aos processos de produção da vida do professor; o desenvolvimento profissional, que se refere aos aspectos da profissionalização docente; e o desenvolvimento institucional, que se refere ...
Por que nosso Estado recebeu o nome de Goiás?
Quando e como se deu a formação do nosso planeta?
O que causou o tsunami na Indonésia?
Como se formam as cordilheiras e montanhas?
Qual é a origem de Ribeirão das Neves?
Como puxar energia de uma bateria?
Como se formou o deserto de Sonora?
Como é feito a fundição do ouro atualmente?
Quem colonizou o Estado de Alagoas e como foi?
Como são formados os gêmeos diferentes?
Porque ocorreu o desmembramento do estado de Tocantins?
Como tirar espuma expansiva da pele?
Como instalar o Driver de um monitor?
Como instalar o dispositivo Unknown Device?
Como baixar WhatsApp Business no iPad?
Como instalar depurador no armário?