O que muda na Educação Infantil com a BNCC
Planeje as aulas com base nos campos de experiências
Entenda a proposta dos campos de experiência e como desenvolvê-los nas atividades do dia a dia com os pequenos
Ouça em voz altaPausar- Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária (EI02EO03); - Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender (EI02EO04) ; - Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças (EI02EO05).
Ouça em voz altaPausarOs conteúdos devem aparecer de forma a trabalhar as primeiras noções matemáticas, através de jogos, brincadeiras e materiais específicos; natureza e sociedade, através de discussões e projetos que levem o aluno a refletir sobre suas ações quanto ao meio em que vive; linguagem oral e escrita, onde o aluno possa manter ...
Ouça em voz altaPausarOs Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar.
Ouça em voz altaPausarEscuta, fala, pensamento e imaginação No isolamento social, as crianças podem continuar a ser estimuladas a desenvolver a escuta e a oralidade por meio de atividades com a família. Os professores podem incentivar diversas propostas que estimulem a leitura de histórias no ambiente doméstico.
Após a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em dezembro de 2017, começaram as discussões visando a melhor forma de implementar as novas diretrizes da BNCC na Educação Infantil de todo o país.
A seguir, vamos explicar os novos focos da BNCC na Educação Infantil: os direitos de aprendizagem e os campos de experiências, além da divisão da faixa etária e a nomenclatura usada para as etapas deste segmento. Vamos lá?
Nessa etapa da Educação Básica, a BNCC define direitos de aprendizagem e os campos de experiências substituem as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. Em cada campo existem objetivos de aprendizado e desenvolvimento do aluno, em vez de unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades.
Além desses dois pontos, é importante ressaltar que a BNCC da Educação Básica integra não só o segmento da Educação Infantil, mas também o Ensino Fundamental e o Ensino Médio (já homologada pelo ministro da Educação). Dessa forma, as Competências Gerais da BNCC não mudam, elas são as mesmas para todos os segmentos.