A sacola biodegradável é aquela feita com materiais capazes de se decompor sob determinadas condições de luminosidade, temperatura e umidade. Ela pode ser uma alternativa às sacolas plásticas comuns, que levam mais de 400 anos para se degradar na natureza, o que gera inúmeros problemas ambientais.
Como reconhecer uma sacola oxibiodegradável de PEAD Normalmente nas sacolas biodegradáveis de PEAD vêm impressas três setas circulares (indicando que o material é reciclável) juntamente do número “2” e abaixo a sigla “PEAD” e o termo “oxibiodegradável”.
Esta sacola, que é uma mistura de plástico e amido, tem um tempo de decomposição muito me- nor ao dos sacos plásticos comuns: cerca de 18 meses.
A sacola compostável é fabricada em resinas extraídas do amido de milho. Além disso, a sacola compostável pode ser transparente ou pigmentada, lisa ou impressa. A sacola compostável possui características semelhantes à de uma sacola comum.
mil anos
Sacolas de plástico podem levar entre 400 a mil anos para decompor, e viraram um símbolo de problemas causados pela poluição por plástico.
mil anos Sacolas de plástico podem levar entre 400 a mil anos para decompor, e viraram um símbolo de problemas causados pela poluição por plástico.
180 dias
Já os materiais biodegradáveis se decompõem pela ação de micro-organismos vivos em até 180 dias, conforme estabelece normativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Em sua conclusão, a Agência Ambiental diz que "é improvável que a sacola de papel seja usada a quantidade de vezes que precisa por causa de sua durabilidade baixa". Sacolas de algodão, por outro lado, são as mais duráveis e têm, portanto, uma vida útil mais longa.
Os sacos biodegradáveis são sobretudo fabricados com poliéster biodegradável feito a partir de resinas de amido (do milho, mandioca ou batata), como o ácido poliláctico (PLA). Sacos de plástico biodegradável necessitam de mais plástico por saco do que os normais, porque o material não é tão forte.
"Elas não apresentavam a mesma resistência que tinham logo após saírem da fábrica. Mas não tinham se decomposto em nenhum nível significativo". As qualidades indestrutíveis das sacolas biodegradáveis são somente uma das descobertas de um estudo inédito publicado no periódico Environmental Science & Technology.
“A sacola compostável só é biodegradável no ambiente de compostagem industrial, sendo feita para ser descartada naquele ambiente”.
Os aditivos químicos presentes nas sacolas biodegradáveis podem contaminar a mistura, o que as torna inutilizáveis. “Se as sacolas têm uma função de autodestruição, o reciclador não terá interesse em misturá-las com as outras sacolas", diz Thompson. “Eles precisam de materiais conhecidos e consistentes.
As sacolas compostáveis, afirma ele, são projetadas para descarte em composteiras industriais, e a regulamentação dos Estados Unidos e da maior parte das outras nações exige que conste uma descrição clara no rótulo de instruções. “Aí é que está a confusão”, diz ele.
Como colocar uma imagem em folha inteira?
Qual a melhor hora do dia para estudar?
Qual a diferença entre auto de infração e notificação?
Quais são as características do transporte rodoviário?
Quantas vezes Lewandowski foi melhor do mundo?
Como calcular o valor do terço de férias?
Quais são as partes do mandado de segurança?
Quais as consequências do crescimento urbano na Amazônia?
O que passar na parede de cimento queimado para dar brilho?
O que fazer quando se rompe o tendão do ombro?
Onde ficam os cristais na natureza?
Qual a importância tem a agricultura nos dias de hoje?
Qual o antagonista do paracetamol?
Tem problema esvaziar piscina?
Como saber a hora de trocar o filtro de água?