Solução saturada é uma mistura constituída pela dissolução da quantidade máxima de soluto pelo solvente em uma determinada temperatura. Com 100 g de água, a 20 oC, consegue-se a dissolução máxima, ou seja, torna-se saturada, com 32 g de KNO3. ...
Solução insaturada é aquela que tem uma concentração de soluto menor do que a de uma solução saturada. Um soluto adicional pode ser dissolvido em uma solução insaturada, até a solução tornar-se saturada. Solução supersaturada é aquela em que a concentração do soluto é maior do que a da solução saturada.
A solução saturada com corpo de fundo ocorre no momento que o soluto extrapola (não muito) a quantidade que o solvente é capaz de dissolver. Por exemplo, ao dissolver açúcar em água e o açúcar for em uma quantidade maior que o coeficiente de solubilidade do solvente, sobrará um pouco de açúcar no fundo do copo.
A quantidade máxima de NaCl capaz de ser dissolvida em 100 g de H2O a 20°C é 36 g. Uma solução nessas condições é denominada solução saturada, logo, o coeficiente de solubilidade desse sal é de 36 g de NaCl/ 100 g de água a 20°C.
Uma solução supersaturada pode ser obtida por aquecimento de uma solução saturada com corpo de fundo, seguido por resfriamento lento para evitar a precipitação do excesso de soluto. Exemplo: 124,0 g de acetato de sódio dissolvidos em 100 g de água a 20oC.
- supersaturada: solução que contém uma quantidade de soluto superior a solubilidade a uma dada temperatura. A solução supersaturada é instável, e a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite, tornando-se uma solução saturada com presença de corpo de fundo.
A solução supersaturada é instável e a mínima perturbação do sistema faz com que ela se torne uma solução saturada com a presença de precipitado. Exemplo: A solução supersaturada pode ser preparada da seguinte forma: Dissolvem-se 39,0 g de NaCl em 100 g de H2O a 100ºC, obtendo-se assim uma solução insaturada.
Por exemplo, se dissolvermos apenas 15 g de sal em 100 g de água a 20ºC, teremos uma solução insaturada, pois ainda faltam 21 g para atingir a quantidade máxima de soluto a ser dissolvido nessas condições. Soluções saturadas: são aquelas que atingiram exatamente o coeficiente de solubilidade.
Acompanhe agora alguns exemplos de exercícios que envolvem soluções saturadas: 1º Exemplo: (UEM-PR) Um determinado sal X apresenta solubilidade de 12,5 gramas por 100 mL de água a 20 ºC. Imagine que quatro tubos contêm 20 mL de água cada e que as quantidades a seguir do sal X foram adicionadas a esses tubos:
Faça uma solução de cloreto de sódio de determinada porcentagem. Um litro de água contem exatamente 1000 gramas. Para encontrar a quantidade de sal necessária, multiplique 1000 pela porcentagem desejada.
A quantidade máxima de NaCl capaz de ser dissolvida em 100 g de H2O a 20°C é 36 g. Uma solução nessas condições é denominada solução saturada, logo, o coeficiente de solubilidade desse sal é de 36 g de NaCl/ 100 g de água a 20°C.
Na imagem acima, podemos observar que a parte do soluto não dissolvida pelo solvente foi deslocada para o fundo, por ser mais densa. Como essa solução saturada apresenta mais de uma fase, deve ser chamada de solução saturada com precipitado, ou solução saturada com corpo de fundo.
Quais cursos mais procurados na Internet 2022?
Quantos minutos tem um ano de 365 dias?
Quanto custa uma sucata de Boeing?
O que ocorre com as empresas que não tiverem certificado digital?
Qual a diferença do perfil I para o perfil H?
É verdade que o Dabi é irmão do Todoroki?
Quais são os números primos de 1 a 100?
Qual signo mais forte fisicamente?
Como ter o corpo perfeito em 7 dias?
Quais os nomes das vistas representadas?
O que são estudos transversais e longitudinais?
Quais são as sequelas da mononucleose?
Quais são as ações de execução?
O que podemos fazer na lotérica?