Se analisarmos somente a superfície terrestre, sim, podemos chamar a Terra de Planeta Água. Afinal, de todo o extrato superficial, a água representa 70%, enquanto o continente representa, em média, 30%.
Aproximadamente 70% do planeta é coberto pelos oceanos, cuja média de profundidade é de cerca de mil metros. Isso representa, mais ou menos, 98% da água da Terra, que, em razão da sua quantidade de sal, não é própria para o consumo. Dos 2% restantes, a maior parte está no gelo polar e nas suas geleiras.
A Terra possui um total de 1.358.099.876 km 3 de água, sendo 97,24% água salgada e 2,76% água doce. Assim, temos na Terra 1.320.409.125 km 3 de água nos oceanos e mares e 37.794.876 km 3 de água doce.
O nome Terra vem de Tellus, deusa do solo fértil no panteão romano, equivalente a Gaia, que para os gregos representava a Mãe Terra . Gaia também é chamada de Gæa ou Ge, ligada ao elemento terra .
A palavra planeta deriva do grego "planétes", pelo latim planeta, ae, com o sentido de "que anda sem destino ou vagabundo".
30 curiosidades que você vai gostar
Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra. O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”.
Muitas pessoas, sabendo da maior parte da composição do nosso planeta, afirmam categoricamente que ele não deveria se chamar “Terra”, e sim “Água”, uma vez que cerca de 70% de sua superfície é composta por essa substância.
A sensação de abundância de recursos hídricos é reforçada pela presença de três das bacias hidrográficas que contêm o maior volume de água doce do mundo – Amazonas, São Francisco e Paraná. Apesar de tantos recursos hídricos, eles não são igualmente distribuídos pelo território brasileiro.
Isso porque apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce.
Os especialistas apontam que uma das principais causas para a crise hídrica é o uso inadequado do solo. No Centro-Oeste, por exemplo, estão concentradas as nascentes de rios importantes do país, devido a sua localização no Planalto Central.
O Brasil, por sua dimensão e localização, possui posição privilegiada quanto à disponibilidade de recursos hídricos. É o país com maior quantidade de recursos hídricos endógenos (gerados por precipitações atmosféricas sobre seu território), tanto na superfície quanto subterrâneos.
pois não há investimentos e interesse dos governantes em supri a necessidade de água para a população mais necessitada, principalmente na zona rural nordestina, onde sofrem por estiagem.
- 29,7% aquíferos; - 68,9% calotas polares; - 0,5% rios e lagos; - 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor-d água, etc.).
Nesse sentido, o modelo mais exato para expressar a forma da Terra é o geoide, ou seja, um formato quase esférico, mas com diversas deformações, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total.
O Planeta Terra é um dos planetas que fazem parte do Sistema Solar e é o terceiro planeta mais próximo do Sol.
A palavra geralmente significa “extremidade”, mas na tradução é interpretada de maneiras diferentes dependendo da passagem: “bordas”, “fins”, “confins” ou “fins”.
Do latim terra (la).
O Brasil é um país privilegiado, pois concentra aproximadamente 12% dos recursos hídricos do planeta. os principais usos da água no Brasil são para irrigação, abastecimento humano e animal, industrial, geração de energia, mineração, aquicultura, navegação, turismo e lazer.
Por causa da extensão da área brasileira e sua localização geográfica, há uma imensa variedade de plantas e animais (biodiversidade), o que garante uma grande riqueza de recursos naturais, que é utilizada para compor a economia do país.
O Brasil possui um território privilegiado em potencial hídrico, que detém uma das maiores reservas de água doce do mundo. Essas reservas estão distribuídas em rios caudalosos que compõem bacias hidrográficas de longas extensões, favorecem a produção de energia elétrica e também a navegação.
5 resposta(s) Consumo crescente, devido o crescimento populacional, desenvolvimento econômico e aumento da produção em economias periféricas ou emergentes, aumento das atividades produtivas, elevação do consumo de produtos que utilizam muita água na sua produção, entre outras.
Entre os principais motivos para os problemas no abastecimento estão a seca ou a estiagem de rios e lagos, relatados por 44,4% dos 2.319 municípios com intermitência ou racionamento no abastecimento de água.
Qual a temperatura da água da piscina no inverno?
Como processar alguém por perturbação do sossego?
Quantas partes de cima para cada parte de baixo?
O que é preciso para dar aulas de reforço escolar?
Qual o papel do professor perante o aluno com dificuldades de aprendizagem?
Quais são as 5 formas de amar?
Pode usar fio de aço na roçadeira?
Qual é o sinônimo de humildade?
Pode lavar verduras com água sanitária?
Como se faz a contextualização de um tema?
Quais são os tipos de parafina?
Porque o Dia dos Pais no Brasil e em agosto?