Dentro do disjuntor há uma bobina (veja nas imagens). Quando a corrente de curto circuito passa por ela, cria um campo magnético. Se esse campo magnético tiver força suficiente, ele vai atrair uma chapa metálica devidamente posicionada no disjuntor. ... Fica claro porque essa proteção é chamada de magnética.
As vezes o disjuntor está armado da maneira correta, mas a energia não passa. Isso pode ser sinal de disjuntor queimado. Pode ser também erro da ligação ou até mesmo rompimento do fio em algum momento. Para testar se o disjuntor está queimado, é necessário o uso do multímetro ou alicate amperímetro.
Os disjuntores já existem há muito tempo, aqui no Brasil, os dois modelos mais comuns são os disjuntores Nema (disjuntores pretos, residências e mais antigos) e os disjuntores DIN (Disjuntores brancos, mais modernos e os mais seguros). O disjuntor funciona como uma “emenda” do fio.
Cheque o disjuntor com uma chave de teste. Remova a tampa do quadro elétrico e encoste a ponta da chave em cada parafuso do disjuntor. A leitura de uma voltagem normal de 110 V deve ficar entre volts e em circuitos de 220 V, entre 2.
Tire a tampa do quadro para acessar a fiação e os disjuntores. Retire o fio do disjuntor que fica desarmando desparafusando e removendo o fio preto. Troque esse fio por um de um disjuntor adjacente. É muito importante que você só troque os fios dos disjuntores que tenham a mesma amperagem.
Quanto custa o processo de nacionalidade portuguesa?
O que é o princípio bioético da autonomia?
O que é mais importante para Deus?
O que não pode faltar em um projeto executivo?
Faz mal comer feijão com caruncho?
Qual a definição de antropometria e qual a sua função?
Qual a diferença de Oxum para Oxum Opará?
Quais são as crises da Meia-idade?
Qual a diferença do hidratante labial para o protetor labial?
Quem absorve a luz solar nas células das folhas?
A sociologia vai definir sociedade como?
Quais são as duas principais leis da natureza?