Cientistas da Bélgica e da Alemanha descobriram estruturas inesperadas debaixo da plataforma de gelo da Antártica: chamadas de “eskers”, elas são montes de cascalhos e outros sedimentos que caminham embaixo da terra e podem comprometer a estabilidade do continente.
Segundo as pesquisas já feitas até então, descobrimos que a vida existente sob o gelo é composta de criaturas pequenas e que se movimentam, como peixes, águas-vivas, crustáceos e vermes.
O desfiladeiro terrestre mais profundo do mundo fica na Antártida, mas está escondido debaixo do gelo que cobre o maior deserto do mundo, descobriu uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, Estados Unidos.
A Antártica está perdendo mais de 100 bilhões de toneladas de gelo por ano à medida que as geleiras fluem para o mar e grandes icebergs se desprendem de suas partes frontais.
09/03/2022 às 20:22. O lendário navio Endurance, que era comandado pelo explorador britânico Ernest Shackleton, e naufragou na costa da Antártida em 1915, finalmente foi encontrado, 107 anos depois. O navio de madeira construído em 1912 não era visto desde que afundou no Mar de Weddell.
23 curiosidades que você vai gostar
O aquecimento global está provocando um degelo mais acelerado da Antártica – uma velocidade seis vezes superior à registrada há 40 anos. Isso deve provocar uma maior elevação do nível do mar em todo o mundo, segundo anúncio feito por pesquisadores nesta segunda-feira (14).
Indubitavelmente, o aumento da temperatura terrestre foi o responsável pelo derretimento das geleiras ao longo da história. Atualmente, a rapidez das mudanças climáticas poderia extingui-las em um tempo recorde.
Para viver em condições extremas, algumas vezes é necessário tomar decisões extremas. Em Villa Las Estrellas, na Antártida, onde vivem cerca de 100 pessoas, sobretudo cientistas e militares da força aérea ou da marinha chilena, há uma importante condição para morar no local: por prevenção é preciso tirar o apêndice.
O polo norte – também chamado de Ártico – não possui terra firme, sendo basicamente formado por gelo. Assim, ele não é considerado um continente. Sua área, ainda, abrange o extremo norte dos continentes europeu, americano e asiático, além do Oceano Glacial Ártico (que é um mar, e não um oceano).
O Polo Norte, chamado também de Ártico, é uma região geográfica localizada no extremo Norte do planeta Terra. No geral, ele não possui terra firme, sendo basicamente formado por gelo. ... Sua área, ainda, abrange parte dos continentes europeu, americano e asiático, além do Oceano Glacial Ártico, que é um mar.
A Antártida não tem habitantes nativos. Todos os moradores que lá residem são pesquisadores de várias nações, como Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Argentina, China, Brasil, Polônia, Austrália, Rússia e outras.
Não existem cidades na Antártida, mas dezenas de estações de pesquisa de diferentes países estão espalhadas por todo o território e funcionam como minicidades, com médicos, alojamentos e oferta de serviços essenciais.
O Brasil concentra suas atividades na Península Antártica, assim como grande parte dos países que desenvolvem pesquisas naquele continente. Isto se justifica em função dessa região apresentar condições climáticas mais amenas e por ser geograficamente mais acessível.
Certamente muitos relacionam os pinguins como os principais animais do continente, no entanto, também vivem por lá baleias, focas, aves, crustáceos e peixes, que conseguem sobreviver até aos -80°C durante o inverno - quando a região congela e boa parte dos animais que vive no continente migra a procura de alimentos - e ...
Os esquimós vivem no Polo Norte ou no Polo Sul? No Polo Norte. Porém, na verdade, eles não vivem exatamente no extremo norte do planeta, mas sim nas regiões do Alasca, do norte do Canadá e da Rússia, que ficam muito próximas à região do Ártico.
O polo norte magnético é o ponto exato que marca a bússola. Ele se encontra a uns 1600 km do Polo Norte (Ártico), perto da ilha de Bathurst, no Canadá.
O clima polar é encontrado ao norte, na região do Círculo Polar Ártico, e ao sul, no Círculo Polar Antártico. As regiões polares do norte do planeta incluem as geleiras do Ártico, a Groenlândia, uma boa parte do norte do Canadá e Alasca, bem como o norte da Sibéria (na Rússia).
Mesmo assim, vários organismos, como bactérias, fungos e protozoários, vivem naquele lu- gar. Apesar de a Antártica ser o maior reservatório de água potável do mundo, as chuvas são escassas no continente. Assim, a falta de água é mais uma das condições adversas que os or- ganismos de lá devem suportar.
Durante o inverno, as pessoas que vivem nessas regiões costumam ter noites intermináveis. "O sol só volta a aparecer no final do mês, depois de 6 semanas na escuridão", explica Joana. A brasileira conta que, no entanto, já se acostumou e aprendeu a lidar com o frio e a escuridão nos tempos de inverno no Polo Norte.
Por esse motivo, e pela dureza das condições climáticas, não tem população permanente, embora tenha uma população provisória de cientistas e pessoal de apoio nas bases polares, que oscila entre mil (no inverno) e quatro mil pessoas (no verão).
Dentre as consequências ligadas ao derretimento das geleiras, as principais são o aumento do nível da água dos oceanos, o avanço do mar sobre ilhas e cidades litorâneas, podendo ocasionar na sua submersão, e a extinção de várias espécies animais e vegetais em decorrência do desaparecimento de determinados ecossistemas.
O aquecimento global, provocado pelo aumento das temperaturas mundiais, provoca derretimento das calotas polares, e um consequente aumento no nível das águas do mar.
O aumento do aquecimento global é a principal causa do derretimento das calotas polares na atualidade. - O Glaciar da ilha de Pine, é a geleira que está derretendo mais rapidamente na Antártida.
Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter. Portanto, podemos dizer que o ponto de fusão ou temperatura de fusão do gelo é igual a 0ºC (ao nível do mar).
Uma “instabilidade” em uma camada de gelo essencialmente a torna uma bomba-relógio congelada. A área da parte de trás da geleira, onde ela se balanceia sobre a água, é consumida, o que pode fazer com que o gelo da geleira se quebre e flua mais rapidamente para o mar, aumentando o nível do mar.
Como abrir a tela de boot do Windows 8?
Quando é o momento certo para se declarar?
Como sair da tela downloading j7 Prime?
Como tirar preparando reparo automático?
Como sair da tela de bloqueio do notebook?
Como saber o tamanho de um botão?
Como transportar um Quebra-cabeça montado?
Como resolver o problema da tela de carregamento do LoL?
Como manter picolé na caixa de isopor?
Quanto tempo leva a verificação de segurança do Caixa Tem?
O que fazer para sair da ociosidade?