Tomografia computadorizada ou tomografia computorizada, originalmente apelidada tomografia axial computadorizada / computorizada - em inglês: X-ray computed tomography - é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou "fatia" do corpo.
Tomografia computadorizada: tudo sobre o exame TC. A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo. É a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos.
As varreduras de tomografia computadorizada (TC) geralmente promovem uma exposição à radiação maior que um exame de radiografia convencional. Logo, contribuem para o aumento da dose do paciente e da dose coletiva da população, sendo uma preocupação para a saúde pública.
A tomografia computadorizada normalmente é indicada para auxiliar o diagnóstico de doenças musculares e ósseas, verificar presença de hemorragia e aneurismas, investigar má-formação renal, pancreatite, infecções e para rastrear tumores.
O exame é realizado num aparelho, chamado de tomógrafo, que tem a forma de um anel e que emite raios-X que atravessam o crânio e são captados por um scanner, que fornece imagens da cabeça, que são depois analisadas pelo médico.
32 curiosidades que você vai gostar
A Tomografia do Crânio ou TC Craniana é um exame de diagnóstico por imagem que possibilita o estudo do encéfalo. É muito importante no estudo de diversas patologias (doenças), como por exemplo na trombose cerebral, aneurisma cerebral, tumores benignos ou malignos (cancro), alterações neurológicas, entre outras.
Você talvez lembre que, entre os benefícios da TC de crânio, mencionei a rapidez. E, de fato, ele é bastante rápido. O exame pode durar de 10 a 30 minutos, dependendo de fatores como a administração de contraste e a idade do paciente.
Recomenda-se solicitar radiografia de tórax em todos os casos suspeitos de pneumonia por COVID-19, em casos de Síndrome Gripal com dispneia, sinais de alarme ou com comorbidades descompensadas [1,2].
Este exame pode ser solicitado por diversos fatores. A cintilografia do miocárdio, por exemplo, pode ser indicada para diagnosticar a isquemia miocárdica e prevenir a ocorrência do infarto. A cintilografia óssea pode ser indicada para detectar diversos tipos de câncer, processos inflamatórios e doenças metabólicas.
A tomografia é um exame que utiliza radiação (em dose maior que os raios X), portanto, é contraindicada para gestantes. Nos casos em que se usa contraste (substância que pode ser necessária para permitir uma visão mais nítida dos tecidos), também é contraindicada para pessoas que têm alergia a iodo.
São considerados originais os cortes axiais e coronais, a partir dos quais se faz a reconstrução do volume total escaneado, conhecido como reconstrução multiplanar (RMP): cortes sagitais, parassagitais e tridimensionais (3D) nos seus diferentes protocolos (ósseo, vascular, tegumentar e muscular) (Fig. 1.1).
Incremento – É o deslocamento que a mesa realiza após um corte. ... Pitch – É a relação entre o deslocamento da mesa e a espessura de corte em TC helicoidal. Quanto maior esta relação menor o tempo de exame, menos exposição aos raios X e menos qualidade de imagem.
Gantry do aparelho de tomografia
O gantry, maior parte do equipamento, é a área onde ficam o tubo de raio-X, detectores de fótons e placas controladoras.
Como é feito a tomografia do tórax? O técnico de enfermagem posiciona o paciente na mesa do tomógrafo, corrigindo a posição de acordo com o exame e deixando o paciente na posição mais confortável possível. Se o exame tiver indicação de fazer o contraste, é necessário pegar um acesso venoso.
O que é cintilografia? A cintilografia do miocárdio é um exame que tem finalidade de avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o músculo cardíaco, detectando possíveis falhas na irrigação de determinadas regiões do coração.
Gera imagens com alta resolução espacial e, além disso, sua resolução de contraste permite diferenciar e analisar melhor do que a radiografia os diferentes tecidos presentes no corpo humano, tais como ossos, partes moles, vasos sanguíneos, vísceras abdominais, pulmões, entre outros.
É um exame de imagem da medicina nuclear que utiliza doses mínimas de substâncias radioativas no diagnóstico de diversas patologias. O exame é realizado através de aplicação intravenosa ou oral de radiofármaco no paciente.
Quando se suspeita de invasão mediastinal, o uso de contraste é indicado; no entanto, outras avaliações podem ser realizadas sem contraste. Em suma, o uso de meios de contraste na TC de tórax é indicado na investigação de doenças vasculares e pleurais, mas a maioria das imagens pode ser obtida sem realce.
Em um paciente cuja avaliação clínica indique suspeita de coronavírus, a tomografia pode descartar a presença de certas pneumonias virais, por exemplo. Não é o ideal para fechar o diagnóstico, porém serve como apoio em situações onde faltam materiais para fazer o RT-PCR.
Para se ter uma ideia, uma radiografia frontal simples corresponde a um dia inteiro de radiação natural (que pode ser de origem solar – isto é, infravermelha e ultravioleta – ou cósmica); uma tomografia no crânio, a oito meses; e uma tomografia de abdome, a 20 meses.
Feita essa ressalva, valores médios de uma tomografia computadorizada do crânio em São Paulo podem ser estimados entre 120 e 450 reais. Em algumas clínicas de alto padrão, o exame pode atingir preços superiores aos 650 reais.
Quando é necessário o uso de contraste, o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Para a tomografia realizada, principalmente na área digestiva, pode ser indicado o uso de laxantes ou enema para limpar o intestino. O tempo de jejum pode variar de acordo com o exame solicitado - consulte quando for agendar.
O laudo de tomografia é o resultado do exame de tomografia, descrito e assinado pelo médico radiologista. Para padronização e aceitação pela classe médica, todo resultado de tomografia deve ter uma estrutura correspondente à especialidade na qual o exame está inserido.
Embora ambos os exames possam utilizar o contraste, uma diferença entre tomografia e ressonância é a natureza das substâncias que são empregadas com mais frequência. Na tomografia, o mais comum é utilizar o contraste iodado (com iodo), enquanto na ressonância se dá preferência para contrastes à base de gadolínio.
No gantry ficam instalados o gerador de alta voltagem, o tubo de raios X, os colimadores, os detetores e sistema de refrigeração. Todos estes componentes estão conectados ao gantry por meio de um slip-ring.
Qual a importância da análise do ativo?
Como é uma pessoa que tem orgulho?
Como saber a localização de uma pessoa pelo número do celular?
Qual o salário de professor educação infantil?
Quais são os principais impactos ambientais urbanos e rurais?
Quanto é o décimo terceiro de quem trabalhou 3 meses?
O que trabalhar em leitura e escrita?
Qual a função dos bicos de pulverização?
Qual é o lábio mais bonito do mundo?
Pode usar preto com azul marinho?
Como saber se o perfume e amadeirado?
Quais são as expressões idiomáticas?
Quando cessa a menoridade da pessoa?
Quantos decibéis tem o som do celular?
Qual a diferença entre abalroamento e colisão?
Como calcular resistência corrente e tensão?