“... Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus....!” Sócrates, citado em Platão.
Morte. Mas eis a hora de partir: eu para a morte, vós para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo, ninguém o sabe, exceto os deuses.
Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos. Aquilo que não puderes controlar, não ordenes. Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados.
Acusado por corrupção dos jovens e traição aos deuses; Júri para decidir quanto à condenação ou não de Sócrates; Recusa do réu por uma defesa convencional; Sócrates foi condenado à morte e aceitou a sua sentença.
Platão. Para Sócrates, a morte é algo essencial, porque é ela que permite que a alma se dissocie da matéria e alcance o verdadeiro conhecimento, estando livre em sua forma mais pura. ... Além do fato de entendermos que ela não cessa a nossa existência, apenas liberta a nossa alma para o conhecimento amplo e livre.
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A recomendação é de Platão (428 a.C. — 348 a.C.): pensar no próprio funeral nos lembra que morreremos um dia. Assim, passamos a valorizar cada instante e a vivê-lo intensamente, afinal, pode ser o último. ... "Para Platão, a morte define todos os momentos em que estamos acordados, e talvez também nossas horas de sono."
Razão pela qual o filósofo sustenta: "A morte nada significa para nós". Ao contrário do que acreditavam Sócrates e Platão, ele justifica sua convicção: "A morte é uma quimera: porque enquanto eu existo, ela não existe; e quando ela existe, eu já não existo".
Nessa versão, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses. Por isso, foi condenado à morte. A história aponta que Sócrates usou o fato como uma lição final para seus pupilos. Ao invés de fugir quando teve a oportunidade, encarou a morte calmamente.
Sócrates percebeu que ele era sábio porque, dentre os sábios, era o único que julgava não saber e buscava o verdadeiro conhecimento. Da afirmação de sua própria ignorância faz surgir a célebre frase: Só sei que nada sei. A partir desta ideia, é desenvolvido o Método Socrático.
Para Platão — o mais conhecido discípulo de Sócrates —, o pensador recebeu a condenação não por razões religiosas, mas por questões evidentemente políticas. ... Após ficar preso por 30 dias, Sócrates ingeriu o veneno, a cicuta, falecendo aos 71 anos de idade.
Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor.
De qualquer forma suas principais ideias envolviam crer:Na imortalidade da alma.Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas.Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.Na democracia com um filósofo a frente.Na ética do senso comum.
Ele buscava a virtude e a virtude não nasce da riqueza nem do culto ao corpo, tão próprio dos atenienses da época. O corpo tem que ser um instrumento da alma, da sabedoria. Conhecer a si mesmo é conhecer a própria alma. A missão de Sócrates é conhecer a realidade humana, investigar o homem e a sua alma.
A morte não é a maior perda da vida. A maior perda é o que morre dentro de nós enquanto vivemos. Não se engane, pois mesmo a morte não quita todas as naturezas de dívidas. A morte não é para sempre, não é o fim.
Para Sócrates a virtude está enraizada no conhecimento. Que o máximo que uma pessoa poderia almejar como objetivo de vida seria se tornar uma pessoa virtuosa. A virtude segue três etapas, a saber: ser bom em alguma coisa, posteriormente a excelência na ação e chegando a bondade moral.
SÓCRATES: Cometer uma injustiça é então o segundo dos males, sendo o primeiro, e maior, não pagar pelos crimes cometidos.
Os três filtros de Sócrates: verdade, bondade e utilidade. Certa feita, um homem esbaforido chegou-se a Sócrates e sussurrou-lhe aos ouvidos: — Escuta, na condição de teu amigo, tenho alguma coisa muito grave para dizer-te… — Espera!…
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. ... O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.
A alma como unidade não se dissolve, mas busca, segundo os mitos escatológicos que Platão narra, o aperfeiçoamento a partir de uma série de ciclos reencarnatórios. A expiação se dá pelas faltas cometidas em vidas passadas que a alma guarda na memória e ao contemplar o inteligível faz sua escolha da vida que quer viver.
No que diz respeito à vida adequada, logo feliz, justiça e sabedoria. Platão era um devoto da razão. Ser feliz é definir e desejar o belo e obter meios para alcançá-lo. Saber correr atrás de alma pura.
Em seu sentido filosófico, a morte sempre é entendida ou discutida como finitude ou cessação da existência humana. A consciência da finitude da vida incorpora, como consequência, a reflexão sobre a existência.
A morte pode ser interpretada como uma maneira de renascimento e, ou uma maneira de recomeço para apagar as culpas; final de um ciclo de vida e, ou filosoficamente à luz existencialista - “uma possibilidade existencial” – que gera angústia, temor entre os homens, mas não é um tema mórbido, como dizem alguns.
Aristóteles investiga a morte em função do desaparecimento do calor de que os organismos vivos (e aqui, humanos) parecem ser naturalmente providos, no Da Respiração. cessam os propósitos, o derradeiro momento da existência.
Tales de Mileto, pai da Filosofia.
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. ... Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
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