A deficiência pode ser causada ao não ingerir uma quantidade suficiente de frutas e verduras. As pessoas se sentem cansadas, fracas e irritáveis. A deficiência grave, chamada escorbuto, causa hematomas, problemas nas gengivas e nos dentes, cabelo e pele secos e anemia.
Causas de falta de vitamina C
Assim, alguns dos principais fatores de risco são desnutrição, anorexia, tabagismo, alcoolismo, doenças e inflamações intestinais, como a doença de Crohn, por exemplo. Além disso, durante a gravidez e a amamentação, há aumento da necessidade dessa vitamina.
A falta de vitamina C pode levar a uma formação deficiente do colágeno e de tecidos conjuntivos, causando hematomas, sangramento na gengiva, manchas vermelhas na pele, dor nas articulações e dificuldade de cicatrização.
Alimentos ricos em vitamina CBrócolis - 122 mg;Couve - 108 mg se estiver crua e 46mg se estiver cozida;Pimentão amarelo - 127 mg;Caju - 200 mg;Goiaba - 228 mg;Mamão - 61 mg;Manga - 43 mg;Acerola - 1.800 mg;
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45 mg/dia são suficientes para adultos saudáveis passarem longe do escorbuto. Mas para ter também os benefícios à saúde, alguns países como Japão, Alemanha e Suiça esse número chega a 100 mg/dia para adultos.
24 curiosidades que você vai gostar
Para saber se o produto de beleza tem a potente Vitamina C em seu estado puro, o ideal é ler as minúsculas letras do rótulo. Você a encontra por lá como ácido L-ascórbico. Já os derivados possuem outras nomenclaturas.
Quais os sintomas do excesso de vitamina C? O excesso de vitamina C pode causar cálculos renais, as famosas pedras nos rins. As pedras nos rins são as responsáveis pelas fortes dores na região abdominal. Outros sintomas relatados são dores de cabeça e náuseas.
Boas fontes de vitamina C incluem frutas cítricas, tomate, batata, brócolis, morangos e pimentões. (consulte também Considerações gerais sobre vitaminas. Foi determinada a ingestão diária recomendada (IDR) para a maioria das vitaminas, ou seja, a quantidade diária que a maioria das pessoas...
Vitamina C: conheça 5 frutas com maior teor desse nutriente para imunidadeAcerola. Rica em fitoativos anti-inflamatórios, a acerola possui cerca de 23 vezes mais vitamina C do que a laranja, com 1677 mg contra 65mg.Camu-camu. ... Kiwi. ... Goiaba. ... Lichia.
Camu-camu. 2.606 mg de vitamina C em 100 g do alimento: a frutinha típica da região amazônica lidera o ranking.
O escorbuto é uma doença que pode provocar hemorragias nas gengivas, problemas de cicatrização e dores nas articulações. Causada pela deficiência de vitamina C no organismo, essa doença pode ser prevenida com uma dieta que forneça as quantidades adequadas dessa vitamina.
A acerola só perde em quantidade de vitamina C para uma fruta amazônica pouco conhecida, chamada camu camu, que traz 2 880 miligramas de vitamina C para cada 100 gramas de polpa. Para ilustrar quanto seria isso, basta saber que 100 gramas de polpa de laranja possuem apenas 40 mg.
No quesito Vitamina C, os dois são ricos, sendo que a laranja é mais doce e também mais calórica, enquanto o limão é mais ácido.
Tempo de cocção
Escaldar as verduras em água fervente ou cozinhá-las por muito tempo pode reduzir a quantidade de vitamina C no alimento, já que o nutriente é hidrossolúvel e acaba se diluindo na água em que está sendo fervida.
O suplemento C-1000 da Now Foods é super bem avaliado por quem já testou. Com alta concentração de ácido ascórbico, basta um comprimido diário para você ingerir 1000 mg da substância, ou seja, ele é ideal para quem realmente está com falta de vitamina C no organismo.
O corpo humano precisa de uma dose diária de 100 a 200 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação (com sintomas como diarreia, dores abdominais e dores de cabeça), acidificar a urina e se acumular, formando cálculos renais.
Quando consumida em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça. Estudos também têm demonstrado que a ingestão excessiva dessa vitamina pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins.
A posologia da Vitamina C efervescente em adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido efervescente, que equivale a 1g de vitamina C por dia, diluído num copo de água com cerca de 200 mL, em qualquer horário.
A principal diferença entre a vitamina C pura e a derivada é a concentração do ácido L-ascórbico - nome químico dado ao ativo. “A versão pura é mais instável e costuma oxidar facilmente, perdendo o seu poder de ação na pele.
“Para peles sensibilizadas, é importante iniciar o tratamento com concentrações mais baixas e as de maior tolerância de até 20%. Entretanto, com a intenção de conseguir um bom efeito da substância na pele, o ideal é que a concentração seja no mínimo 10%”, garantiu.
Segundo Vanessa Metz, nas peles sensíveis, o ideal é começar com 6%. Já para quem tem uma boa tolerância, pode-se usar a de 20%.
Em relação à vitamina C existe uma pequena diferença entre as laranjas. A fruta que possui maior teor dessa vitamina é a laranja-da-baía (56,9 mg a cada 100 g de alimento), seguida da laranja-pera (53,7 mg). Todas as outras possuem quantidades similares (aproximadamente 42 mg).
Melancia – Super hidratante, é composta por mais de 80% de água, a melancia é uma das frutas que mais contém vitaminas do complexo A e B, além de promover uma verdadeira limpeza tanto no intestino, como no estômago.
Os benefícios são muitos, principalmente por ser rica em vitamina C, cada 100 gramas da polpa contém 80 vezes mais vitamina C que a mesma quantidade de limão ou laranja.