A velocidade de corte no lixamento é a velocidade com a qual a ferramenta se move. Por ex., em uma lixadeira de cinta é a velocidade de recirculação da cinta, em uma lixadeira angular é a velocidade periférica do disco de corte ou lixamento. Ela também é denominada de velocidade máxima de processamento.
A velocidade de corte (vc), medida em metro por minuto (m/min), é a velocidade instantânea do ponto selecionado sobre o gume, no movimento de corte, em relação a peça. No fresamento, o movimento de corte é proporcionado pela rotação da ferramenta. A velocidade de corte é, então, uma velocidade tangencial.
A velocidade de corte afeta diretamente a vida da ferramenta. Aumentando a velocidade de corte, a temperatura de usinagem aumenta, resultando na diminuição da vida da ferramenta. A velocidade de corte varia dependendo do tipo e dureza da peça usinada. É necessário selecionar uma classe adequada à velocidade de corte.
Velocidade de Corte (V C):
O cálculo da velocidade de corte vai depender diretamente do material a ser usinado, e esse dado é uma grandeza diretamente proporcional ao diâmetro da peça que está sendo usinada, no caso dos tornos; ao diâmetro da ferramenta, no caso das fresadoras; e à rotação do eixo árvore.
A determinação desses fatores depende de muitos fatores: o tipo de operação, o material a ser usinado, o tipo de máquina-ferramenta, a geometria e o material da ferramenta de corte. Além disso, os parâmetros se inter-relacionam de tal forma que, para determinar um, geralmente, é necessário conhecer os outros.
17 curiosidades que você vai gostar
Conforme Trent (2000), o incremento da velocidade de corte no fresamento de rosca tende a um aumento do desgaste da ferramenta que conseqüentemente aumenta a força de usinagem (Fu).
Estas forças estão diretamente relacionadas à geometria da ferramenta, do material da ferramenta e da peça. As três componentes da força de corte no referencial do inserto (Ft, Fr e Fa) estão em direções em que não coincidem com as direções dos eixos do dinamômetro fixo na mesa da máquina.
Para calcular a rpm do rebolo, a fórmula muda um pouco. Como a velocida- de de corte do rebolo é dada em metros por segundo (m/seg), multiplica-se a fórmula original por 60. Isso é feito para transformar a velocidade de metros por segundo (m/seg) para metros por minuto (m/min).
Velocidade de Corte é 110m/min. l(mm/min): Compr. Usinado por Min.
Fluidos de corte são utilizados para facilitar a operação de usinagem de alguns materiais, como os metais. Estão entre suas funções refrigerar, lubrificar, proteger as peças da oxidação e limpar a região de usinagem.
A força de usinagem é também um critério para a determinação da usinabilidade de um material de peça. Os componentes da força de usinagem (Fc, Ff e Fp) diminuem com o aumento da velocidade de corte vc devido à diminuição da resistência do material com o aumento da temperatura.
Os parâmetros que descrevem o movimento da ferramenta e/ou peça são: freqüência de rotação, velocidade de corte e velocidade de avanço. As dimensões do corte são: profundidade de corte e penetração de trabalho.
A velocidade tangencial ou periférica tem como característica a mudança de trajetória a cada instante, porém o seu módulo permanece constante. Um exemplo é o movimento circular da Terra em volta do Sol. A velocidade escalar (ou velocidade linear) descreve a rapidez com que uma partícula percorre determinada trajetória.
ESPECIFICAÇÕES DO MOTOR O torno de madeira é projetado para usar apenas um motor de 3400 RPM.
Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional. Normalmente executado por um Torno, o torneamento usina o diâmetro da peça até certa dimensão especificada dando-lhe um suave acabamento.
FÓRMULAS PARA FRESAMENTO*Dividido por 1,000 para converter mm em m. DC(mm) ; Diâmetro da Ferramenta. π(3.14) ; Pi. ... vf(mm/min) ; Avanço por Mesa. z ; Número de Insertos. ... L(mm) : Comprimento Total do Avanço da Mesa (Comprimento da Peça (I) + Diâmetro da Ferramenta (DC)) vf(mm/min) : Avanço da Mesa.
Fórmulas Básicas para Calcular Parâmetros de Corten: Rotação (RPM);Vc: Velocidade de corte (m/min);π: Constante PI (3,14159…);D: Diâmetro efetivo da ferramenta (mm).
Exemplo: Como calcular a rotação de uma fresa de 3,0mm de diâmetro usinando Ferro Fundido. Onde desejamos uma rotação que a Velocidade de Corte da ferramenta seja de 30m/min? rpm = 30 000 / (3,0 * 3,14) rpm = 3 184 rpm (não esqueça que a Velocidade de Corte de 30 m/min é 30 metros por minuto!
Força de corte (Fc): é a projeção da força de usinagem Fu sobre a direção do corte (dada pela velocidade de corte). Força de avanço (Ff): é a projeção da força de usinagem Fu sobre a direção do avanço.
Profundidade de corte (ap): é a quantidade que a ferramenta penetra na peça, medida perpendicularmente ao plano de trabalho.
Ângulo de folga.Ângulo de posição/ângulo de corte.Ângulo de saída/superfície de saída.Deformação.Geometria negativa.Geometria positiva.Raio de canto (raio de ponta)
Com a conclusão desses ensaios como não foi estatisticamente comprovado, perceberam a coerência com a literatura utilizada, e concluíram que o parâmetro que mais influencia a rugosidade superficial é o avanço (f), seguida pela rotação do fuso e pela profundidade de corte (Ap).
Como limpar a lixeira do celular Motorola?
Como passar em vaga de trainee?
Como limpar o fundo da piscina manualmente?
O que limpa alumínio anodizado?
Qual o tempo mínimo para se preparar para o Ielts?
Como se prevenir do câncer de próstata?
Como se preparar para o concurso de Enfermagem?
Quanto tempo leva para correr 10km?
Como Superar o fim de um casamento com filhos pequenos?
Como pegar o boleto para pagar o Enem?
Qual o fato gerador da receita dos produtos de risco?
Quanto tempo demora para receber o cartão Nubank?
Como receber tudo o que uma pessoa faz no Facebook?
Como ver o código de verificação do E-mail?
Tem como receber auxílio emergencial com Cartão Cidadão?
Como usar o Enraizador de Tiririca?
Quem não tem celular como receber o FGTS?