O conceito é relativamente simples: são valores do ICMS recolhidos ou a recolher independentemente do saldo do imposto apurado ao final do mês. Por isso os débitos especiais são também chamados de valores recolhidos (ou a recolher) extra-apuração.
Como ajustar pelo Gerente SPED ICMS?Clique sobre a opção Meu Gerente > Gerente SPED ICMS;Selecione a empresa e o período correspondente e clique em Detalhar;Ao lado da ocorrência, clique em Detalhes > Corrigir;
Para preencher o registro E110 e resolver a mensagem realize os procedimentos abaixo:Na tela de Geração do arquivo SPED Fiscal da rotina 1097, caixa Dados Adicionais, clique Apuração de ICMS;Preencha os campos de entrada e saída conforme orientado pela sua contabilidade.
O Registro E110 refere-se ao período de apuração de ICMS e o Registro E116 Obrigações do ICMS Recolhido ou a Recolher - Operações Próprias. Os valores do Registro E110 devem ser iguais ao Registro E116.
O aproveitamento deste valor ocorrerá via ajuste de apuração, na forma de um estorno de débito. Para lançar este estorno de débito na EFD ICMS/IPI precisaremos informar os registros E111 e E113, mais abaixo mostrarei como preencher cada um destes registros.
20 curiosidades que você vai gostar
O registro E115 tem o objetivo de informar os valores declaratórios relativos ao ICMS, conforme definição da legislação estadual pertinente. Esses valores são meramente declaratórios e não são computados na apuração do ICMS.
A partir desse controle, surge dentro da Apuração Mensal de ICMS, do item chamado de “Estorno de ICMS”, representando o montante que a empresa se creditou do imposto que, porém, não poderá utilizar para abater o seu débito final.
REGISTRO E116: OBRIGAÇÕES DO ICMS RECOLHIDO OU A RECOLHER – OPERAÇÕES PRÓPRIAS. Este registro tem o objetivo de discriminar os pagamentos realizados ou a realizar, referentes à apuração do ICMS – Operações Próprias do período.
Este registro tem por objetivo identificar os documentos fiscais relacionados ao ajuste.
Siga os processamentos abaixo para gerar o registro E115 no SPED Fiscal:Acesse o OBF0110 opção Valores declaratórios, e preencha os campos conforme abaixo: Mês/ano: informe o período; ... Processe o OBF0110 para gerar o arquivo do SPED fiscal com o registro E115.
DF - Como gerar os códigos de ajuste do registro E111 no SPED Fiscal?1 – Após, acesse o menu ARQUIVOS, clique em AJUSTES e verifique se você já possui um ajuste para operação. ... 2 – No campo IMPOSTO, informe 1-ICMS, e no campo OPERAÇÃO selecione o ajuste uma operação para o lançamento;
b) preencher o registro C197 da seguinte forma:no campo COD_AJ, informar o código RJ40009000;no campo VL_ICMS, informar o valor do saldo credor utilizado para pagamento do ICMS devido na importação;nos campos COD_ITEM, VL_BC_ICMS, ALIQ_ICMS inserir a informação correspondente.
Este registro tem por objetivo definir o regime de incidência a que se submete a pessoa jurídica (não-cumulativo, cumulativo ou ambos os regimes) no período da escrituração.
O registro 1900 é o registro para a pessoa jurídica sujeita à tributação com base no lucro presumido, que procedeu à escrituração de suas receitas de forma consolidada. O 1900 vai ser gerado apenas para empresas que optarem para gerar o SPED Contribuições consolidado.
Registro 1100 da EFD-ICMS/IPI - Registro de informações sobre exportação.
O Registro E111 tem por objetivo discriminar todos os ajustes lançados nos campos "VL_TOT_AJ_DEBITOS", "VL_ESTORNOS_CRED", "VL_TOT_AJ_CREDITOS", "VL_ESTORNOS_DEB", "VL_TOT_DED" e "DEB_ESP", todos do Registro E110.
mencionar a espécie, o número de ordem e demais características do livro; informar o período a que se referir à escrituração do livro; declarar expressamente a possibilidade ou não de se refazer a escrituração em 45 dias; informar a existência ou não de débito de imposto, qual o período e o valor (se existir);
As notas fiscais inutilizadas estão sendo levadas para o arquivo SPED Fiscal ou SPED Contribuições com o campo COD_SIT = 02 (Documento Cancelado) ao invés de levar como 05 (NF-e ou CT-e - Numeração inutilizada). Microsiga Protheus - Livros Fiscais - A partir da versão 11.80.
Para a correta escrituração da elaboração do SPED Fiscal, é preciso o seguinte:Utilizar o código 65;Escriturar cada NFCe exclusivamente pelos registros;Escriturar no Livro Registro de Saídas ou constar da EFD;
O crédito do ICMS advém do direito de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos e mercadorias e serviços. O montante do crédito corresponde ao valor a ser abatido do respectivo débito do imposto. Caso o crédito seja maior que o débito, denomina-se "crédito acumulado".
Para ter de volta o valor do ICMS destacado indevidamente no documento fiscal é necessário: Carta do destinatário declarando que não se creditou indevidamente do imposto destacado a maior na NF-e (§ 4º do Art. 63 do RICMS /SP – este documento deve ser guardado pelo prazo de 5 anos).
Vedação ao Crédito do ICMS SP
Nos casos em que a mercadoria vier a perecer, deteriorar-se ou for objeto de roubo, furto ou extravio, ou ainda vier a ser utilizada em fim alheio à atividade do estabelecimento, o contribuinte deverá proceder ao estorno dos créditos.
Resposta curta: Você deve procurar a SEFAZ ou receita do estado e verificar como o estado define isso. Além disso, alguns estados disponibilizam essa informação on-line.
Blocos de informação do SPED FiscalBloco 0: Abertura, Identificação e Referências;Bloco B: Escrituração e Apuração do ISS.Bloco C: Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)Bloco D: ... Bloco E: Apuração do ICMS e do IPI.Bloco G: Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP.Bloco H: Inventário Físico.
Quais os males que a água poluída pode provocar?
Como podemos exercer nossa cidadania de forma ética?
Como transformar m3 de gás em kg?
Quais são as principais atividades econômicas da América do Norte?
Quando foi lançado i5 3 geração?
O que é impacto social e ambiental?
Quais são analgésicos simples?
Quais exercícios para bexiga hiperativa?
Quais são os tipos de cirurgias utilizadas para a retirada de tumores?
Pode comprar qualquer coisa com o auxílio emergencial?
Qual a importância da disciplina gerenciamento de crises?
O que é luxação recidivante do ombro?