A carreira em w, idealizada por Roberto Rigaud, vem se tornando cada vez mais comum. O “w”, podemos dizer, significa um “zig-zag”. Isso porque, diferentemente da carreira em y, essa permite que o profissional atue tanto na frente de liderança quanto na frente técnica.
Se o plano de carreira em Y trata das escolhas entre as habilidades adquiridas pelo profissional durante a sua carreira, priorizando o caminho da gestão ou do foco técnico, o plano de carreira em W projeta a capacidade do profissional liderar projetos multidisciplinares e ocupar cargos de maior complexidade.
Carreira em Y é um modelo de plano de carreira em que o funcionário pode ser promovido para um cargo de especialista ou de gerência. O objetivo da carreira em Y é permitir que o colaborador cresça na empresa também em papéis técnicos e não apenas de gestão.
Sem dúvida, a carreira em W proporciona aos trabalhadores acesso a novas oportunidades de crescimento. Esse profissional pode se preparar para atuar tanto em cargos mais técnicos quanto em posições gerenciais. Além disso, quando necessário, podem ocupar cargos que exijam funções específicas nos dois campos de atuação.
Quando falamos do Plano de Carreira em W é verdadeiro o que se afirma em: I. Se no perfil de liderança o colaborador precisa de uma visão completa da empresa e uma comunicação efetiva, já no perfil técnico ele precisa de perseverança, disciplina e foco.
34 curiosidades que você vai gostar
Principais tipos de carreira existentesCarreira sem fronteiras. ... Carreira burocrática ou tradicional. ... Carreira acadêmica. ... Carreira proteana. ... Carreira multidirecional. ... Carreira empreendedora. ... Carreira sociopolítica.
Carreira é a trajetória que um indivíduo irá percorrer ao longo de sua vida profissional. Você já deve ter ouvido falar que o curso de Administração oferece oportunidades em diversas áreas de atuação. A carreira profissional é um dos desafios impostos pela sociedade moderna.
Existem dois tipos de plano de carreira: aquele que você desenvolve para si mesmo e o que as empresas oferecem aos seus funcionários. Enquanto o segundo está cada vez mais raro, o primeiro vem se tornando essencial para uma vida profissional de sucesso!
Carreira em linha
Nesse modelo de plano de carreira, é muito difícil mudar de área. Os cargos e níveis hierárquicos são padronizados. Em muitos casos, as promoções são automáticas, em função do tempo de serviço. Isso ocorre, por exemplo, no serviço público e em instituições militares.
Os passos para elaborar um plano de carreiraEntenda sua personalidade e preferências.Desenvolva as suas capacidades.Defina ações a curto e longo prazo.Se especialize.Capacitação e atualização no mercado.Faça mudanças sempre.
Ele serve como um direcionamento para o crescimento na profissão, permitindo que o indivíduo alcance cargos melhores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho. O desenvolvimento desse plano pode ser feito tanto pela empresa quanto de forma individual, pelo profissional.
1) Retenção de talentos
A carreira em Y, portanto, vem para evitar esse tipo de situação. Em vez de promover o especialista a algum cargo de gestão (e deixá-lo desconfortável nessa posição) ou, pior ainda, perdê-lo para a concorrência, a empresa mantém o profissional engajado na sua área.
A Orientação Profissional auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão. Serve também para adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir na carreira. ...
O “w”, podemos dizer, significa um “zig-zag”. Isso porque, diferentemente da carreira em y, essa permite que o profissional atue tanto na frente de liderança quanto na frente técnica. A ideia é pegar um pouco de cada lado e tornar o profissional mais versátil.
A estrutura paralela em Y é um tipo de estrutura paralela, ou seja, ela também oferece dos caminhos: o técnico e o gerencial, mas a forma de chegar lá é diferente.
Carreira em Y no marketingSeguir o caminho da gestão: coordenador, supervisor ou gerente de marketing digital, aspirando ao cargo de Chief Marketing Officer (CMO)Seguir o caminho de especialista: especializar-se em marketing digital e áreas correlatas (SEO, links patrocinados, marketing de conteúdo, etc.)
A carreira em Y, então, foi criada como alternativa para valorizar colaboradores de destaque, que realmente se sentem produtivos colocando a mão na massa. Foi uma nova solução, inclusive, para equiparar salários e manter os talentos na organização.
Resumindo, planejamento de carreira é responsabilidade da pessoa, e o plano de carreira é responsabilidade da empresa, se ambos fizerem sua parte conseguirão conquistar seus objetivos.
Carreira em espiral é um tipo de carreira onde as mudanças constantes possibilitam a realização de atividades novas e diferentes e onde a Page 11 11 progressão por maiores níveis de abstração não se dá de forma linear e sequencial, como no desenho tradicional (EVANS, 1996).
Carreira por linha de especialização: uma estrutura mais fechada em que que o colaborador que começa como auxiliar de marketing, seguirá cargos em linha reta até gerente de produto, ou superintendente de marketing, sem se desviar desta rota.
Plano de Carreira por Linha de Especialização
Este tipo de carreira fornece ao colaborador a possibilidade de desenvolvimento em sua área de atuação. O colaborador inicia o trabalho em certa Área e nela vai se especializando até chegar ao topo da área.
Nesse modelo de plano de carreira, existem dois tipos que podem se destacar: carreira por linha de especialização: o profissional pode ascender na carreira em uma linha definida com base em sua própria especialização, apenas; carreira por linha de polivalência: o profissional pode transitar por outras áreas da empresa.
Plano de carreira é uma forma estruturada de você descobrir que passos precisa tomar para alcançar seu objetivo profissional. Por exemplo, se hoje você é um analista financeiro, mas seu grande objetivo é ser controller, você deve estruturar seu plano de carreira com um passo a passo do que precisa fazer para chegar lá.
Elaborando um Plano de CarreiraIdentificar as necessidades e interesses do funcionário e da empresa;Traçar e direcionar seus objetivos;Estabelecer o tempo para alcance dos objetivos;Apresentar as competências necessárias;Executar as etapas;Ter um olhar crítico;Traçar estratégias e obstáculos;
Como escolher a profissão ideal?Identifique seus interesses. ... Conheça suas habilidades. ... Faça um teste vocacional. ... Pesquise sobre as profissões do futuro. ... Liste opções de carreira. ... Pesquise sobre as profissões selecionadas. ... Entenda o mercado de trabalho com profissionais da área. ... Pesquise cargos e salários.
O que são cognatos em inglês exemplos?
Como deixar um quintal simples bonito?
Quais são as exigências da NR-1 quanto a capacitação e treinamento de empregados?
Como fazer uma oficina na garagem?
Como diminuir o tamanho de um arquivo do Photoshop?
Como os cidadãos têm acesso às leis do país?
Como recuperar o GRUB no Linux?
Porquê a opção de reduzir o estoque?
Como os componentes curriculares se organizam por área de conhecimento?
O que caracteriza a neuroplasticidade?
Quais os profissionais que compõem a Unidade de Terapia Intensiva?
O que representa o poder da sociedade?
Como pode ser entendido o conceito de princípio arché para os filósofos Pré-socráticos?
Qual a soma dos números do CPF?
Como enquadrar uma empresa em sindicato?