As reticências, representada pela sequência de três pontos (...), é um sinal gráfico que sinaliza, principalmente, interrupção no discurso.
De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.
a) As reticências são usadas para indicar dúvidas ou hesitação de quem fala. ... b) Interrupção de uma frase gramaticamente incompleta. ... c) Ao fim de uma frase completa para prolongar a ideia. ... d) Para indicar supressão, ou seja, ausência de palavras. ... e) No início ou no meio de uma citação para indicar supressão de partes.
As reticências são muito boas para mostrar a hesitação dos falantes de um discurso, a dúvida em tomar uma decisão, ou mesmo a timidez. Exemplo: Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.
Postas no fim do enunciado, as reticências dispensam o ponto final. Se as reticências servem para indicar uma enumeração inconclusa, podem ser substituídas por “etc.”. Na transcrição de um diálogo, as reticências indicam a não resposta do interlocutor.
31 curiosidades que você vai gostar
Os três pontinhos se chamam reticências e são usados, num texto, para indicar interrupção do pensamento (por ficar, em regra, facilmente subentendido o que não foi dito), ou omissão intencional de coisa que se devia ou podia dizer, mas apenas se sugere, ou que, em certos casos, indica insinuação, segunda intenção, ...
Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses; todavia, seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado: - Em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra. - Para intercalar palavras ou símbolos não pertencentes ao texto.
Use colchetes para incluir palavras dentro de uma citação que não fazem originalmente parte desta. Por exemplo, se um trecho citado não estiver totalmente claro, pode-se acrescentar palavras entre colchetes para esclarecer o significado.
Colchetes, ou parênteses retos, é um sinal gráfico que é usado na língua portuguesa para pontuar situações muito específicas. Ele também é utilizado nas áreas de exatas, tal como em expressões numéricas: { 20 . [ 2 ] 2 }.
Ele é um recurso que pode ser usado sozinho ou entre parênteses (*) de diferentes maneiras na hora de escrever um texto. Usar o asterisco ao lado de uma palavra, frase ou parágrafo indica que existe mais alguma informação relacionada àquele trecho – normalmente, ela aparece em uma nota de rodapé.
substantivo masculino Sinal tipográfico em forma de estrela (*), que indica uma remissão ou chamada para citação. [Por Extensão] Sinal que, quando repetido três vezes (***), indica lacuna ou omissão de um nome ou trecho numa citação ou transcrição. [Por Extensão] Sinal que, anteposto a uma palavra, expressão etc.
Nos livros litúrgicos o asterisco também é usado. Isso é feito com o objetivo de separar os versículos dos salmos, ou ainda para indicar onde deve ser feita a pausa ao recitar. Na história da linguística, usa-se o asterisco para indicar que a palavra que o precede sofreu uma evolução.
Marcar como pergunta favorita.
Use o caracter asterisco (*) antes e depois da mensagem ou letra ou número que deseja em negrito. Por exemplo, *texto*. Depois, basta enviar a mensagem para que o seu contato veja a mensagem já em negrito.
1 Resposta. * é chamado de seletor universal. Esse seletor representa todos os elementos serão afetados pelas definições de estilo ali colocadas. É claro que deve-se ter cuidado ao usar o asterisco, para não afetar configurações padrões de alguns elementos.
Ativar e Desativar o alarme sem aviso sonoro – Para ativar o alarme: Pressione o botão “asterisco” do controle e em seguida o botão “cadeado fechado”.
☺ Se o asterisco aparecer repetido três vezes, ele estará indicando uma omissão ou lacuna em um texto, especialmente quando estiver substituindo um substantivo próprio: Ex.: O menor *** foi apreendido depois de cometer um delito.
O asterisco [ * ] é um sinal gráfico usado: Para marcar uma palavra indicando que há uma nota de rodapé, uma remissão ou uma citação. A palavra gentileza é formada pelo adjetivo gentil mais o sufixo -eza*. * O sufixo -eza é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um novo substantivo.
será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).
O asterisco (*) é parte integrante dos sinais de pontuação da língua portuguesa.
ASTERISCO (sinal gráfico em forma de estrela) é o diminutivo de astro. Ora, assim como se diz, por exemplo, CHUVISCO (diminutivo de chuva) e não CHUVÍSTICO, também se deve dizer ASTERISCO.
1 sinônimo da palavra asterisco: Principais sinônimos de asterisco: 1 estrelinha.
Como colocar entre colchetes várias linhas de texto em um documento do Word?Clique inserção > Formas, em seguida, selecione uma forma de chave esquerda ou direita na lista suspensa. ... Em seguida, desenhe uma forma de contraventamento para cobrir as linhas de que você precisa.
Diferença entre parênteses e colchetes
Os colchetes são uma espécie de parênteses. Os colchetes, na verdade, são um tipo de parênteses, já que são responsáveis por apresentar informações acessórias, entretanto os seus usos requerem a observância de algumas regras.
As omissões em citações – permitidas quando não alteram o sentido da frase ou do texto – são indicadas pelo uso de reticências entre parênteses ou entre colchetes.
Quantas consultas tem o Pré-natal?
Como tirar linha de marcação do Excel?
Como funciona a caixa de passagem elétrica?
Como tirar as pestanas falsas?
Como tirar manchas de granito?
Como funciona o filtro de barro com boia?
Como tirar tinta marrom do cabelo?
Quem é PCD se aposenta mais cedo?
Como tirar mancha vaso sanitário branco?
O que mostra na balança de bioimpedância?
Como funciona a audiência online?
O que é aquisição de aplicativos?
Por que a massa corrida é resistente à umidade?
Quais são as principais funções da bile?
Como funciona a caixa de marcha de uma carreta?
Como faço para ter uma caixa postal?