O mês de setembro é um mês de muitas cores. Nele, comemoram-se o Setembro Amarelo como o mês de valorização da vida e combate ao suicídio, o Setembro Verde, que remete ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; e também o Setembro Azul, com foco no Dia Nacional dos Surdos, comemorado no dia 26.
Para o Centro de Educação, o mês de setembro é marcado pelas cores amarela e azul, que respectivamente representam a conscientização e prevenção ao suicídio e, a conscientização da acessibilidade e as conquistas da comunidade surda.
Com o objetivo de comemoração das conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo dos anos e conscientização sobre a necessidade e importância da acessibilidade, setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, conhecido como Setembro Azul.
A cor azul simboliza a opressão que os surdos sofreram ao longo dos anos e, além disso, ilustra o orgulho de ser surdo, de fazer parte de uma história, de uma língua e de uma comunidade. O mês de setembro é escolhido porque em setembro de 1857 ocorreu a inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
O setembro amarelo é uma campanha brasileira que existe desde 2015, dedicada à conscientização da prevenção ao suicídio. Durante o mês, diversas ações são realizadas buscando dar voz à problemática, que muitas vezes não recebe a devida atenção.
36 curiosidades que você vai gostar
A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.
Setembro amarelo: cultura da masculinidade tóxica afeta saúde mental dos homens. Dados do Ministério da Saúde mostram que a taxa de mortalidade por suicídio entre homens é de 9,2 para cada 100 mil. ... Eles também têm mais tendência a achar que a depressão é falta de fé e cuidam menos da saúde.
A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste, já que vem da Segunda Guerra Mundial, quando eram amarradas fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. São várias as datas voltadas às histórias de resistência da comunidade surda ao longo de setembro.
Após o término da guerra, o azul passou a ser usada para simbolizar a opressão que os surdos sofreram na Segunda Guerra, mas também como forma identificar o orgulho da comunidade surda no mundo. Essa identificação ficou mais difundida a partir de 1999, quando aconteceu a cerimônia da Fita Azul (Blue Ribbon Ceremony).
Como guardar móveis desmontados para não empenar?
Quanto tempo dura o pão caseiro?
O que é hidronefrose na gravidez?
Como habilitar os cheats no The Sims 4?
O que fazer quando uma criança tem gastroenterite?
Como gravar a tela do PC no Microsoft Teams?
Qual melhor ozonizador para piscina?
Como tirar o gosto amargo da geleia?
Como é entendida a autoestima na sociedade?
Como pode ser explicada a condutibilidade elétrica dos metais?
Quais são os tipos de Teologia que existem?