A República Puritana foi um período da história da Inglaterra, o único (até hoje) em que a Inglaterra foi uma República e que foi liderada por alguém que era, nominalmente, um "presidente". Foi "criada" pela vitória dos revolucionários na Guerra Civil Inglesa e teve como principal expoente político Oliver Cromwell.
Cromwell participou da captura do rei Carlos I e da instauração de seu julgamento. Com a condenação do rei à morte, em 1649, e sua posterior decapitação, o Parlamento inglês passou a controlar o poder na Inglaterra, abolindo a monarquia e instaurando a República, ou Commomwealth.
Inglaterra Reino da Inglaterra Guerra Civil Inglesa/Local
Oliver Cromwell (1599-1658) foi um militar, ditador inglês e líder da Revolução Puritana que ocorreu na Inglaterra e substituiu a Monarquia por uma República. Governou como ditador com o título de Lorde Protetor do Estado Unificado (Inglaterra, Escócia e Irlanda).
Lutava também pela promoção pelo mérito, e não por nascimento, sendo que esta última beneficiava apenas a nobreza. Seguindo essa premissa, Cromwell auxiliou na formação de um exército como defesa do Parlamento, no contexto da Guerra Civil Inglesa, também conhecida como Revolução Puritana.
O conflito se iniciou quando o parlamento impôs ao rei Carlos I a petição dos direitos onde dizia que problemas com impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército só seriam possíveis com autorização do parlamento. O rei aceitou a imposição, mas não a cumpriu.
A Revolução Puritana é um efeito direto da Reforma Protestante, às necessidades da burguesia e à aristocracia rural, que passaram por intenso desenvolvimento comercial. O movimento representou um desafio à monarquia e à teoria do direito divino.
Oliver Cromwell | |
---|---|
Período | 25 de dezembro de 1653 a 3 de setembro de 1658 |
Antecessor(a) | Conselho de Estado |
Sucessor(a) | Richard Cromwell |
Membro do Parlamento por Cambridge |
Oliver Cromwell ainda debelou as últimas reações dos realistas, pondo fim à guerra civil em 1651. Uma das principais medidas de Cromwell no governo foram os Atos de Navegação, que garantiam proteção aos comerciantes ingleses no comércio britânico, excluindo a ação holandesa no setor, que constituía até então a maioria.
Esta dizia que o poder do rei era transmitido por Deus e assim ele tinha a legitimidade para governar seus súditos. De fato, a Revolução Puritana era uma insurreição religiosa, política, social e econômica. Estavam em guerra interesses de parlamentares, monarquistas e representantes de diversos grupos protestantes da Inglaterra.
As revoluções Puritana, de 1640, e a Gloriosa, de 1688, podem ser consideradas como partes de um mesmo processo de conflito entre o absolutismo e o liberalismo, entre o poder do rei e o do Parlamento, tendo como resultado o estabelecimento da monarquia parlamentar.
Antes de morrer, contudo, ameaçou os puritanos de expulsão e em 1620, um grupo fugiu para a América. No lugar de James, assumiu o filho Charles I (1600-1649) que aplicava uma política considerada eficiente, mas benevolente. Tinha como marca, ainda, a ojeriza ao catolicismo e odiava, mais que o pai, os puritanos.
Quais são as principais escolas filosóficas?
Quais os tipos de mídia impressa?
O que significa 1 2 colher de chá?
Quais feriados foram adiantados em SP?
Quais os componentes da faixa de opções?
Quais as principais praias de Alagoas?
Quais são os 5 tipos de riscos ambientais?
O que é sais minerais e qual sua função?
Quais signos formam um casal perfeito?
Qual o exame que detecta o câncer de útero?
Quais são os três pilares do marketing digital?
Quem criou o design da tocha olímpica de Tóquio 2020?
Quais os tipos de concreto mais utilizados?
Quem escolhe o horário de almoço?
Quais são as principais estratégias de marketing?
Qual a velocidade máxima de uma Titan 160?
Qual a validade do doce de goiaba caseiro?
Como colocar Nelson Mandela na redação?
Quais normas podem ser objeto de controle de constitucionalidade?