Recordar, repetir e elaborar Ele assinala que "o paciente não recorda coisa alguma do que esqueceu ou reprimiu, mas expressa-o pela atuação ou atua-o. Ele o reproduz não como lembrança, mas como ação; repete-o, sem, naturalmente saber o que está repetindo" (p. 196).
É importante tomar a atitude de recordar, repetir e elaborar certos conteúdos do seu inconsciente. Fazendo isso, você será capaz de se livrar de padrões de comportamento nocivos, vivendo de forma muito mais saudável. Claro que, para isso acontecer, é necessário recorrer à psicanálise.
Na psicanálise, elaborar é uma função psíquica que requer muito esforço. Elaborar para a psicanalise se refere a uma capacidade de estabelecer uma ligação, ou seja, transformar uma energia livre em uma energia ligada, própria de um adulto com ego equilibrado e capaz de pensar sobre coisas.
Termo utilizado na psicanálise e na psicologia clínica e que consiste numa função fundamental do psiquismo. ... Numa perspetiva psicanalítica, é a transformação da energia livre em energia ligada, o que permite aceder ao processo secundário e adiar a descarga da tensão sob forma física ou alucinatória.
Recordar, repetir e elaborar constituem a base do pensamento psicanalítico. ... À medida que a análise avança, permite que o paciente rememore fantasias e pensamentos inconscientes que são transferidos para o analista através das repetições, permitindo a criação de novos significados.
29 curiosidades que você vai gostar
Uma ideia é um ponto de partida e nada mais. Logo que se começa a elaborá-la, é transformada pelo pensamento.
A necessidade corresponde a uma crença, uma forma de pensar que adquirimos e reforçamos durante toda a nossa vida. ... Se não existisse uma necessidade interna forte, não teríamos o hábito, a experiência e o padrão comportamental.
Repetição é um dos conceitos fundamentais da psicanálise. O caráter compulsivo da repetição está ligado à pulsão de morte: pura quantidade, afetos sem representações, projetados a esmo, furiosamente. O sujeito é impelido, contra sua vontade, a re-editar novas edições de acontecimentos traumáticos.
Ab-reação é o nome dado à descarga emocional que leva o indivíduo à reviver os sentimentos do evento passado. Vai muito além, da lembrança do fato ou de lágrimas advindas dessa lembrança.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário de psicanálise. 2. ed. Santos: Martins Fontes, 1970.
A Perlaboração pressupõe um trabalho e uma elaboração nos sentidos que vimos. Podemos, então, entender “Durcharbeiten” (perlaboração) como “trabalhar ao longo duma tarefa”, num processo que implica uma elaboração, não uma elaboração espontânea (“verarbeitung”) mas uma elaboração que requer um trabalho (“arbeit”).
Como já foi dito, a repetição se apresenta na análise como uma força que atualiza componentes psíquicos que antes não podiam ser recordados. Ela faz convergir acontecimentos que são observáveis fora da sessão, com os relacionados diretamente à sua transferência com o analista.
Sim, recordar é viver porque a vida é feita de recordações. Recordar é viver se o vivido é retido e jamais esquecido. A distância faz esquecer, mas a saudade faz lembrar... recordar é viver, enquanto o sentir fizer sentido...
Se por exemplo se repetem duas palavras e se as articulam através de uma conjunção, então estamos no plano da epanáfora: Emigrou e trabalhou anos e anos a fio... Outra figura de repetição de palavras é o paralelismo, repetição de estruturas sintáticas ao longo de versos ou frases.
Método utilizado para alcançar a ab-reação de um afeto, ou seja, a descarga emocional de um afeto sentido no passado, mas que no seu devido tempo não teve a reação necessária para o sujeito se libertar do conteúdo afetivo, que perdura assim no inconsciente.
Como lidar com Ab-reação
É necessário entender vários aspectos pelo o qual o paciente passou e passa até aquele momento. Uma dúvida constante é se deve-se interromper a Ab-reação. Essa pode ser uma escolha pessoal do terapeuta, mas observar e anotar o que está acontecendo, auxilia a trabalhar em cima disso.
Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados. A fala é o meio pelo qual estes afetos são eliminados.
Por que as repetições acontecem? Freud (1914), considerado o fundador da psicanálise, nos alertou através de seu texto Recordar, Repetir e Elaborar, que aquilo que não queremos lembrar, acabamos repetindo.
Significado de Repetição
substantivo feminino Ação ou efeito de repetir ou de se repetir. Grafismo. Erro caracterizado pela duplicação de palavra(s) ou frase(s). [Música] Ação que, sinalizada por um sinal na partitura, repete uma parte da música.
Um dos efeitos mais poderosos e ignorados do mundo é a Repetição! A famosa frase de Goebbels, “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” é um aforismo que ressalta o poder de repetir uma mensagem, tornando-a capaz de sobrepujar até mesmo os fatos e se tornar verdade.
É uma experiência frustrante (e comum) repetir constantemente os mesmos padrões autodestrutivos, apesar de desejarmos o contrário. As variações deste tema são muitas: procrastinação, relacionamentos com parceiros egoístas, compras compulsivas, beber ou comer demais, etc.
Padrões repetitivos são como prisões.
Você na verdade está preso a uma ideia/conceito/crença que te impede de enxergar novas possibilidades. Esses padrões podem ter muitas origens. Vem um pouquinho dos nossos ancestrais.
Um padrão de comportamento é uma maneira de agir que sempre se repete diante de situações semelhantes. Se você sempre "explode" à menor contrariedade é porque criou um padrão de comportamento. Quando se depara com algo que não saiu como você queria, "dispara" internamente sempre a mesma reação.
Freud dizia que os pacientes se curam por amor ao analista. E sabemos que, se o analista não se interessar pelo paciente, ele irá embora." Quem permanecer, nunca esquecerá aquilo que viveu em forma de transferência, acreditava Freud.
A elaboração psíquica é, assim, num sentido lato, a assimilação dos acontecimentos internos e externos ao sujeito. Numa perspetiva psicanalítica, é a transformação da energia livre em energia ligada, o que permite aceder ao processo secundário e adiar a descarga da tensão sob forma física ou alucinatória.
Qual é o país que o sol nasce primeiro?
Quais são os tipos de serviços?
Como saber se a cadeia é homogenea ou Heterogenea?
Qual é o seu objetivo profissional?
Qual a melhor marca de tinta para pintar interiores?
Quais as principais lutas no mundo?
O que é agricultura na geografia?
Quanto à exceção do contrato não cumprido?
O que acontece quando o sangue está sujo?
Quanto custa 1 kg de picanha em Portugal?
Como é o beijo do signo de Leão?
O que é juízo de fato exemplos?
Como fazer o radar para exportação?
Quem é o melhor personagem de Peaky Blinders?
Qual é a nota fiscal de revenda?
Qual o melhor clima para asmático?