Por exemplo: um ponto de ônibus em uma cidade inteira ou uma cidade no mapa-múndi. Eles possuem a vantagem de representar a localização exata dos pontos indicados. ... Essas representações precisam necessariamente estarem de acordo com a escala do mapa para indicar corretamente a extensão dos pontos indicados.
Legenda – é a utilização de símbolos em mapas para definir algumas representações e está sempre presente em mapas temáticos. Alguns símbolos cartográficos e suas legendas são padronizados para todos os mapas, como o azul para designar a água e o verde para indicar uma área de vegetação, entre outros.
Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem. ... Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.
Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre. ... Mapas físicos: são mapas que representam a superfície física da terra, como as formas de relevo, a hipsometria (as altitudes da terra divididas em cores), a hidrografia, o clima, entre outros.
O mapa do Brasil, representação cartográfica do território brasileiro, pode ser físico, político ou econômico, indicando características da divisão territorial do país. ... O mapa do Brasil representa bidimensionalmente uma região tridimensional e contém informações diversas sobre as características do país.
Linear: Os símbolos lineares são utilizados para representar objetos ou elementos de largura muito pequena, mas grandes em extensão. Exemplos: rodovias, rios e ferrovias.
A importância e função da legenda dos mapas é facilitar a comunicação, ajudando um determinado mapa a atingir o seu objetivo, que é informar e fornecer dados acerca de acontecimentos ou elementos existentes no espaço geográfico.
As legendas podem ser usadas para traduzir o diálogo de um idioma estrangeiro para o idioma nativo do público.
Resposta
Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a fonte (quando e quem elaborou o mapa) para a produção do referido documento.
Aqui, podemos citar como exemplos de texto não literário: 1 notícias de jornal, revistas, TV, rádio ou sites; 2 livros didáticos e apostilas; 3 bulas de remédio; 4 documentos; 5 receitas culinárias; 6 artigos científicos; 7 manuais de instrução. More ...
Podemos classificar como “literários” todos os textos que têm uma função artística, prezando pela estética e pela subjetividade para construir narrativas ficcionais com base em acontecimentos do cotidiano, memórias, reflexões, abstrações e outras fontes diversas de inspiração.
Além dessas categorias de texto literário, é interessante citar as novelas, fábulas, lendas, além de roteiros de filmes, peças teatrais e letras de música, que muitas vezes surgem de poemas.
Como foi criada a raça Spitz Alemão?
O que foi a tirania que se estabeleceu em Atenas?
Quando surgiram as compras online?
Qual a origem da religião protestante?
O que é e como surgiu a Sociologia Ambiental e o que ela estuda?
Como surgiu a psicologia existencial?
Como foi criada a primeira câmera fotográfica?
Como ocorre o processo de Deteccao de cheiros pensando na sinalização celular?
São características da teoria comportamental?
Como ocorre o processo de osmose em células vegetais?
Como ocorre a fragmentação do processo produtivo no mundo globalizado?
Como funciona o processo de pigmentação da pele?
Qual foram as piores epidemias da história?
Como é ocorre o processo de polinização da angiospermas?