Rel No candomblé, parte do ritual em que, por meio de cânticos e batuques mais intensos, os orixás são chamados à Terra. ETIMOLOGIA ior oro.
Orô é uma divindade masculina que representa a ancestralidade dos Homens, é um Deus similar à Iyámi, o Culto a Orô representa o culto indireto a Ikú, é um dos cultos aos mortos, Deus da Destruição é considerado como o portal para a ressurreição.
Muito presente em banhos de limpeza e descarrego. Ela ajuda na abertura de caminhos de pessoas que passam por problemas e para destruir energias negativas. Ela é muito boa se usada em bochechos, curando dores de dentes, ajudando na desinflamação dos tecidos da boca e, se cozida, na cicatrização de feridas.
Ori, palavra da língua iorubá que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. Ori é o primeiro Orixá a ser louvado, representação particular da existência individualizada (a essência real do ser).
Adupé = Dupé – Obrigado. Afonja – É uma qualidade de Xangô.
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Obrigada(o) : Mo dupé ! / Adupé ! / É séun ! / É sé o !
"Ajeum" significa comer junto. É o momento sagrado que se faz no coletivo, onde juntos uma comunidade alimenta o corpo e o espírito.
Bori é o rito de oferenda à cabeça (ebó ori), que consiste em assentar, sacralizar, reverenciar e ofertar o Orixá Ori, portanto, cultuar e louvar ori e assim estabelecer o elo entre a cabeça material (ori) do neófito e sua cabeça espiritual, ou seja, criar a harmonia e equilíbrio necessários à vida.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
O Orí, nossa cabeça, é onde está o nosso sagrado, orixá, é o que nos guia, intuição. Ser tocado sem permissão é algo que evitamos, pra manter nossas energias concentradas, evitar coisas negativas, isso irrita o nosso orixá.
Você deve cuidar de seu Orí como cuida de seu corpo: com água limpa e cristalina, com boas palavras e bons pensamentos, com coragem, com autoestima, com boas ideias, com a aprendizagem de algo novo, com o movimento do corpo, com generosidade e bom caráter. Orí se importa igualmente com seu corpo.
Após o banho de higiene, faça uma oração ou peça ao Universo por proteção; ... Como se trata de um ritual introdutório, depois do descarrego é hora de fazer o banho com as ervas especiais para esse fim ou, então, um banho de energização para atrair seus objetivos.
Há quem diga que o melhor horário para tomar banho é de noite, já que uma ducha morna limpa as sujeiras do dia e ainda ajuda o corpo a relaxar para dormir. ... Segundo a psicóloga Shelley Carson, de Harvard, o banho matinal favorece a resolução de problemas e a criatividade.
Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé. Ao todo, Flora precisará ficar dentro do terreiro por 21 dias, sem sair para nada.
Nomes de Erês no Candomblé:Conchinha e Maré: Iemanjá;Chuvinha e Arco-Íris: Oxumaré;Andorinha e Flechinha: Oxóssi;Foguinho e Pinga Fogo: Exu;Gamelinha e Trovoada: Xangô;Pombinha Branca e Caramujinho: Oxalá;Guerreirinho e Espadinha: Ogum;Raio, Ventania e Tachinho: Iansã;
É também chamado de cabeça, simplesmente pelo fato de que a centelha de Deus está no ponto mais alto do corpo humano.
Odi é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com sete conchas abertas pela natureza e nove fechadas. Nesta caída responde Exu, Ogum, Obá, Oiá. Significa perigo iminente. O Babalorixá tem que levantar-se do jogo e despachar a porta da casa com água sagrada.
Este banho serve para abrandar o ciúme e atrair o parceiro. E lembre-se de jogar os resíduos no jardim ou água corrente. Não enxugue o corpo com toalha, deixe-o secar naturalmente.
No Candomblé, a Ìyábásè ou Ìyálésè é a mulher responsável em cozinhar para os ÒrÌsà s (Orixás). Ela conhece não só todos os alimentos e temperos usados para cada Orixá, como também os respectivos èwò s (tabus).
Iabassê, é a responsável pelo preparo dos alimentos sagrados no candomblé. Todos os iniciados podem auxiliá-la, sendo ela a responsável por qualquer falha eventual. Ela deve estar em todos os eventos do terreiro, já que é ela quem prepara toda a comida sagrada.
A palavra “axé” é também utilizada como forma de saudação. Responder “axé” a algum pedido, louvação ou invocação positiva, significa dizer “que assim seja”. ... Quando os yorubás invocavam Ìjúbà, respondiam em coro “àse”!
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
Vejamos as traduções:Mo dúpẹ́ o = Obrigado(a) a você;Mo dúpẹ́ ẹ = Obrigado(a) a vocês;Mo dúpẹ́ gbogbo = Obrigado(a) a todos;Mo dúpẹ́ fún gbogbo = Obrigado(a) por tudo;Mo dúpẹ́, bàbá mi = Obrigado(a), meu pai;Mo dúpẹ́, ìyá mi =Obrigado(a), minha mãe.
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