Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado.
3) Em termos de fixação de premissas, observe-se que o pretérito perfeito indica uma ação terminada ("Fiz o trabalho"), enquanto o pretérito mais-que-perfeito aponta uma ação passada em relação ao próprio perfeito ("Quando ela chegou, eu já fizera [ou tinha feito] o trabalho").
O pretérito perfeito e o pretérito mais-que-perfeito possuem formas compostas no modo indicativo e subjuntivo. Entretanto, na forma simples, as duas apresentam conjunção no modo indicativo, enquanto o pretérito imperfeito também é conjugado no modo subjuntivo.
* O pretérito perfeito, diferenciando-se do imperfeito, indica a ação momentânea, determinada no tempo. Já o imperfeito expressa uma ação durativa, não limitada no tempo.
No entanto, há subtilezas no seu uso: o simples é usado sobretudo na escrita literária, enquanto o composto é mais usado na oralidade. A formação do pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo é formado pelo pretérito imperfeito do indicativo do verbo auxiliar ter mais o particípio passado do verbo principal.
24 curiosidades que você vai gostar
Terminações do pretérito mais-que-perfeito do indicativo (verbos regulares)ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ara. (Tu) radical + -aras. (Ele) radical + -ara. (Nós) radical + -áramos. ... ª conjugação (-er) (Eu) radical + -era. (Tu) radical + -eras. (Ele) radical + -era. (Nós) radical + -êramos. ... ª conjugação (-ir)
O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.” Minha porção mulher que até então se resguardara... Resguardara, verbo retirado da letra da canção, pode ser substituído pela locução verbal “havia se resguardado”, e geralmente é o que fazemos na fala e na escrita.
O pretérito mais-que-perfeito tem esse nome porque indica fato anterior ao expresso pelo perfeito "FAMÍLIA MUDA-SE" é o nome de uma mais do que recomendável peça teatral, escrita e dirigida por Odilon Wagner.
Há, ainda, um uso do pretérito mais-que-perfeito simples que é bastante corriqueiro. Trata-se da aplicação em frases, principalmente de cunho exclamativo, que designam desejo. Ex.: Quem me dera! / Ele pediu desculpas? Pudera!/ Quisera eu ter a possibilidade de conhecer a Europa…
Fora indica a 1. ª ou a 3. ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo ser ou do verbo ir. Fora deverá ser pronunciado com o fechado (ô).
Como conjugar verbos
Para conjugar um verbo, use a barra de conjugação verbal no topo da página. Digite o verbo no infinitivo e clique o botão "conjugar" para ver o seu verbo conjugado em todos os tempos verbais e todos os modos verbais. O Conjugação.com.br tem todos os verbos da Língua Portuguesa.
Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1. ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em –ir.
Verbos da terceira conjugação: terminados em IRpartir;dividir;desistir;cumprir;assistir;adquirir;corrigir;abrir;
IndicativoPresente. eutrago. tutrazes. eletraz. nóstrazemos. ... Pretérito Imperfeito. eutrazia. tutrazias. eletrazia. ... Pretérito Perfeito. eutrouxe. tutrouxeste. eletrouxe. ... Pretérito Mais-que-perfeito. eutrouxera. tutrouxeras. eletrouxera. ... Futuro do Presente. eutrarei. tutrarás. eletrará ... Futuro do Pretérito. eutraria. tutrarias. eletraria.
A forma correta de escrita da palavra é fora, sem acentuação gráfica, quer se pronuncie com a vogal o aberta (ó) ou com a vogal o fechada (ô). A palavra fôra, com acento circunflexo está errada.
A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.
Se pretender colocar a acção no passado em relação de simultaneidade com outro passado, deverá utilizar o Pretérito Imperfeito (“era”): “Quando o meu pai me contava histórias, eu era uma criança feliz.”; “Quando acampei pela primeira vez, eu era uma criança feliz.” Nesta época passada, está descrever-se o que era então ...
A diferença entre “era” e “foi” reside nos tempos do verbo. O verbo é “ser” e “era” é o pretérito imperfeito do indicativo: Ele era muito gentil. O pretérito imperfeito indica uma ação incompleta, como o próprio nome diz.
A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram.
Conjugação do verbo ser
Presente do indicativo: eu sou, tu és, ele é, nós somos, vós sois, eles são. Pretérito imperfeito do indicativo: eu era, tu eras, ele era, nós éramos, vós éreis, eles eram. Pretérito perfeito do indicativo: eu fui, tu foste, ele foi, nós fomos, vós fostes, eles foram.
A expressão «não fora» mantém-se no singular, porque se refere a uma oração no infinitivo, e não a «o polícia» ou «os polícias» – «[não fora] o/os polícia/polícias estar/estarem distraído/distraídos».
1 afastado, distante, estrangeiro, exterior, exteriormente, externamente, longe. Algo inoportuno: 2 mancada, gafe, fiasco, rata.
Como fazer uma instalação de uma lâmpada interruptor?
Quando os Sumerios desapareceram?
Como fazer parada de mão na parede?
Como os algarismos 1 2 3 4 5 6 7 quantos números pares de 6 algarismos distintos podemos formar?
Como eu amo essa mulher frase?
Qual foi o motivo pela Alemanha para invadir a Polônia?
Como os hipopótamos se reproduzem?
Como os algoritmos são usados na internet Brainly?
O que fazer numa noite de caldos?
Como Desenhar no chat do WhatsApp?
Como os agrotóxicos poluem a água?
Como a Inglaterra se tornou uma potência mundial?
Como instalar o porteiro Eletrônico Líder?