Paracentese é um procedimento médico que consiste na drenagem de líquido de uma cavidade do corpo. Geralmente, ela é realizada quando existe ascite, que é o acúmulo de líquido no abdome, provocada por doenças como cirrose do fígado, câncer ou infecções abdominais, por exemplo.
A paracentese de alívio é o procedimento de remoção de fluido ascítico da cavidade peritoneal com a finalidade de reduzir a pressão intra-abdominal e aliviar sintomas associados como dispneia, dor e desconforto abdominal. É uma técnica simples e segura que pode ser realizada em ambiente hospitalar e ambulatorial.
O procedimento geralmente é realizado com o paciente em decúbito dorsal. O local de escolha, usualmente, é o quadrante inferior esquerdo. Esse local foi escolhido pois a parede abdominal é mais fina neste sítio, assim como a quantidade de líquido é maior e mais profunda.
Tempo gasto para obter o material: 5 a 20 minutos. Preparação do paciente: Jejum de sólidos e de líquidos, durante pelo menos 12 horas. O paciente deverá esvaziar sua bexiga imediatamente antes do exame. Tempo necessário para obter resultados: 24 a 72 horas.
O melhor meio de retirar o excesso de líquido do abdômen é através de um procedimento chamado paracentese, que consiste na introdução de uma agulha ligada a uma bolsa coletora para drenagem do líquido ascítico. A paracentese é um procedimento simples, realizado com anestesia local e praticamente indolor.
28 curiosidades que você vai gostar
Além disso, quando a quantidade de líquido drenado é maior que 4 litros, recomenda-se o uso da albumina humana na veia, durante ou logo após o procedimento, na dose de 6 a 10 gramas de albumina por litro retirado.
A expectativa média de vida de uma pessoa com ascite geralmente depende da causa e intensidade subjacentes dos sintomas. No geral, o prognóstico da ascite é muito ruim. A taxa de sobrevivência varia entre as semanas 20-58.
Em alguns casos de ascite o tratamento clínico é ineficaz, e a paracentese se faz necessária para dar um mínimo de conforto ao paciente. O fato de a paracentese necessitar de uma frequencia semanal não acarreta perigo adicional, mas é um reflexo de uma doença avançada ou de difícil controle.
A paracentese consiste em um procedimento minimamente invasivo, realizado à beira do leito, nesses pacientes com diagnóstico de ascite. É realizado uma punção abdominal para aspiração do líquido que está presente na cavidade peritoneal. Ela pode ser feita como diagnóstico de alguma doença ou terapêutico.
Normalmente não é necessária internação hospitalar para realização de paracentese. Porém, se na análise do líquido ascítico houver evidência de infecção (peritonite bacteriana), pode ser necessária internação para tratamento.
Da mesma forma que as outras drenagens, a paracentese ou abdominocentese consiste em punção do abdômen para retirada do líquido livre presente nesta cavidade. Nestes casos o paciente pode apresentar certo desconforto, até mesmo respiratório, dependendo do volume acumulado no abdômen.
Ela é, pois, um procedimento invasivo que consiste na introdução de uma agulha ou trocarte na cavidade abdominal com finalidade diagnóstica ou terapêutica. Seguindo-se à punção pode-se fazer uma lavagem peritoneal que toma aquela mais sensível na identificação de líquidos anormais.
A infusão endovenosa de solução colóide, como a albumina (6 a 8 g/L de líquido ascítico removido), é recomendada imediatamente após a paracentese de grane volume (> 5 L), para minimizar a hipovolemia intravascular, ativação dos sistemas vasoconstritor e antinatriurético e a disfunção renal.
Esses resultados indicam que a avaliação seriada do líquido peritoneal pode ser útil para detectar desvitalização intestinal em casos clínicos de obstrução do cólon menor equino. Nos casos de síndrome cólica, um exame clínico minucioso facilita o direcionamento para a provável sede do problema.
Para a colheita de líquido peritoneal foi realizada a paracentese abdominal segundo a técnica de WHITE (1990), colhendo-se o líquido em frascos estéreis com EDTA a 10% para posterior análise laboratorial, avaliando-se: cor, aspecto, pH, densidade, proteínas totais e citologia (contagem e classificação).
Causas. A ascite não é uma doença em si mesma, mas uma condição associada a algumas doenças, entre elas as insuficiências renal, cardíaca e hepática, certos tipos de câncer, algumas pancreatites, e infecções, como a esquistossomose e a tuberculose.
“A paracentese é a retirada de líquido (ascite) a partir da cavidade peritoneal através de uma pequena incisão cirúrgica ou punção feita através da parede abdominal, sob condições estéreis”(1).
Durante o procedimento, a equipe de enfermagem deve atentar para manutenção da assepsia, prevenindo infecções e complicações após a paracentese. O paciente fica em observação durante todo o período de drenagem, sendo instalado albumina de acordo com a prescrição médica.
O espaço potencial existente entre os folhetos parietal e visceral do peritônio é chamado cavidade peritoneal. No homem, esta é uma cavidade fechada, mas na mulher existe comunicação corri o exterior através das tubas uterinas, do útero e da vagina.
Líquido amarelo citrino é o aspecto da ascite na cirrose sem complicações; líquido turvo pode ser encontrado em infecções; líquido leitoso pode ser encontrado em ascite quilosa; líquido marrom pode ser encontrado em pacientes profundamente ictéricos ou em perfuração de alça e vesícula biliar; e líquido hemorrágico pode ...
Ascite é um problema conhecido popularmente como barriga d água.
...
Os principais sintomas da Ascite são:Ganho de peso sem explicação.Náuseas.Vômito.Prisão de ventre.Vontade de urinar com frequência.Perda de apetite.
Há também outros três tipos de ascite.Ascite fetal: Quando o acúmulo de líquido acontece no abdômen do feto ou recémnascido.Ascite quilosa: Quando o acúmulo de líquido se dá devido ao bloqueio das vias linfáticas.Ascite pancreática: Quando o acúmulo é causado pela pancreatite crônica.
Nesses casos, é também necessário que os pacientes restrinjam a ingestão de líquidos, especialmente com alto conteúdo de sódio, como o leite e as bebidas energéticas. O excesso de sal no organismo desses pacientes pode provocar ascite, ou barriga d água, que é o acúmulo anormal de líquidos dentro da cavidade abdominal.
Apesar de o fígado possuir uma grande capacidade de regeneração, a cirrose hepática é geralmente irreversível e pode levar à morte por insuficiência hepática. Sendo assim, é importante ficar atento ao consumo de álcool, prevenir-se contra as hepatites virais e tratar adequadamente qualquer doença que afete esse órgão.
O tratamento da barriga d água consiste no controle da doença de base, diminuição da ingestão de sal, abstinência total de bebidas alcoólicas, uso de medicamentos diuréticos, além de procedimentos específicos para drenar o excesso de líquido acumulado na cavidade abdominal.
Qual o melhor Antiinflamatorio para cervicalgia?
Porque Eliana ficou 5 meses internada?
Quanto tempo demora para recuperar o ligamento do joelho?
Quais os principais benefícios ou vantagens da legislação para as microempresas e pequenas empresas?
Qual é o grau de escolaridade para ser um policial militar?
O que é uma relação de emprego?
Quem cria cenas falsas na cabeça tem transtorno psicológico?
Quais são as fontes de infecção Além do sangue?
Pode tomar café com problema no fígado?
O que significa hora do batente?
Quais são os desafios da adoção?
O que não faz parte do salário de contribuição?
Quais são as danças populares brasileira?