Hegel considera o desenvolvimento do Espírito em três momentos, o primeiro é o Espírito Subjetivo, o Espírito na relação consigo mesmo, o segundo é o Espírito Objetivo, no qual o Espírito se reconhece como realidade no mundo, e, o terceiro é o Espírito Absoluto enquanto unidade da idealidade de seu primeiro momento e ...
Enquanto produto da atividade humana, ele é reconhecido como a face objetiva da liberdade, na qual a liberdade subjetiva do indivíduo se realiza de modo efetivo, pois, constitui a expressão da sua própria essência.
De acordo com Hegel, a vontade é um modo de pensar ligado à incorporação do conhecimento teórico do homem em sua atividade prática, enquanto ser-aí, na existência real. Ao mesmo tempo, vontade e pensamento são impossíveis sem o outro. ... Portanto, a vontade de Hegel é a atividade do homem.
Dito de outro modo, para Hegel, a moralidade se ocupa do aspecto subjetivo da vontade, ao passo que a eticidade cuida de suas determinações objetivas, ou seja, em Hegel, a moralidade constitui apenas um momento no processo de desdobramento e determinação do princípio da liberdade e da vontade livre.
Na filosofia, espírito é definido pelo conjunto total das faculdades intelectuais. ... Assim, diz-se também que ao dar nomes aos animais, o homem ancestral, tomou deles a posse, tomou deles algo, deu-lhes a representação, o espírito.
O Zeitgeist significa, em suma, o conjunto do clima intelectual, sociológico e cultural de uma pequena região até a abrangência do mundo todo em uma certa época da história, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.
Liberdade é ter um corpo cada vez mais disposto a agir de múltiplas maneiras e ser afetado pelo mundo de múltiplas maneiras, aquilo que Espinosa chamou de plura simul. ... A liberdade se opõe ao constrangimento; é totalmente livre somente aquele que não é constrangido por nada no ato de criar.
A filosofia da história, ao contrário, trata os acontecimentos factuais como meras manifestações de um princípio interno e mais profundo em processo de desenvolvimento. Este princípio, para Hegel, é nada mais que a Idéia de liberdade em busca de sua realização no tempo.
O termo espírito deve ser entendido como uma atividade e não como um objeto ou coisa. ... O último desenvolvimento é o chamado espírito absoluto, um momento de plenitude, no qual a ideia manifesta-se como ser em e para si. Em toda essa reflexão, percebe-se a abordagem dialética.
Muito discutido pela literatura e por artigos de psicologia, a subjetividade, de acordo com o filósofo, ensaísta e professor da Universidade de Barcelona, Gonçal Mayos Solsona, em “O iluminismo frente ao Romantismo da subjetividade moderna”, é entendida como o espaço íntimo do indivíduo, ou seja, como ele “instala” a sua opinião ao que é dito ...
Além disso, para o referido autor, a subjetividade é percebida materialmente num enunciado através de algumas formas (dêixis, verbo) que a língua empresta ao indivíduo que quer enunciar; e quando o faz transforma-se em sujeito.
O individualismo é rejeitado por Hegel em favor de uma original concepção política orgânica. Assim exprime Charles Taylor: Antes de Hegel, os homens eram induzidos a reverenciar as estruturas de sua sociedade: a monarquia, a aristocracia, a hierarquia sacerdotal ou quaisquer outras, pelo motivo de refletirem a vontade de Deus ou a ordem do ser. [4]
Entenda como a Subjetividade pode ser aplicada na vida pessoal e profissional. Você sabia que a subjetividade representa tudo aquilo que se passa no íntimo do indivíduo? E que ela influencia a maneira como enxergamos o mundo, demonstramos nossos sentimentos, criamos conclusões sobre as coisas?
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