O seu nome deriva do hebraico Karmel, que significa "jardim", "campo fértil" ou "vinha do Senhor" (carmo significa "vinha", el significa "senhor").
Essa subida na montanha é um caminho espiritual, cujo cume representa a perfeita união do homem com Deus. No sopé da montanha, três caminhos se abrem, dos quais apenas um, o do centro, conduz ao cume: é o caminho da completa renúncia a tudo.
Elias clama a Deus no Monte Carmelo e é respondido com chama de fogo - RecordTV - R7 Jezabel.
O Monte Carmelo fica no noroeste de Israel. Fica entre o Mar Mediterrâneo e o Vale de Jezreeel (ou Vale Megido, também chamado em Apocalipse de Armagedom).
41 Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque ruído há de uma abundante chuva. 42 E Acabe subiu para comer e para beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.
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Moisés sobe o monte Sinai e desce do monte
Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo. Ao mesmo tempo, Moisés procurou preparar o povo para que fosse digno de subir também ao monte para comungar com o Senhor.
Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo.
Rua Eugênio Diamante, 103.
Significado de Carmelo
substantivo masculino Mosteiro dos carmelitas. Etimologia (origem da palavra carmelo). Carmel, nome próprio.
Um dos eventos mais marcantes da vida de Elias é o embate com os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, no monte Carmelo, quando os desafiou a invocar o nome de deus, enquanto ele invocaria Iahweh, e o deus que respondesse enviando fogo, “é ele o Deus” (1Rs 18, 24).
Acazias se volta a Baal-Zebube para saber se viverá — Elias, o profeta, profetiza a morte de Acazias — Elias invoca fogo do céu para consumir os soldados enviados para prendê-lo.
Elias foi um profeta conhecido por ter realizado grandes feitos em nome do Senhor. Por meio de suas profecias desceu fogo do céu, choveu, tornou a viver o filho de uma viúva, e entre outros, ele foi arrebatado em uma carruagem de fogo, e ainda, teria aparecido junto a Moisés durante a transfiguração de Jesus.
Durante os dias de seu ministério, Elias tinha esta autoridade, e o Senhor deu-lhe poder sobre todas as coisas na Terra e para que tudo o que fizesse através de seu ministério, fosse ratificado, ou selado nos céus, e reconhecido pelo Pai Eterno como em pleno vigor.
Na época de Salomão (escrito do livro Cântico dos Cânticos), o vale de Saron (uma região da Palestina) era fértil e produzia belas e abundantes flores. Por esse motivo a noiva se descreve como uma rosa e o noivo confirma que ela é como "um lírio entre espinhos".
Nas escrituras, a expressão a vinha do Senhor geralmente se refere à casa de Israel ou ao reino de Deus na Terra. Às vezes se refere aos povos do mundo em geral. A vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, Isa.
[Por extensão] Símbolo de um campo de trabalho espiritual nas escrituras (bíblia). A expressão "vinha" do Senhor, geralmente se refere a casa de Israel ou ao Reino de Deus.
I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar. I Reis 18:39—Todos reconhecem quem é o verdadeiro Deus.
(Êxodo 19:10 e 11). Horebe ou Horeb, em hebraico hörëb, significa “o seco”, “o desolado”, característica apropriada do deserto no qual o monte se localiza.
Este nome tem origem no hebraico Eliah, que significa «o senhor (é) Deus» ou «Deus é Jehovah»1, e foi transmitido ao português pelo grego (H)Elías e pelo latim (H)Elīas (José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa).
17 E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os aolhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.
Zaqueu percebeu que ele estava fora da graça e da vida, por esse motivo, de qualquer forma ele queria ver Jesus. Veja o esforço que esse homem faz quando sobe na árvore para poder vê-Lo.
O versículo “porque andou (Enoque) com Deus” no Targum de Yonatan: “E não esteve mais (Enoque) entre os habitantes da terra, pois foi tomado e subiu para os céus, pelo comando do Eterno (se fez isso), e chamou seu nome de Metatron, o Grande Escriba.”
O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época.
Assim fez Moisés. Moisés, no momento combinado, subiu ao cume do outeiro junto com Arão e Hur. E consta que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia e quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia na batalha.
Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão. O Senhor desceu sobre o monte Sinai, sobre o alto do monte. O Senhor chamou Moisés para o alto do monte e Moisés foi até lá." Mesmo com medo, Moisés subiu ao alto do monte para se encontrar com Deus.
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