substantivo feminino Mau tempo ou quaisquer condições climáticas intensas (vento forte, chuva torrencial, tempestade, furacão, seca, vendaval): a colheita foi prejudicada pela chuva e por outras intempéries climáticas.
Diferença de “mais” e “mas” Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.
Antes de mais nada, é preciso salientar que as duas palavras estão escrita de maneira correta e existem no dicionário de língua portuguesa. Porém são diferentes no que diz respeito ao seu significado. Abaixo poderá ver mais sobre cada uma delas de forma separada. Mal pode ter vários significados pois pode assumir várias categorias gramaticais.
Mal-estar significa uma indisposição, um incomodo, um não estar bem. Conforme o Novo Acordo Ortográfico, o prefixo MAL usado em palavras compostas quando precedido de outra palavra que começa com vogal, h ou l usa-se o hífen. Exemplos: mal-humorado, mal-limpo, mal-estar.
A palavra mal, que também tem origem no latim (male), pode ser um advérbio, uma conjunção ou um substantivo comum, portanto, pode apresentar inúmeros significados. Fui muito mal na prova final. (Fui muito bem na prova final) Estou me sentindo mal essa noite.
Essa é sempre aquela dúvida, mau com (U) ou mal com (L), mas este é um dos casos simples da português. Já abordamos algumas vezes sobre este assunto aqui no blog, na leitura vai compreender como escrever corretamente. A nossa língua portuguesa, como costumo enfatizar vive nos pregando peças, por isso que toda atenção é pouca.