Os lucros ou prejuízos representam resultados acumulados obtidos, que foram retidos sem finalidade específica (quando lucros) ou estão à espera de absorção futura (quando prejuízos).
Quando uma empresa tem lucro houve uma sobra entre seu faturamento e o valor dos gastos necessários para a sua atividade, já no caso de prejuízo o valor dos custos e despesas foram maiores do que o faturamento, indicando que a empresa pode estar passando por problemas.
A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) é um documento que funciona como um mapa dos recursos da empresa. Isso porque ele mostra a origem dos recursos e como ele foi aplicado ao longo do exercício. Além disso, a DLPA faz parte dos itens que compõem o patrimônio líquido da empresa.
Em outras palavras, o lucro líquido de um serviço ou de um produto é obtido a partir do lucro do bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. Para a margem líquida, divida esse valor pelo total da receita. O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.
No caso de prejuízo, o saldo apurado é transferido para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados", classificável no grupo "Patrimônio Líquido (PL)" do Balanço Patrimonial (BP), dando-lhe, logo em seguida, as destinações que lhe são próprias, em conformidade com a proposta dos administradores ad referendum da assembléia ...
Para o cálculo da DLPA , são obrigatórias as seguintes informações:
Conhecer e calcular corretamente os lucros e prejuízos ajuda a evitar desperdícios, gastos inesperados e diversos fatores que afetam diretamente a rentabilidade do negócio e a saúde da empresa. Por fim, sinaliza ao mercado se ela é ou não uma boa opção de investimento, o que interessa para os atuais e novos acionistas.
Portanto, para uma avaliação adequada de lucro ou prejuízo, a apuração de resultado deve ser feita por um período mínimo de seis meses.
Desse modo, é possível economizar tempo e proporcionar mais agilidade às suas tomadas de decisões. Fazer anualmente a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, além de obrigatório, é extremamente importante para saber como andam as finanças da sua empresa e, principalmente, quais medidas são necessárias para garantir um futuro bem-sucedido.
Além disso, o artigo 186 diz que a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados discriminará: I - o saldo do início do período, os ajustes de exercícios anteriores e a correção monetária do saldo inicial;
Como recuperar vídeos apagados permanentemente do celular?
Qual a diferença entre hipérbole é eufemismo?
Quem nasceu em 1995 é de que geração?
Qual papa morreu 33 dias após sua posse?
Para que serve o certificado de alistamento militar?
Qual maior talk show do Brasil?
Como usar repelente elétrico pastilha?
Como pagar o INSS por conta própria 2021?
Qual a natureza jurídica do poder de polícia?
Qual era a distância de Jericó e Jerusalém?
Qual a taxa de compressão ideal para gasolina podium?
O que diz a habilidade da Bncc EF15LP02?
O que é Consciência Negra texto pequeno?
Quais são os tipos de ligamentos?
Como o estudante é visto na teoria behaviorista?