O isolamento elétrico limita o fluxo de corrente entre os diferentes condutores elétricos. Importante ressaltar que não existe um material de isolamento elétrico perfeito. Cada material possui certa resistência a eletricidade, mas não é uma resistência infinita.
Existem certos tipos de materiais que não permitem que a eletricidade passe através deles. Este tipo de material é conhecido como isolador ou isolante elétrico. Como exemplo de isolante elétrico podemos citar o plástico, a madeira, o vidro e a borracha. Estes são considerados bons isolantes elétricos.
A Norma Regulamentadora NR-10 do Ministério do Trabalho estabelece diretrizes de segurança, visando a proteção de trabalhadores em áreas de risco elétrico. A norma abrange todo o processamento de energia elétrica: geração, transmissão, distribuição e consumo.
Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que respeita à passagem de corrente elétrica. Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons, os isolante dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade.
Alguns materiais que podem ser considerados dessa categoria são: silicone, vidro (cerâmicas), plástico (resinas), borracha e óleo. Esses isolantes de eletricidade possuem alta resistência ao fluxo de cargas e, por isso, são utilizados para fazer a cobertura de fios e cabos elétricos de cobre.
41 curiosidades que você vai gostar
Isolantes elétricos são aqueles materiais que possuem poucos elétrons livres e que resistem ao fluxo dos mesmos fazendo com que não ocorra choque elétrico. Alguns materiais desta categoria são: Plástico (resinas), Silicone, Borracha, Vidro (cerâmicas), Óleo, Água pura deionizada.
Plástico, madeira, vidro e borracha são bons isoladores eléctricos. É por isso que eles são usados para cobrir os materiais que transportam eletricidade.
NÃO CONDUTORES OU ISOLANTES
Eles são também chamados de dielétricos. Os elétrons que formam esses materiais não têm facilidade de movimentação, tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico. Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.
A principal função da isolação é confinar o campo elétrico gerado pela tensão aplicada ao condutor no seu interior. A importância da isolação para condutores elétricos é tanta que, qualquer problema como furos ou até mesmo rasgos na superfície pode ocasionar em sérios problemas no funcionamento do cabo.
Como entrar numa empresa de moda?
O que é o atendimento ambulatorial?
Como trabalhar o nome na alfabetização?
Porque trabalhar o tato na educação infantil?
Qual o melhor captador de rastilho para violão?
Como trabalhar o silêncio na educação infantil?
Como ensinar Ontem Hoje e Amanhã?
Como ensinar equivalência de frações?
O que é farmacologia profilática?
Como trabalhar o nome próprio com crianças de 2 anos?
Qual é o papel do professor na metodologia estudo de caso?
Como selecionar uma célula da tabela dinâmica?
Como selecionar duas partes de um texto?
Como selecionar um database no MySQL?
Como selecionar no MediBang Paint?
Como escolher o boot do Windows?