Existem quatro tipos de Câncer de Mama Metastático, são eles: Receptor Hormonal Positivo, HER2 Negativo: é a forma mais comum de Câncer de Mama encontrada em, aproximadamente, dois terços da população. Receptor Hormonal Negativo, HER2 Positivo: quando as células do Câncer de Mama produz muita proteína HER2.
2) HER2-positivo (HER2+):
As células de câncer de mama com níveis mais elevados do que o normal da proteína HER2 são chamadas HER2-positivas. Esses cânceres – que correspondem a 20% dos casos – tendem a crescer e se espalhar mais rápido do que outros tipos de cânceres de mama.
Por ser invasivo, o câncer de mama triplo negativo é capaz de se espalhar por outras células e se dissemina rapidamente. Além disso, a sua chance de retorno após o tratamento é alta. Por isso, é um dos piores tipos.
O tratamento pode ser local por cirurgia e/ou radioterapia, e/ou sistêmico, com medicamentos quimioterápicos, hormonais ou com terapia-alvo, grupo que se encontra o trastuzumabe, o primeiro anticorpo monoclonal aplicado com sucesso no tratamento de mulheres com câncer de mama que superexpressam a proteína HER2 (HER2 ...
A pesquisa de amplificação do gene HER2 no tumor, pode auxiliar na indicação terapêutica para determinadas neoplasias, como a de mama. Não é necessário agendamento para este exame. Caso queira ser atendido mais rápido e com prioridade na unidade, antecipe o seu cadastro de exames, agende online e confira.
38 curiosidades que você vai gostar
Os pesquisadores constataram que a superexpressão de HER2 contribui para o crescimento descontrolado das células, que é a principal característica do câncer. As pacientes que possuem essa condição são chamadas de HER2-positivas. O câncer de mama HER-2 positivo cresce e dissemina-se mais rapidamente.
Essa sigla significa Human Epidermal growth factor Receptor-type 2, ou seja, receptor tipo 2 do fator de crescimento epidérmico humano. Trata-se de uma proteína que, em quantidades normais, cumpre um papel importante no crescimento e desenvolvimento de várias células epiteliais.
O câncer de mama é o 2º câncer mais comum nas mulheres, só perde para os cânceres de pele não melanoma. A Oncocentro Curitiba verificou que o número de casos cresce entre 5 a 10 % ao ano. Mas quando diagnosticado precocemente a chance de cura é de 95%, já quando descoberto mais tarde essa taxa cai para 50%.
O câncer de mama triplo-negativo é um dos subtipos mais agressivos de câncer de mama, mas quando diagnosticado em estágios iniciais pode ter cura. Por isso, é importante manter exames e tratamentos em dia.
Receptor Hormonal Negativo, HER2 Negativo: também chamado de Triplo Negativo, quando não são detectados receptores hormonais ou produção elevada da proteína HER2. Entre 10% a 20% dos cânceres de mama são desse tipo. Também são chamados de receptores de estrogênio e progesterona.
Apesar do câncer de mama metastático não ter cura, hoje existem tratamentos modernos, como as terapias-alvo, que permitem que as mulheres vivam com mais qualidade de vida e em determinados casos posterguem o início da quimioterapia.
Assim, o câncer de mama é considerado avançado quando atinge o estágio IV. Nessa fase, ele pode ter se espalhado da mama ou axila para outras áreas do corpo. É também chamado de câncer de mama metastático ou secundário.
A descoberta do câncer de mama em estágio avançado traz consequências graves, aumentando as chances de metástase para o pulmão, ossos, fígado e cérebro. Esta situação acaba por dificultar o tratamento e as chances de sobrevida.
O diagnóstico
Se o resultado for 0 ou 1+, o câncer é HER2-. Ou seja, não apresentam excesso da proteína nas células. Quando os resultados retornam como 2+, significa que o status HER2 do tumor não está claro e será necessário realizar um novo teste. Se o resultado retornar como 3+, o câncer é HER2+.
A terapia alvo é um tipo de tratamento que usa drogas ou outras substâncias para identificar e atacar especificamente as células cancerígenas, provocando pouco dano às células normais.
As taxas de resposta foram crescendo de modo importante; quem tem resposta completa, possui chance de cura que suplanta 80% a 85%. No caso do triplo negativo, chegaram medicamentos que aumentam a taxa de resposta completa em 15%”.
Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que cerca de 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.
O câncer de mama também pode apresentar vários sinais e sintomas, como:Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).Nódulo único endurecido.Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.Dor na mama ou mamilo.Inversão do mamilo.Eritema (vermelhidão) na pele.Edema (inchaço) da pele.
Grau 2 ou moderadamente diferenciado (Pontuação 6 ou 7). Têm características entre os tipos 1 e 3. Grau 3 ou pouco diferenciado (Pontuação 8 ou 9). As células não tem características normais e tendem a crescer e se disseminar de forma mais agressiva.
A partir do estágio II, o câncer se torna mais grave e agressivo. Nesses dois estágios do câncer, portanto, ele já atingiu profundamente o tecido adjacente e pode ter se espalhado para os linfonodos. Nessa fase estão os grandes tumores. Esse tipo de câncer já evoluiu e as chances de cura são reduzidas.
Equipe Oncoguia
É importante que todos que tiveram a doença saibam que é possível ter um outro (novo) câncer, mesmo após ter se curado do primeiro, isso é denominado de segundo câncer. Um segundo câncer é um novo tipo de câncer que não está relacionado com o primeiro diagnóstico.
Nos tumores com amplificação do gene HER2, as células passam a produzir muito mais proteína HER2 que o normal. Se a quantidade desta proteína está maior que um certo nível, dizemos que a paciente é HER2 positivo; se a quantidade da proteína é normal, dizemos que a paciente é HER negativo.
Dessa forma, os subtipos clínico-patológicos foram assim classificados: luminal A: RE e/ou RP positivos, HER-2 negativo e Ki-67 baixo (<14%); luminal B HER-2 negativo: RE e/ou RP positivos, HER-2 negativo e Ki-67 alto (≥14%); luminal B HER-2 positivo: RE e/ou RP positivos e HER-2 positivo; HER-2 superexpresso (não ...
"O câncer de mama do tipo HER-2 adequadamente tratado pode levar a um tempo médio de 5 anos, o tumor com receptores hormonais também tem um bom tempo de sobrevida e o câncer triplo negativo, que não tem a proteína HER-2 nem os receptores hormonais, tem menor sobrevida”, explica o oncologista.
Esses fatores incluem: história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona) (Silva ...
Como recuperar agenda do celular Samsung?
Quem é o dublador de Klaus Mikaelson?
Quem deve pagar a comissão do corretor?
Quais Samsung vai atualizar o Android?
Quais são os principais impactos que o mercado privado sofreu com a implantação da Lei no 9656 98?
Quais células do corpo humano realizam mitose?
Qual o PIB da Venezuela em 2020?
Qual a função dos microvilos e onde estão localizados no tecido renal?
Quanto custa o metro de grade de metalon?
Qual Faculdade fazer para trabalhar no Canadá?
O que é a evolução do ser humano?
Onde é gravado Cozinha Prática?
Como esconder o tabaco dos meus pais?
Para que serve os indicadores de treinamento?
Quais os 7 benefícios da gestão da qualidade?