Fomento de novas informações Assim como todo bom profissional da educação, o facilitador deve incentivar os estudantes a adquirirem novos conhecimentos. O foco de atuação do profissional facilitador é socioemocional e não apenas curricular.
Facilitadores são especialistas no processo de aprendizado – não necessariamente no conteúdo em si. Desta forma, confiando na inteligência coletiva e com os objetivos da sessão em mente, eles geram conhecimento através das próprias respostas do grupo.
O papel de facilitador vai além daquele de ensinar: é mais do que transmitir conhecimentos. Ele não está fora do processo; ao contrário, se coloca, se enxerga, se dispõe como alguém que também está aprendendo com o processo. E com isso o facilitador-aprendiz reaprende a sua própria prática a cada encontro.
O professor facilitador da aprendizagem é aquele capaz de identificar as fortalezas e dificuldades dos alunos em determinadas matérias. Além disso, ajuda o aluno a desenvolver a autonomia nos estudos.
Ele deve ser neutro com relação ao produto da aprendizagem, ou seja, não julga nada, nem ninguém. Ele deve encorajar os participantes a usar o processo definido para a sessão da maneira mais efetiva possível, para cumprir as tarefas, respeitando as restrições em um período de tempo pré-definido”.
38 curiosidades que você vai gostar
O facilitador precisa ser paciente, com os silêncios, monossílabos, risos, ansiedade e crítica, aguardando o momento oportuno de falar. Também deve ser flexível e respeitar o tempo necessário dos participantes em adquirirem confiança, respeitando o ritmo de cada um.
A função deste novo professor é estimular os diferentes saberes: analisar, pesquisar, sintetizar, comparar. O conhecimento está em todo lugar, o docente precisa instigar o aluno para ir em busca dele, utilizar “ganchos” que liguem à realidade para auxiliar nesse processo em que o aluno constrói seu saber.
Quem é o professor do futuro? Um facilitador! O facilitador é responsável pela facilitação da aprendizagem dentro dos pilares das cinco habilidades do século XXI. O professor do Século XXI é um facilitador, e como tal, mediador do processo de aprendizagem e não a fonte de todo o conhecimento em si.
O professor como facilitador, quer dizer que, o professor irá criar condições para que o ensino e a aprendizagem aconteçam no contexto da sala de aula, ou seja, o professor irá facilitar a aprendizagem do aluno ao criar meios para que o aluno por si “aprenda a aprender”.
Conceito utilizado para caracterizar o professor que trabalha com a mediação pedagógica, significando uma atitude e um comportamento do docente que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.
Facilitador é o profissional que, dentro de metodologias como as citadas, guia um processo e o desenvolve em conjunto com os envolvidos; ajuda um grupo a compreender seus objetivos comuns, auxiliando-os a alcançar metas, sempre de olho no propósito; serve à necessidade do grupo e está sempre atento ao que emerge do ...
O facilitador tem papel fundamental nos jogos. É ele quem conduzirá a aplicação da dinâmica de grupo e, para isso, deve ter diversas competências e responsabilidades durante os processos.
PAPÉIS DE UM FACILITADOR
Ele pode ser aquele que aprende, aquele que ensina ou aquele que media os diferentes conhecimentos, colocando-se como um indivíduo atuante, ouvinte, como alguém que está prestes a aprender a partir da observação da experiência. Só então está na posição de poder interagir em um processo.
Os benefícios de desenvolver a autonomia e o protagonismos dos alunos incluem: Reforço do compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes. Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Desenvolve a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos.
Professores devem ter a capacidade de encontrar bons recursos para aquilo que os alunos devem aprender. Na web, existem muitos recursos, mas você deve ter a capacidade, como professor, de identificar o que é bom e o que é útil no que os outros criaram, e levar isso para seus alunos.
Sendo assim o papel do professor mediador é de suma importância, pois ao despertar o interesse através da mediação, interação e motivação o torna mais presente na vida dos alunos. As práticas pedagógicas e o questionamento da ação docente, se faz necessário para a evolução do processo na construção do conhecimento.
A pessoa que cumpre o papel docente encarrega-se de educar outras. No sentido mais básico, dar educação consiste em facultar/fornecer informação e desenvolver explicações para que os alunos estejam em condições de assimilar os conteúdos. O papel docente, por outro lado, implica a transmissão de valores.
Esse profissional deve estar sempre atualizando seus conhecimentos, além de possuir habilidades para ensinar com diversos métodos. É importante que os docentes ajam sempre de acordo com as práticas pedagógicas, levando em consideração o interesse dos alunos e qual o melhor método para passar o conhecimento.
O papel do professor mediador é fazer as investigações necessárias para que o aluno acrescente em sua aprendizagem novas verdades, porém nem todos os erros são construtivos, na mediação o erro só é construtivo quando as hipóteses são progressivamente reconstruídas através de comparações e questionamentos através do ...
Como já salientamos, a mediação docente revela a articulação entre teoria e prática, articulação esta que é constituída e desenvolvida na própria atividade, tendo a formação um papel fundamental.
O mediador pode atuar como intermediário nas questões sociais e de comportamento, na comunicação e linguagem, nas atividades e/ou brincadeiras escolares, e nas atividades pedagógicas, nas limitações motoras ou da leitura, nos diversos níveis escolares.
É papel do professor utilizar novas práticas e formas de comunicação para proporcionar um ambiente em que os estudantes desenvolvam cada vez mais a autonomia – tanto nos próprios estudos quanto na atuação deles em sociedade.
O professor é o principal responsável em harmonizar e administrar esta interação, para que a criança seja dotada de auto-estima, segurança e confiança, para que seu aprendizado seja facilitado. O ato de educar não deve basear-se apenas na transmissão de conteúdos, mas visar a formação da criança como sujeito.
Tais habilidades dizem respeito a comportamentos necessários a uma relação interpessoal bem-sucedida, conforme parâmetros típicos de cada contexto e cultura, podendo incluir os comportamentos de iniciar, manter e finalizar conversas; pedir ajuda; fazer e responder a perguntas; fazer e recusar pedidos; defender-se; ...
Para um facilitador, aprender é verbo-chave: aprenda a ouvir, sentir a energia, observar cada um, a perder o foco e atuar no momento. “Se você não está se conectando de verdade com o grupo, vai querer prever suas ações. Mas deve ser o contrário: vá no ritmo dele”, diz Marcos.
Qual animal representa a força?
Quando descobrem que a Lydia é uma Banshee?
Qual foi o motivo da reforma anglicana?
Como pagar taxa da segunda via do RG SP?
O que precisa para ser engenheiro aeroespacial?
Qual o símbolo do serviço social?
Como agendar exame psicotécnico no poupatempo?
Como optar pela desoneração da folha 2022?
Qual os benefícios da gelatina incolor?
Quem mora junto tem união estável?
Como tem que estar as fezes para colonoscopia?
O que significa sinagoga na Bíblia?
Quanto tempo deixar a Sodalita na Terra?
O que significa dizer saco roxo?
Como desligar a calculadora financeira?