Se você ainda não sabe o que é energia eólica é simples de entender: é um tipo de energia gerada por meio dos ventos, os quais movimentam turbinas e transformam a energia mecânica em energia elétrica.
Energia eólica é a energia que provém do vento. Ela é produzida pela transformação da energia cinética do vento em energia elétrica. Essa transformação é realizada por uma turbina eólica, também chamada de aerogerador. O termo eólico vem do latim aeolicus, que pertence a Éolo, o deus dos ventos na mitologia grega.
Os seres humanos usam este fluxo de vento, ou energia de movimento, para muitos propósitos: barcos a vela, empinar uma pipa, e até mesmo a geração de eletricidade. O termo energia eólica descreve o processo pelo qual o vento é usado para gerar energia mecânica ou elétrica.
O nordeste brasileiro é região que apresenta o maior potencial de energia eólica no País. Desde 2010, a China é o maior produtor de energia eólica do mundo, seguida dos Estados Unidos e Alemanha. A maior turbina eólica do mundo está instalada no Havaí, tem cerca de 20 andares e pás do tamanho de um campo de futebol.
A energia solar serve para diversas funções, pois utiliza o sol como fonte de energia, portanto é uma forma limpa e sem danos à natureza de se gerar energia elétrica com um grande aproveitamento, sendo o calor e a luz solar como umas das fontes mais aproveitáveis e promissoras energias no mundo.
20 curiosidades que você vai gostar
Os estados do Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Piauí e Maranhão estão entre os maiores geradores de energia eólica em âmbito nacional. De acordo com a gerente de Projetos e Produtos do Instituto Escolhas, Larissa Rodrigues, a energia eólica cresceu muito no Brasil nos últimos anos.
Energia eólica é a energia produzida a partir da energia cinética do vento (massas de ar em movimento) e do aquecimento eletromagnético do Sol (energia solar), que, juntos, movimentam as pás de captadores.
A captação e utilização da energia eólica para geração elétrica é feita por meio de aerogeradores (turbinas eólicas). Uma torre de energia eólica funciona transformando a energia cinética dos ventos em força mecânica e, depois, em energia elétrica.
Vento varia muito e não é fornecedor confiável
As turbinas eólicas reagem ao vento e não às necessidades de consumo, daí que elas têm de ser consideradas como uma fonte variável e não como um fornecedor seguro.
Como podemos classificar as queimadas quanto aos agentes causadores?
Quais são os principais objetivos do melhoramento genético animal?
Como podemos classificar os gastos?
Como se constitui a filosofia feita pelos Pré-socráticos?
Como podemos acumular tesouros no céu?
Como se constitui a subjetividade no ser humano?
Como se constitui a sua organização política e social império songai?
Como era chamada a arte gótica?
Como podemos classificar os ferimentos ou traumatismo?
Quais estruturas celulares são comuns aos diferentes grupos de microrganismos?
Qual o papel da sociedade na preservação do meio ambiente?
Quais os fatores de textualidade que existem?
Como calcular intensidade da força magnética?
Como são classificados os diagnosticos de enfermagem?
Quais são os princípios do Direito individual do trabalho?
Quais são as principais características da nova gestão?