Os encargos financeiros (conhecidos) sobre as parcelas vencíveis em meses seguintes devem ser lançados no Ativo Circulante (se a curto prazo) a débito de conta denominada "Encargos Financeiros a Incorrer" e no Passivo Circulante a crédito da conta "Empréstimos e Financiamentos Bancários".
Os encargos financeiros devem ser contabilizados como despesa financeira, período a período, conforme fluência do prazo, exceto no caso de encargos financeiros incorridos para financiamento de ativos qualificáveis, situação em que devem ser capitalizados.
Com isso, os juros a apropriar é um tipo de juros redutor pois estarão inseridos em seu cálculo, juros que farão com que o saldo devedor do proprietário da dívida cresça, sendo assim necessário um pagamento maior.
A conta Juros a Apropriar que se encontra no Ativo - Despesas do Exercício Seguinte - a utilizo no caso de desconto de duplicatas, por exemplo.
CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL
No caso dos encargos financeiros relativos ao desconto de duplicatas, os mesmos podem figurar nessa conta de Ativo Circulante, já que a conta Duplicatas Descontadas também está no Ativo Circulante como dedução das Duplicatas a Receber.
34 curiosidades que você vai gostar
Passivo não circulanteFinanciamento e empréstimos de instituições financeiras;Debêntures à pagar;Fornecedores de equipamentos de grande porte.Empresas controladas;Provisão para imposto de renda diferido;Financiamentos (LP) a longo prazo;Fornecedores (LP);Provisão de contingência trabalhista;
O valor relativo aos juros e outros encargos financeiros serão registrados contabilmente na própria conta que registra o empréstimo ou financiamento, tendo como contrapartida uma conta de despesas financeiras.
Se os juros e multas estiverem provisionados em conta redutora do parcelamento, você faz a apropriação contra a despesa, e baixa o principal contra o caixa. Se não estiver provisionado os juros e a multa, você faz o lançamento diretamente na despesa c/ juros e multas do valor.
Já os juros pré-fixados incidentes sobre o empréstimo serão lançados em conta redutora denominada "Juros a Transcorrer", também no Passivo Circulante (PC) ou Passivo Não Circulante (PNC), para apropriação futura como despesa, em função da fluência do prazo.
Como imprimir PDF sem cortar a folha?
Quais são as principais características do axé?
Qual contribuição a norma ISO 9000 trouxe para a cadeia de suprimentos?
Em que EP e O casamento do Sanji?
Qual o valor do reajuste do piso dos professores para 2022?
Quantas gramas de massa para uma pizza de 35 cm?
O que é e para que serve a cromatografia?
Qual o valor da passagem de Fortaleza?
Qual valor do Auxílio Brasil em 2022?
É possível fazer faculdade antes de terminar o ensino médio?
Como alternar a câmera no Instagram?
Como ensinar o cachorro a beber água?