O elétron ou eletrão é uma partícula subatômica, de símbolo e−ou β−, com carga elétrica negativa. Pertence à primeira geração da família dos léptons, e considera-se que são partículas elementares porque não possuem componentes conhecidos. A massa do elétron é aproximadamente 1/1836 da massa do próton.
O elétron é uma partícula fundamental presente na estrutura atômica. Dotado de carga elétrica negativa, é importante para explicar efeitos associados à matéria. Representação artística de um átomo, em que se vê uma nuvem de elétrons em torno do núcleo atômico.
Eles são as menores unidades de uma matéria, formada por alguns elementos: elétrons (carga elétrica negativa), nêutrons (carga elétrica neutra) e prótons (carga elétrica positiva). Os prótons e nêutrons se localizam no centro do átomo, enquanto os elétrons giram ao redor do núcleo.
Localizam-se numa região em torno do núcleo (Eletrosfera) na qual os elétrons são mantidos em órbitas em torno do núcleo, atraídos pela sua carga positiva. Cada átomo pode possuir até 7 órbitas . ... Além disso, cada camada ou nível tem um número máximo de elétrons que é permitido.
Os elétrons presentes na camada de valência são denominados de elétrons livres, e a força de atração entre eles e o núcleo atômico é pequena, logo, eles possuem facilidade de se movimentar pelo material, tornando a substância em questão um bom condutor de eletricidade.
44 curiosidades que você vai gostar
Todos os materiais condutores, como grande parte dos metais, apresentam um grande número de portadores de carga livres, ou seja, fracamente ligados aos núcleos atômicos do material. Esses portadores de carga são os elétrons, partículas muito leves e de carga elétrica negativa.
Podemos dizer que o elétron é uma partícula constituinte do átomo e que possui carga negativa. No átomo os elétrons estão localizados na eletrosfera enquanto prótons e nêutrons estão localizados no núcleo.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Os prótons são partículas subatômicas, ou seja, são partes de um átomo. Estão localizados no núcleo atômico, junto com os nêutrons, e ambos são cobertos ou rodeados pela eletrosfera, que é onde ficam os elétrons.
Como usar a matemática para ganhar na Lotofácil?
Dá para entrar na UNEB com a nota do Enem?
Como saber se o cachorro está com giárdia?
Pode faltar ao trabalho por causa da chuva?
Como o Homem Aranha descobriu ou desenvolveu os seus poderes?
Como David Harvey define a globalização?
Qual a importância do iodo na tireoide?
O que houve com Hermes e Renato?
Quanto tempo posso guardar o feno?
Como o fanatismo pode ser combatido?
Como lidar com uma colega de trabalho difícil?