O Voto censitário era a concessão do direito do voto apenas à queles cidadãos que possuÃam certos critérios que comprovassem uma situação financeira satisfatória. Desse modo, os cidadãos eram classificados em ativos – que pagavam impostos- e passivos que tinham uma renda baixa.
Nos Estados Unidos, o voto censitário foi introduzido na primeira constituição geral, em 1787, em que somente pessoas brancas que fossem ricas e alfabetizadas podiam votar, negros e brancos pobres não podiam votar.
O voto censitário e a Revolução Francesa estão intimamente ligados. ... Dessa maneira, o direito ao voto ficou restringido aos homens que comprovavam propriedade ou renda. Assim, o voto censitário excluÃa as mulheres, os despossuÃdos e os trabalhadores do processo eleitoral francês.
Inspirada pelas ideias iluministas e liberais, a burguesia passou a reivindicar mais participação polÃtica através da eleição de seus representantes. ... Assim, o voto censitário tem como caracterÃstica principal estar dirigido a uma classe de proprietários que são eleitos e fazem as leis para protegerem a si mesmo.
Basicamente, dizer que o voto era censitário significa que existiam algumas restrições de voto para certos grupos sociais no Brasil. O voto censitário foi o primeiro modelo eleitoral que foi instaurado no paÃs.
O que é o Voto censitário: Voto censitário consiste na restrição do direito de votar apenas para alguns grupos de cidadãos, por norma os que apresentam um padrão social e econômico alto.
Na Constituição de 1824 estavam especificadas as condições básicas para que o cidadão estivesse apto para votar: ser homem, com mais de 25 anos e com uma renda financeira anual de no mÃnimo 100 mil réis, valor este bastante elevado para a época.
Significado de Censitário adjetivo Relacionado com o recenseamento demográfico: procedimento censitário. Que paga o valor estipulado anualmente ao locatário. ... substantivo masculino Aquele que paga censo. Etimologia (origem da palavra censitário).
Em 1932 foi aprovado o voto feminino no Brasil, no entanto, analfabetos, soldados e religiosos não podiam votar. No Brasil, o voto universal foi garantido pela Constituição de 1988. O que é PolÃtica? Este conteúdo foi útil?
Por fim, hoje o direito de voto é universal, ou seja, de uma forma democrática todos os cidadãos, a partir dos 16 anos, podem exercer o direito de escolher seus representantes, independente de posição social, gênero, raça ou religião. Gostou de saber mais sobre esse tipo de voto?
O voto universal tornou-se um dos pilares da democracia no Estado Moderno, pois permite que todos os cidadãos tenham acesso à s decisões do Estado. Assim, é considerado fundamental para o interesse público e exercÃcio dos direitos polÃticos.
Ou seja, todo indivÃduo pode votar, independente da renda, gênero ou religião, por exemplo – o que é mais democrático. No Brasil, o voto é um direito de todo cidadão brasileiro acima de 16 anos, além de ser uma obrigação para os maiores de 18 anos. É facultativo apenas para analfabetos ou maiores de 70 anos.
O que é contradição nas relações de produção?
Como calcular quantidade de impermeabilizante?
O que é autoridade tradicional?
Qual o signo do Jaden Hossler?
O que significa data de nascimento com dois dÃgitos?
Em que ano foi criado o papel?
Quais são os tipos de lentes para cada defeito de visão?
Quem saiu do Big Brother Jade ou Arthur?
Em que arco O Luffy luta contra doflamingo?
Qual o conceito de lesão corporal do artigo 129 do CP?
Quantos transtornos uma pessoa pode ter?
Porque sábado se chama sábado?
É melhor tomar Coca Zero ou normal?
Quais os sintomas quando se parar de tomar antidepressivo?
Qual a diferença do porcelanato AEC?
Pode comer frango no último dia do ano?