[Figurado] Admitir por hipótese.
Conceda vem do verbo conceder. O mesmo que: permita, autorize, dadive, presenteie, outorgue, ceda, concorde, brinde, dê.
Usamos o pronome lhe para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, que são os verbos que precisam de preposição para completar o sentido. Então nas orações como: Quero lhe abraçar ou Deus lhe abençoe o uso do pronome está errado.
Língua Portuguesa1.ª pessoa do singular do presente do conjuntivo. eu conceda.3.ª pessoa do singular do presente do conjuntivo. ele, ela, você conceda.3.ª pessoa do singular do imperativo. conceda ele, ela, você
concedendo-lhe - Dicionário Online Priberam de Português.
35 curiosidades que você vai gostar
informo-lhe - Dicionário Online Priberam de Português.
Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."
Tentar obter alguma coisa (objetivo, meta, caminho); alcançar ou conquistar: conseguir parar de beber; conseguir a atenção da namorada. Realizar alguma coisa e obter êxito com isso: conseguiram deixar de beber; conseguiram abandonar o trem. Ter capacidade para realizar alguma coisa: conseguiu escalar o Everest.
Que Deus abençoe você, hoje e sempre, e continue iluminando seu caminho. Que Ele lhe conceda muitos anos de vida onde nunca faltem saúde, amor, amizade e paz.
Significado de Concede
Concede vem do verbo conceder. O mesmo que: permite, autoriza, dadiva, presenteia, outorga, cede, concorda, brinda, dá.
Significado de Dê
substantivo Ação imperativa do verbo dar; ato de oferecer ou de pedir: não me dê motivos para te demitir; dê dinheiro ao menino! Não confundir com: de. Etimologia (origem da palavra dê). Forma Der. de dar.
Acompanhem vem do verbo acompanhar. O mesmo que: escoltem, sigam, reconduzam.
O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.
Estou lhe enviando a ficha de inscrição.
Você errou! O correto é: Estou-lhe enviando... ou Estou enviando-lhe...
O uso do pronome lhe justifica-se pelo facto de ser pedido por um verbo transitivo que se constrói com complemento direto e indireto: «atribuir alguma coisa a alguém». Algumas construções similares surgem com adjetivo: (2) «Ele foi-lhe fiel.»
Por isso, a frase “Deus lhe abençoe” está errada gramaticalmente e deve ser reescrita da seguinte maneira: “Deus o abençoe” ou “Deus te abençoe”. Afinal, o verbo “abençoar” é transitivo direto.
Que Deus lhe conceda o descanso eterno e preserve em mim as melhores memórias da linda amizade que nos uniu.
Concedei-nos, Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras. Venho te pedir-te a paz, o amor, a sabedoria e a força...
Parabéns! Que Deus continue te iluminando e te protegendo hoje e sempre. Feliz aniversário! Mensagem de feliz aniversário, Meu aniversario frases, Aniversario.
As formas conseguir e consegui estão corretas e existem na língua portuguesa. São formas diferentes de conjugação do mesmo verbo: conseguir é a forma infinitiva e consegui é o verbo conjugado na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (eu consegui).
1 alcança, obtém, atinge, chega, conquista, realiza, cumpre, ganha, adquire, arranja, granjeia, aufere, logra. É capaz: 2 pode.
Consegui é a forma conjugada do verbo conseguir na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: Eu consegui ingressos para o teatro.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Resumindo: só use LHES(S) para substituir complementos de verbos que poderiam ser substituídos por a alguém. (Para quem lembra as regras de gramática, LHE(S) serve para substituir objeto indireto).
O pronome pessoal oblíquo “lhe” (lhes) representa o complemento de um verbo transitivo indireto, atuando, portanto, como objeto indireto. Exemplos: Entregamos-lhe todos os presentes que recebera.
Como funciona a refrigeração a água?
Como que eu faço para instalar uma chave liga e desliga?
Como cuidar de uma árvore-da-felicidade?
Como diminuir o tamanho de uma imagem em HTML?
Quanto tempo dura a flor onze horas?
Como cuidar de uma flor da fortuna?
Como funciona a busca booleana?
Como funciona a máquina de Alan Turing?
Como funciona a prova tradicional da Cruzeiro do Sul?
Quais são os limites impostos à emenda constitucional?
Como é feita a prorrogação do contrato de experiência?
Como colocar energia na tomada?
Como funciona a prova da Unesp?