Vossa senhoria é um pronome de tratamento formal utilizado na língua portuguesa para se referir às autoridades em geral. Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais.
Vossa Senhoria é um pronome de tratamento, que deve ser abreviado como V.S. ª quando necessário. Deve ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos, geralmente em situações formais, quando nos dirigimos a pessoas com grande prestígio social.
Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa. Já o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa. Com relação à flexão verbal, em ambos os casos, será sempre feita na 3ª pessoa.
A concordância no feminino “Vossa Senhoria está cansada”, mesmo referindo-se a um homem não está errada, mas para não correr o risco de ser mal-interpretado, lembre-se de sempre concordar o adjetivo com o sexo da pessoa com quem se fala.
é uma abreviação do pronome de tratamento “Ilustríssimo” utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente a forma de tratamento “Senhor”.
25 curiosidades que você vai gostar
Emprega-se Vossa Senhoria para se dirigir a quem não está incluído nas listas acima, ou seja: vereadores, advogados, diretores de escolas, gerentes, chefes e dirigentes de empresas, padres, pastores e oficiais até coronel. Neste caso, comece o endereçamento com Ao Senhor / À Senhora, e não com “Ilmo. Sr. / Ilma.
VOSSA EXCELÊNCIA/SUA EXCELÊNCIA: Ambos são pronomes de tratamento. Utilizamos quando nos dirigirmos à pessoa com quem estamos falando ou de quem estamos falando. Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência.
Vossa Eminência: (V. Em. ª): utilizado em comunicações com Cardeais.
Senhor é utilizado quando o tratamento se dirige a homens, senhora é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres casadas e senhorita é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres solteiras.
Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules.
Freira. Sua/Vossa Reverendíssima.General. Sua/Vossa Excelência.Governador de Estado. Sua/Vossa Excelência.Irmã (madre, sóror) Sua/Vossa Reverendíssima.Magistrado e membro do MP. Sua/Vossa Excelência.Major. Sua/Vossa Senhoria.Marechal. Sua/Vossa Excelência.Ministro. Sua/Vossa Excelência.
Pronomes de tratamento – quando utilizar cada um?1) Vossa Alteza. Abreviatura: V. A. ... 2) Vossa Eminência. Abreviatura: V. ... 3) Vossa Reverendíssima. Abreviatura: V. ... 4) Vossa Excelência. Abreviatura: V. ... 5) Vossa Magnificência. Abreviatura: V. ... 6) Vossa Santidade. Abreviatura: V. S. ... 7) Vossa Majestade. ... 8) Vossa Majestade Imperial.
Forma de tratamento destinada a pessoas nobres ou ilustres, e em geral dada às pessoas consideradas de alta categoria social (ex.: Sua Excelência mandou avisar que chegará com algum atraso) [Abreviatura: Ex. ª].
Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene é correto tratá-lo por “excelência” ou por “meritíssimo juiz”. É importante lembrar anotar que não há qualquer reparo a ser feito ao uso da expressão “senhor juiz”, que, além de respeitosa, por ser mais simples, torna-se mais recomendável.
Devemos usar VOSSA MAJESTADE quando falamos diretamente com o rei. Se falarmos a respeito do rei, devemos usar SUA MAJESTADE. A mesma regra se aplica a VOSSA EXCELÊNCIA e SUA EXCELÊNCIA, a VOSSA SENHORIA e SUA SENHORIA...
Não! Ninguém é obrigado à chamar ninguém de excelência, doutor, senhor, mestre, milorde, sanctus dominus, amo, alteza, majestade, eminência, magnificência, vossa onipotência (essa eu particularmente nem conhecia) etc.
Também conhecidos por axiônimos, os pronomes de tratamento são caracterizados por serem formas mais cultas e corteses de mencionar ou se referir a determinada pessoa. O plural de Vossa Senhoria é Vossas Senhorias, e a sua abreviação é V.S.as.
Como abreviatura de meritíssimo, adjectivo usado no tratamento ou referência a juízes, é possível utilizar M. ou MM. Para o feminino, as formas M. ou MMª são possíveis, embora também se use MM, sem qualquer índice a indicar o feminino.
Sra. Exmos. Exmas. Assinale-se que, no VOLP da Porto Editora, se registam as formas com letras sobrescritas; e, embora esta fonte não inclua o plural de V.
Primeiras-damas no mundo
Junto ao cargo utiliza-se via de regra o título «Dona» antes de seus nomes. Michelle Bolsonaro, esposa do presidente Jair Bolsonaro, é a atual primeira-dama do Brasil.
A(o) Exmo(a). Secretário(a) Municipal de Educação Sr(a). NESTA.
Significado de Exmo.
abreviatura Abreviatura de excelentíssimo; forma de tratamento usada para autoridades, para pessoas que pertencem a classes mais altas ou com grande proeminência social: Ex.mo Sr. juiz de Direito. ... Forma abreviada de excelentíssimo.
Quais são os pronomes demonstrativos em espanhol?
Como consumir colágeno de pé de galinha?
Como colocar nome e sobrenome?
O que é e para que serve o pronome?
Quanto um pedreiro cobra por metro quadrado 2021?
O que é divergente na Receita Federal?
Quais as praias mais baratas do Brasil?
Quais são as principais características de um diálogo?
O que é o direito à dignidade?
Quanto é 100 megas de internet?
Qual o melhor acelerador de internet para PC?
Quais foram as primeiras evidências dos fenômenos elétricos?