Só sei que nada sei é uma famosa frase atribuída ao filósofo grego Sócrates que significa um reconhecimento da própria ignorância da parte do autor. ... Existe também uma versão que explica que a frase "só sei que nada sei" foi proferida por Sócrates quando o oráculo declarou que ele era o homem mais sábio da Grécia.
Ao proferir a frase "Só sei que nada sei", Sócrates reconhece a sua própria ignorância. Através do paradoxo socrático, o filósofo negava categoricamente o posto de professor ou grande sabedor de qualquer conhecimento. A lógica é simples: ao afirmar que nada sabe, ratifica o fato de que também nada tem para ensinar.
A sabedoria do pensador estava em não alimentar ilusões sobre o próprio saber. Foi dessa lógica que Sócrates extraiu a histórica frase “só sei que nada sei”, pensamento que lhe rendeu vários inimigos em Atenas, que o acusaram de ser, na verdade, um sofista interessado em se aproveitar da retórica para mentir.
Sócrates tinha como sua máxima "só sei que nada sei" porque para ele, seu conhecimento era minúsculo comparado à tudo que ainda faltava ser descoberto.
Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do auto-conhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.
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Uma pergunta feita ao Oráculo de Delfos marcou o início da filosofia de Sócrates e definiu os rumos da filosofia ocidental. ... Querofonte perguntou ao oráculo: “Quem era o homem mais sábio de Atenas?” A sacerdotisa declarou que o homem mais sábio de Atenas era Sócrates.
"Conhece-te a ti mesmo" é um aforismo grego que revela a importância do autoconhecimento, sendo uma frase bastante conhecida no ramo Filosofia. ... A frase completa é: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo." Esta máxima também é amplamente usada no âmbito de algumas religiões.
Sócrates ao falar essa frase, quis dizer quer por mais que ele já tivesse estudado muito, ele ainda tinha muito mais a aprender, que conhecimento nunca é de mais. Ela está ligada a filosofia por isso, porque quanto mais estudamos, mais sabemos mas nunca sabemos tudo, sempre temos mais a aprender.
A máxima socrática "só sei que de nada sei" se refere ao modelo crítico, típico de Sócrates, do conhecimento filosófico, por meio do qual não se deve aceitar como verdadeiro nada que não tenha sido submetido aos critérios da razão.
Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações.
O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores.
Ou seja, a partir da ideia de que o autoconhecimento, o conhecimento de si, é a base para todos os outros conhecimentos sobre o mundo. Essa frase faz uma referência ao oráculo e sua inscrição “conhece-te a ti mesmo”. O autoconhecimento e a tomada de consciência da própria ignorância são as bases do método socrático.
A frase "Conhece-te a ti mesmo" estava inscrita na porta de entrada do Templo de Delfos a fim de estimular a reflexão dos gregos antigos. Localizado na Grécia, na cidade de Delfos, o templo originalmente era dedicado a Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria.
Sócrates (470-399 a.C.) foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. “Conhece-te a ti mesmo” é a essência de todo seu ensinamento.
Sócrates desejava saber o que era um sábio e se tal qualidade poderia ser atribuída a ele. O oráculo, que era uma mulher (a sibila), perguntou-lhe: "O que você sabe?". Ele respondeu: "Só sei que nada sei".
Sócrates era contrário a aristocracia democrática, defendia que a república deveria ser governada por filósofos. Pensava também que em algumas situações os tiranos podem até ser mais legítimos que a democracia.
"Conhece-te a ti mesmo" é uma frase de introspecção. Significa que devemos fazer uma observação da nossa vida interior. É como uma sugestão de Sócrates para que façamos um exame dos nossos próprios pensamentos e sentimentos, para perceber o quão ignorante somos, o quão ainda temos que aprender.
O método socrático é composto de. duas etapas: ironia e maiêutica.
O método socrático não se baseia em provar que outros estão errados, então é importante não ser agressivo nos questionamentos.
...
Você poderia perguntar o seguinte em busca de evidências:
"Por que acredita que isso é verdade?".
"Explique, por favor, esse raciocínio".
"O que o levou a acreditar nisso?".
As principais características do método socrático são a dialética e a ironia. A dialética, modelo de pensamento dentro do qual Sócrates construiu a sua concepção própria, a maiêutica, é aquele em que tese e antítese são postas uma perante a outra e, por meio da síntese, descobre-se algo de inédito.
Platão vê o demiurgo como o organizador. A ele cabe a responsabilidade de construir, pela matéria que já existe, tudo que existe no universo. Platão pensava o demiurgo então, não como deus criador, mas como um produtor, ou seja, não como aquele que traz à existência, mas como o que cria a partir da existência.
Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos).
Inspirado pelas teorias de Parmênides acerca do imobilismo, Platão elaborou uma teoria metafísica dualista, que divide o mundo em duas categorias: o Mundo das Ideias e das Formas e o mundo sensível.
Platão foi discípulo de Sócrates e o primeiro teórico idealista. O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas. ...
Platão acredita que por de trás do nosso mundo, chamado mundo dos sentidos, existe uma realidade abstrata, chamada de mundo das ideias, onde tudo é perfeito e eterno. Nós só podemos chegar a este mundo, onde se encontra o verdadeiro conhecimento, por meio da razão.
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