A expressão "ouvidos moucos" diz respeito àquele que não ouve muito bem, o surdo; que não possui o ouvido muito apurado.
Significado de Mouco
substantivo masculino Surdo; indivíduo que não escuta bem; quem não ouve. adjetivo Que não consegue ouvir ou escutar perfeitamente.
a) Gastar ou perder tempo com alguém que não entende, ou não quer entender, o que se lhe diz. O que escuta e se finge de desentendido é o que “faz ouvidos moucos” ou “ouvidos de mercador”.
Devido a uma disfunção em pessoas que sofrem de tuberculose, elas ficam muito mais sensíveis, incluindo-se aí a audição, por isso elas ouvem mais.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
35 curiosidades que você vai gostar
Significado de Mazombo
substantivo masculino [Brasil] Pej. Brasileiro de país estrangeiro, especialmente portugueses. adjetivo [Figurado] Mal-encarado, carrancudo, macambúzio.
Significado de Moco
adjetivo Idiota; diz-se de quem faz palhaçadas ou se comporta como um pateta. Não confundir com: mouco ou mocó. Etimologia (origem da palavra moco). De origem questionável.
Mocó é roedor que ocorre em pequenos grupos no Nordeste | Fauna | G1. Espécie herbívora se alimenta de folhas, frutos e cascas de árvores. Territorial, costuma emitir ruídos quando ameaçado. O mocó (Kerodon rupestris) é um roedor que chega a medir 40 centímetros de comprimento e pesar um quilo.
36 sinônimos de moço para 5 sentidos da palavra moço: Jovem: 1 adolescente, jovem, juvenil, mancebo, muchacho, rapaz, criança, efebo, garoto, imberbe, menino, moçoilo.
Significado de Moca
substantivo feminino Rapariga, pessoa ainda nova do sexo feminino; jovem. adjetivo [Feminino] de moço. [Brasil] Virgem (mulher).
Os filhos de portugueses nascidos do lado de cá do Atlântico - todos, quase por definição, mestiços - eram chamados "mazombos". A língua fala. Já a etimologia de "mazombo", termo oriundo do quimbundo angolano, diz muito: "grosseiro, atrasado, bruto, iletrado".
Significado de reinol
Próprio do reino, natural do reino. A pessoa natural do reino.
Natural do reino. "... os senhores de terras e de engenhos pernambucanos, concentrados em Olinda, e os comerciantes reinóis (portugueses da Metrópole) do Recife,..."
A fronda dos mazombos: Nobres Contra Mascotes, Pernambuco, 1666-1715 Capa dura – 1 janeiro 2003.
"A Fronda dos Mazombos" - Stuart Schwartz teve razão quando acentuou que a segunda metade do século 17 constitui um período esquecido na nossa historiografia, comprimida que se encontra entre as invasões holandesas e o ciclo do ouro.
A fronda dos mazombos: nobres contra mascates , Pernambuco, 1666-1714, de Evaldo Cabral de Mello.
A Guerra dos Mascates foi um conflito envolvendo fazendeiros de Olinda e comerciantes de Recife, entre 1710 e 1711, pelo domínio político e econômico da Capitania de Pernambuco. O conflito selou o domínio político-econômico de Recife em Pernambuco. ...
A desigualdade econômica e a crise açucareira: motivos fundamentais da Guerra dos Mascates. A partir de 1654, a expulsão definitiva dos holandeses de Pernambuco provocou uma grande mudança no cenário econômico daquela região.
Dois dos principais objetivos dos recém enviados eram exigir dos recifenses a entrega de uma das fortalezas e, dos olindenses, a cessação do cerco à Recife. Buscava-se repor as coisas da maneira em que se encontravam antes do levante da nobreza e também da fuga de Castro e Caldas.
O conflito se deu entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife, em uma disputa pelo poder local. A guerra recebeu esse nome devido à participação dos comerciantes portugueses, que eram chamados pejorativamente de mascates.
A chamada Guerra dos Mascates ocorreu em Pernambuco, entre 1710 e 1711, e enquadra-se nas rebeliões do século XVIII do Brasil colonial, ao lado de outras, como a Revolta de Felipe dos Santos, em 1720, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
Foi sede do Brasil colonial entre 1624 e 1625 por ocasião das invasões neerlandesas: Matias de Albuquerque foi nomeado Governador-Geral, administrando a colônia a partir de Olinda.
Mascate era a designação que os brasileiros de Olinda deram aos portugueses habitantes de Recife. Olinda era dominada pelos senhores de engenho, que viviam com a produção de açúcar, e Recife tinha predominância de portugueses que se dedicavam ao comércio.
A Guerra dos Mascates deve ser vista como um conflito pelo poder político local, sem qualquer reivindicação social. Na realidade, foi uma disputa entre Olinda, que detinha o poder político, e Recife, detentora do poder econômico, pela supremacia na Capitania de Pernambuco.
A metrópole interveio na região, em 1711, prendendo os líderes da rebelião. Recife foi elevada à condição de capital de Pernambuco.
Quando o vôlei sentado começou a ser praticado no Brasil?
Como deixar as pontas do cabelo alisado com aspecto natural?
Quais são os sintomas de pedra na bexiga?
Qual remédio caseiro é bom para nevralgia?
Como tirar o extrato para fins rescisórios?
Como saber se alguém te acha chato?
Por que não pode pegar na mão de bebê?
É normal a criança não mexer por dois dias?
O que são os processos de enfermagem?
Quais os motivos das queimadas no Brasil?
Como desativar o sensor de toque?
Quem está com pneumonia pode tomar gelado?
Quais as metodologias ativas mais utilizadas?
O que pode ser considerado bem de família?