A expressão "ouvidos moucos" diz respeito àquele que não ouve muito bem, o surdo; que não possui o ouvido muito apurado.
Significado de Mouco
substantivo masculino Surdo; indivíduo que não escuta bem; quem não ouve. adjetivo Que não consegue ouvir ou escutar perfeitamente.
a) Gastar ou perder tempo com alguém que não entende, ou não quer entender, o que se lhe diz. O que escuta e se finge de desentendido é o que “faz ouvidos moucos” ou “ouvidos de mercador”.
Devido a uma disfunção em pessoas que sofrem de tuberculose, elas ficam muito mais sensíveis, incluindo-se aí a audição, por isso elas ouvem mais.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
35 curiosidades que você vai gostar
Significado de Mazombo
substantivo masculino [Brasil] Pej. Brasileiro de país estrangeiro, especialmente portugueses. adjetivo [Figurado] Mal-encarado, carrancudo, macambúzio.
Significado de Moco
adjetivo Idiota; diz-se de quem faz palhaçadas ou se comporta como um pateta. Não confundir com: mouco ou mocó. Etimologia (origem da palavra moco). De origem questionável.
Mocó é roedor que ocorre em pequenos grupos no Nordeste | Fauna | G1. Espécie herbívora se alimenta de folhas, frutos e cascas de árvores. Territorial, costuma emitir ruídos quando ameaçado. O mocó (Kerodon rupestris) é um roedor que chega a medir 40 centímetros de comprimento e pesar um quilo.
36 sinônimos de moço para 5 sentidos da palavra moço: Jovem: 1 adolescente, jovem, juvenil, mancebo, muchacho, rapaz, criança, efebo, garoto, imberbe, menino, moçoilo.
Significado de Moca
substantivo feminino Rapariga, pessoa ainda nova do sexo feminino; jovem. adjetivo [Feminino] de moço. [Brasil] Virgem (mulher).
Os filhos de portugueses nascidos do lado de cá do Atlântico - todos, quase por definição, mestiços - eram chamados "mazombos". A língua fala. Já a etimologia de "mazombo", termo oriundo do quimbundo angolano, diz muito: "grosseiro, atrasado, bruto, iletrado".
Significado de reinol
Próprio do reino, natural do reino. A pessoa natural do reino.
Natural do reino. "... os senhores de terras e de engenhos pernambucanos, concentrados em Olinda, e os comerciantes reinóis (portugueses da Metrópole) do Recife,..."
A fronda dos mazombos: Nobres Contra Mascotes, Pernambuco, 1666-1715 Capa dura – 1 janeiro 2003.
"A Fronda dos Mazombos" - Stuart Schwartz teve razão quando acentuou que a segunda metade do século 17 constitui um período esquecido na nossa historiografia, comprimida que se encontra entre as invasões holandesas e o ciclo do ouro.
A fronda dos mazombos: nobres contra mascates , Pernambuco, 1666-1714, de Evaldo Cabral de Mello.
A Guerra dos Mascates foi um conflito envolvendo fazendeiros de Olinda e comerciantes de Recife, entre 1710 e 1711, pelo domínio político e econômico da Capitania de Pernambuco. O conflito selou o domínio político-econômico de Recife em Pernambuco. ...
A desigualdade econômica e a crise açucareira: motivos fundamentais da Guerra dos Mascates. A partir de 1654, a expulsão definitiva dos holandeses de Pernambuco provocou uma grande mudança no cenário econômico daquela região.
Dois dos principais objetivos dos recém enviados eram exigir dos recifenses a entrega de uma das fortalezas e, dos olindenses, a cessação do cerco à Recife. Buscava-se repor as coisas da maneira em que se encontravam antes do levante da nobreza e também da fuga de Castro e Caldas.
O conflito se deu entre os senhores de engenho de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife, em uma disputa pelo poder local. A guerra recebeu esse nome devido à participação dos comerciantes portugueses, que eram chamados pejorativamente de mascates.
A chamada Guerra dos Mascates ocorreu em Pernambuco, entre 1710 e 1711, e enquadra-se nas rebeliões do século XVIII do Brasil colonial, ao lado de outras, como a Revolta de Felipe dos Santos, em 1720, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
Foi sede do Brasil colonial entre 1624 e 1625 por ocasião das invasões neerlandesas: Matias de Albuquerque foi nomeado Governador-Geral, administrando a colônia a partir de Olinda.
Mascate era a designação que os brasileiros de Olinda deram aos portugueses habitantes de Recife. Olinda era dominada pelos senhores de engenho, que viviam com a produção de açúcar, e Recife tinha predominância de portugueses que se dedicavam ao comércio.
A Guerra dos Mascates deve ser vista como um conflito pelo poder político local, sem qualquer reivindicação social. Na realidade, foi uma disputa entre Olinda, que detinha o poder político, e Recife, detentora do poder econômico, pela supremacia na Capitania de Pernambuco.
A metrópole interveio na região, em 1711, prendendo os líderes da rebelião. Recife foi elevada à condição de capital de Pernambuco.
É possível se aposentar com 57 anos?
Como salvar amostra de cores no Illustrator?
Como se amar do jeito que vc é?
Quais os documentos necessários para se aposentar como agricultor?
Qual direito tem uma portadora da diabetes?
Como deve ser a estrutura de uma resenha?
Como escrever no mapa do Google Earth?
O que falar no começo da redação?
Como colocar página na tela inicial?
Como os peixes abissais se alimentam?
Como fazer uma tocha de fogo simples?
Como criar um cartão de visita no Corel Draw?
Como se alegrar com a felicidade dos outros?
O que é a síntese de um filme?