Enquanto uma pessoa deprimida pode experimentar sentimentos de tristeza, desesperança e desamparo, outra pode sentir raiva, irritação e desânimo. Os sintomas também podem ser parecidos com uma mudança de personalidade.
Raciocínio lento ou agitação. A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.
Há causas genéticas e ambientais, como um estresse forte ou a perda de um ente querido. Um evento desse tipo pode desencadear o desequilíbrio dos neurotransmissores no cérebro. Saber que a depressão tem uma origem biológica ajuda tanto o deprimido quanto seus entes queridos a ter mais empatia pelo problema.
A pessoa depressiva apresenta tristeza intensa, falta de energia e de interesse por atividades cotidianas e prazerosas. Certo? Nem sempre. Em certos casos, o deprimido consegue realizar as tarefas do dia a dia normalmente e até se divertir, mesmo que não se sinta alegre na maior parte do tempo.
Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades. Diminuição da energia ou fadiga.
Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.
Quem deseja ajudar uma pessoa depressiva deve, antes de tudo, respeitar sua doença, suspender todo tipo de julgamento e entender que não é apenas uma tristeza passageira, mas sim um distúrbio grave que precisa ser tratado.
O modo de pensar de uma pessoa depressiva, deprimida em geral é sempre negativo. Assim ela não consegue enxergar o é bom e positivo, está sempre defensiva. Além disso, ela pode desenvolver uma imagem muito distorcida de si próprio, do mundo e do futuro.
A depressão também pode levar as pessoas a desenvolver outros hábitos. Um exemplo é puxar a pele até deixar marcas. Algumas pessoas ficam satisfeitas em se machucar, o que precisa ser tratado imediatamente antes de se tornar uma ameaça à vida, de acordo com o Huffington Post.
A pessoa depressiva em geral é triste, tem alteração no seu humor e principalmente no estilo de vida. Portanto muitas vezes de uma pessoa alegre e extrovertida ela se transforma em alguém calado, pensativo e triste na maior parte do tempo.
Quais são os piores gases poluentes?
O que significa CPF irregular na Receita Federal?
Quais os níveis de escrita alfabética?
Quais as doenças que entram no PcD?
Quem não se inscreveu no Sisu?
Qual a quantidade ideal de carne por dia?
Quanto custa para tirar a carteira de motorista no Ceará?
Qual o preço da Palio Weekend 2020?
Qual a diferença do bico Petala e Classic?
Quanto ganha um comandante de avião comercial?
Qual a função do transístor na fonte de corrente?
É normal plantas perderem folhas?