O urânio com baixa concentração de U-235 (de 3% a 5%) é usado para a produção de combustível de usinas nucleares. O de concentração de pelo menos 20% é normalmente utilizado para pesquisas. Já o urânio com 90% de U-235 pode ser usado para a produção de armas nucleares.
Para isso, é preciso aumentar a concentração do urânio 235, que efetivamente gera as fissões nucleares e resultam na energia que é produzida nos reatores, em meio ao urânio 238. "O urânio vem na natureza com um percentual de 0,7% de urânio 235, o que é muito baixo.
Para que possa gerar energia elétrica, o urânio precisa ser enriquecido, ou seja, concentrado no seu isótopo mais leve (urânio-235). Isso é feito nas diversas ultracentrífugas instaladas em forma de cascatas na Usina de Enriquecimento Isotópico de Urânio, da Fábrica de Combustível Nuclear da INB, em Resende/RJ.
O uso mais difundido é a produção de bombas atômicas, mas urânio enriquecido também serve a fins mais pacíficos. O metal é um importante gerador de energia elétrica e é usado como combustível em reatores que ajudam desde propósitos médicos (no tratamento de alguns tipos de cânceres) até o mercado agrícola.
A grande importância do urânio reside na sua aplicação como matéria-prima para a obtenção de isótopos físseis (não apenas diretamente por fissão do isótopo U 235, mas também indiretamente, ao originar plutónio que também sofre fissão), os quais podem ser utilizados como combustível nos reatores nucleares.
Parar gerar energia elétrica, é preciso cerca de 3% de urânio 235 na amostra. ... Esse processo de aumentar a quantidade de urânio 235 é chamado de “enriquecimento de urânio”. Para gerar a energia em si, ocorre um processo chamado "fissão nuclear", dentro do reator de uma usina de geração de energia.
Os países com maiores reservas de urânio são: Austrália, Cazaquistão, Canadá, Rússia, Namíbia, África do Sul, China, Niger e Brasil, nesta ordem (fonte: World Nuclear Association).
Atualmente, há uma única mina de extração de urânio no país, a mina de Caetité, na cidade de Lagoa Real (BA). Uma nova mina, em Santa Quitéria, no Ceará, deve entrar em operação nos próximos anos.
Existem vantagens e desvantagens sobre a utilização da energia do urânio. Listamos algumas para você conhecer e se familiarizar com esse tipo de energia. Países que importam gás e petróleo são mais independentes com a construção das usinas nucleares; É uma energia que não é nociva para o efeito estufa.
Esse pó amarelo, então é levado a uma refinaria para ser enriquecido com a dosagem necessária para cada objetivo. Para que esse pó possa gerar energia, acrescenta-se cerca de 3% de urânio na composição. Esse processo se chama enriquecimento de urânio. Existem vantagens e desvantagens sobre a utilização da energia do urânio.
Como o urânio vira energia? O urânio é um componente químico, encontrado facilmente na natureza. Depois de extraído, existem indicadores que ajudam na identificação de sua possível finalidade. Por exemplo, urânios 238 é o mais comum obtido, porém é apenas o 235 que é utilizado para gerar energia, ou seja, para construção de bombas atômicas.
Já que o urânio é o componente que faz tudo acontecer dentro de uma usina nuclear, e que ouvimos bastante o seu nome na série Chernobyl, pedimos para que o físico nos explicasse com detalhes qual é o papel do elemento dentro de uma usina.
O que significa a palavra furtivamente no dicionário?
O que significa colocar pressão em uma pessoa?
Como dar o Vitagold para cachorro?
Como concluir um capítulo de TCC?
Como terminar uma carta em inglês para um amigo?
Como finalizar um E-mail exemplo?
Como entrar na faculdade de Medicina pelo Enem?
Onde fica o órgão emissor da CNH?
Como saber se meu diploma é reconhecido ou falso?
Quais os documentos necessários para um estrangeiro casar no Brasil?
Como funciona o sistema de ordenha?
Como saber se é Transudato ou exsudato?
Para que serve a mesa de cartografia?
Como saber se a pessoa visualizou a mensagem no Direct do Instagram?