O que é Questão Social: A atual questão social refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista começando pela degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho, e isso ocorre quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.
Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade, como por exemplo a pobreza, raça, etnia, desemprego, violência, descriminalização de gênero, dentre outros.
“... a questão social é a aporia das sociedades modernas que põe em foco a disjunção, sempre renovada, entre a lógica do mercado e a dinâmica societária, entre a exigência ética dos direitos e os imperativos de eficácia da economia, entre a ordem legal que promete igualdade e a realidade das desigualdades e exclusões ...
representa a base de fundação do serviço social como especialização do trabalho. representa o principal instrumento de trabalho do assistente social. ... não possui expressões diversas, constituindo uma única manifestação de desigualdade que se dá de forma uniforme.
O que é Questão Social Questão social é um termo que, de maneira sintética, podemos afirmar que tem como significados o grupo de expressões que definem as desigualdades da sociedade. ... A desigualdade social sob o capitalismo é um fenômeno que atinge quase todos os países, guardadas suas proporções e dimensões.
32 curiosidades que você vai gostar
A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.
A questão social tem sido colocada, na nova proposta de reformulação curricular, como objeto do Serviço Social. ... O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente, isto significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens.
As questões sociais incluem a pobreza, a violência, poluição, injustiça, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade, bem como o aborto, casamento gay, controle de armas e religião, para citar alguns.
A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...
Resumo:A “questão social” surgiu por volta de 1830. Muitos pesquisadores associam-na à pobreza das massas popu- lares e às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Defini-la desta forma é, todavia, defini-la por meio das suas expressões, e não do seu núcleo central.
O Serviço Social surge na Europa no final do século XIX e no início do século XX vinculada ao desenvolvimento da chamada questão social. ... Foi nesse momento histórico que surgiu à questão social com suas expressões que eram a pobreza, a fome, a falta de moradia e de saneamento básico, o desemprego, entre outras.
O assistente social é um profissional que tem como objeto de trabalho a questão social com suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
Algumas das causas da desigualdade social: Má distribuição de renda – e concentração do poder; ... Falta de investimento nas áreas sociais, em cultura, em assistência a populações mais carentes, em saúde, educação; Falta de oportunidades de trabalho.
Em consonância a esse pensamento, Iamamoto (2010) aponta que a questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e que na sociedade burguesa a gênese da questão social deriva do caráter coletivo da produção contraposto à apropriação privada da própria atividade humana, esta condensaria então o conjunto das ...
Temas sociais são tópicos sensíveis muito discutidos que podem influenciar o resultado de uma eleição ou gerar/relacionar-se a um projeto de lei ou a uma legislação em vigor.
Problemas Sociais do BrasilViolência e Criminalidade. Poluição.Saúde. Educação. Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. ... Desigualdade social. Habitação. O déficit habitacional é grande no Brasil.
As manifestações mais presentes estão relacionadas à falta de comprometimento da família para com a educação dos filhos, à instabilidade dos relacionamentos, aos conflitos entre pais separados, às dificuldades socioeconômicas, ao desemprego e aos problemas de saúde.
Assim sendo, o tratamento da questão social passa a ser segmentado, filantrópico, moralizador e comportamental. A ação é de educação e de filantropia. Argumenta o autor: Desta forma, em vez de tratar da pobreza com ações filantrópicas/assistenciais, ela passa a ser reprimida e castigada.
Dentre as consequências dessas transformações estão a intensificação e a expansão de formas precárias de trabalho, o agravamento do pauperismo, o avanço do desemprego, a informalidade, as subcontratações, a miséria e a perda de direitos sociais.
Alguns exemplos de políticas sociais incluem: pensões do governo, assistência social para os pobres, vale-alimentação, iniciativas de moradia a preços acessíveis, assistência médica, benefícios de desemprego, leis de igualdade de oportunidades, leis antidiscriminatórias e iniciativas políticas destinadas a beneficiar ...
As mais comuns estão:Má distribuição de renda.Má administração dos recursos.Lógica de acumulação do mercado capitalista (consumo, mais-valia)Falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação.Falta de oportunidades de trabalho.Corrupção.
O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.
O trabalho da/o Assistente Social é pautado pela defesa e garantia dos direitos sociais para todos/as. A/O profissional viabiliza a melhoria das condições de vida de usuários/as no enfrentamento de desigualdades e acesso às políticas sociais, econômicas, ambientais e culturais.
A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...
Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas não é obrigatório que assim o seja.
Quais são os pecados que estão na Bíblia?
Como o calendário lunar e solar estão organizados?
Qual é a causa principal do TDAH?
Como identificar câncer nos ossos?
Como controlar a sua linguagem corporal?
Como se constrói a identidade de uma pessoa?
Como podemos contribuir para a convivência pacífica entre as pessoas?
O que é conviver com a pluralidade cultural?
Que atitudes podemos tomar para diminuir o aquecimento global?
Como controlar o desenvolvimento e crescimento dos microrganismos em alimentos?