“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.
Entre os fatores motivacionais escolhidos estão: reconhecimento, comprometimento, responsabilidade, crescimento, autonomia e realização.
Para a psicologia e a filosofia, a motivação são aquelas coisas que incentivam uma pessoa a realizar determinadas ações e a persistir nelas até alcançar os seus objetivos. O conceito também se encontra associado à vontade e ao interesse. ... Visto isto, a motivação é o vínculo que leva essa ação a satisfazer a necessidade.
A palavra motivação vem do Latin “motivus”, relativo a movimento, coisa móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento. ... A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo.
“A motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta” (ROBBINS, 2008, p. 132). ... De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico”.
15 curiosidades que você vai gostar
A motivação no trabalho está ligada à vontade de se manter naquele emprego, mas mais do que isso, é o sentimento que move todas suas ações no ambiente de trabalho. Em resumo, é o desejo de cumprir metas e atingir bons resultados, tanto por questões internas, quanto por estímulos externos.
Em muitos textos de Psicologia, a motivação é descrita como tendência, necessidade ou desejos internos que causam nossas ações. Tais conceitos permitem ignorar a relação ambiente-organismo que altera o comportamento e atribuem ao indivíduo o próprio desempenho deficitário.
Consiste em determinadas ações que levam as pessoas a alcançar seus objetivos. A motivação organizacional é uma metodologia utilizada para motivar funcionários, visando a melhor produtividade e qualidade de vida no trabalho.
O que é motivação? Em poucas palavras, motivação é o movimento para a ação. É o impulso necessário para que um indivíduo aja para atingir um objetivo. Sem ela é muito difícil cumprir algumas tarefas, como fazer exercícios físicos, trabalhar ou estudar, por exemplo.
A motivação extrínseca é uma recompensa ou incentivo fornecido por uma pessoa ou entidade externa para obrigar a outra a agir. As empresas normalmente usam estruturas de remuneração, elogios públicos e prémios aos colaboradores como motivadores extrínsecos para os incentivar a trabalhar em níveis superiores.
Segundo o dicionário dos significados, dar incentivo é fazer despertar o interesse, ânimo, incitar, encorajar e estimular a pessoa a fazer algo. Motivar por sua vez, é apresentar motivos pelos quais alguém deve ter determinados comportamentos para atingir certos objetivos.
Os motivos internos são as necessidades, aptidões, interesses, valores e habilidade das pessoas, são o que as capacita a certas atividades em detrimento de outras. Já os motivos externos são estímulos ou incentivos que o ambiente oferece, ou objetivos que ela persegue.
A motivação pode vir de cada um de nós ou pode também vir dos fatores ambientais. Segundo Chiavenato, Motivação “é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico.
Mas neste texto, vamos chamar tudo de motivação, entendendo que estamos estudando os motivos para ação, ou o que nos move.
O que motiva você
Dinheiro.
Reconhecimento.
Tarefa realizada.
Poder.
Apreciação.
Autonomia.
Propósito.
Geralmente, a motivação pessoal está relacionada ao seu propósito, à sua satisfação pessoal e aos seus valores. Ou seja, diz respeito àquilo que te move a ir atrás dos seus objetivos e metas.
Conceito de motivação pessoal e profissional
Motivação é um conjunto de razões que movem as pessoas em direção aos seus objetivos: motivo + ação = motivação. ... Não são todos os dias que as pessoas estão motivadas e felizes, e está tudo bem quando isso acontece. Tem momentos em que dar uma pausa se faz necessário.
Podemos concluir que atualmente, para uma organização que visa o futuro, deve-se investir incessantemente na motivação do seu maior fator, o capital humano, tal fator que obtêm lucros para a empresa tornando-a um diferencial competitivo nos negócios e se mantendo sempre à frente no mercado.
Motivação intrínseca: também conhecida como motivação interna, está relacionada à força interior que é capaz de se manter ativa mesmo diante de adversidades. ... Motivação extrínseca : também conhecida como motivação externa, o termo está conectado ao ambiente, às situações e aos fatores externos.
Skinner (1938,1953) trata motivação em termos de operações de privação/saciação e estimulação aversiva, enfatizando-as como variáveis ambientais controladoras do comportamento.
Essa ideia nos ensina que além de ver a motivação como algo que ocorre “dentro da pessoa” é possível considerar que condições que acontecem no contexto e na vida dela alteram também o valor das coisas e a probabilidade de ela ter determinados comportamentos. ...
Efeito evocativo/supressivo da operação estabelecedora: imediatamente evoca (ou suprime) comportamentos que no passado produziram conseqüências cuja efetividade tenha sido alterada em (1).
A carta de motivação deve ter uma página, no máximo. No texto, você deve se apresentar, resumir seu histórico e dizer por que tem interesse na vaga ou na organização a que está se candidatando.
1990. Analisa, sucintamente, as principais teorias atuais sobre motivação no trabalho. Com esse fim as mesmas são agrupadas em "teorias de conteúdo" (identificação das necessidades e exame dos comportamentos dirigidos a satisfazê-las) e teorias de processo (comportamento motivacional consciente e racional).
A motivação é o resultado das atitudes do gestor, este deve priorizar a satisfação e o bem-estar dos trabalhadores, tendo como base as recompensas e benefícios oferecidos, sejam eles de natureza intrínseca ou extrínseca, benefícios monetários ou não monetários.
"Fatores higiênicos"/ EXTRÍNSECOS (que levam a insatisfação): São fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.
Como fazer Tapa-olho de cavalo?
Como saber quantas parcelas vou receber do auxílio maternidade?
Como ver quantas mensagens tenho com alguém no WhatsApp?
Como os russos chamam as montanhas russas?
Como calcular quantas pessoas sentadas cabem em um espaço?
Quem é o dono da casa das apostas?
Como saber quantas parcelas falta do consórcio Honda?
Como colocar 1 ano e 1 mês de namoro?
Quais são os modelos de armação de óculos?
Como o Geografo francês Vidal de la Blache define a Geografia?
É possível recuperar o esmalte dos dentes?
Quantas sílabas tem a palavra juízo?
Como separar a palavra capitão?
Como se separa a palavra leilão?
Qual a forma correta de usar o gerúndio?