Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades. A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva.
Uma área de baixa pressão é comumente associada a clima inclemente, enquanto uma área de alta pressão está associada a ventos fracos e céu limpo. As baixas térmicas formam-se devido ao aquecimento localizado causado pela maior insolação sobre desertos e outras massas de terra.
Nos centros de altas pressões, ou anticiclones, a pressão do ar aumenta da periferia para o centro, o movimento vertical do ar é descendente e à superfície é divergente. Ao descer, a temperatura do ar aumenta, não se dando a condensação do vapor de água.
Toda frente fria tem uma baixa pressão e uma alta pressão. A massa polar é a alta pressão. A região de muitas nuvens e chuva da frente fria é a baixa pressão.
1)porque as zonas de alta pressão atmosférica são chamadas áreas anticiclonais? 2)porque a pressão atmosférica é menor nas regiões de baixas latitudes?
Os ciclones são causados pela movimentação do ar em uma zona de baixa pressão atmosférica: o ar quente e úmido eleva-se para as camadas mais altas da atmosfera, enquanto o ar frio, mais seco e mais denso, desce para a superfície, provocando a redução da pressão atmosférica.
A pressão atmosférica sofre variações conforme as altitudes e as temperaturas. Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Sua manifestação está diretamente relacionada à força da gravidade e à influência que essa realiza sobre as moléculas gasosas que compõem a atmosfera.
Anticiclone (ou centro de alta pressão) é uma região de alta pressão formada pelo ar que se afunda, vindo de cima, sob influência de uma massa de ar descendente.
São regiões de subsidência e vento divergente. Na região em torno de 50° a 60° de latitude, na zona da frente polar, os ventos polares de leste e os ventos de oeste de latitudes médias se encontram para formar uma zona de convergência conhecida como baixa subpolar.
A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva. Os centros de baixa pressão criam um movimento de ar convergente para o seu centro, fazendo com que haja concentração de umidade e de calor.
Locais de alta pressão atmosférica são frios e locais de baixa pressão são quentes. Todo ar aquecido tende a ascender (subir) e todo ar frio tende a descer. Áreas próximas a Linha do Equador (0°) são quentes e de baixa pressão atmosférica.
Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades. A alta pressão é identificada como áreas que ...
Os centros de baixa pressão criam um movimento de ar convergente para o seu centro, fazendo com que haja concentração de umidade e de calor. Isto facilita a formação e o crescimento das nuvens.
Como desativar os cookies do Firefox?
Qual o valor do curso de magistério?
Por que no meio da frase é junto ou separado?
Qual é a média de QI do brasileiro?
O que os pés dizem sobre sua saúde?
Qual poder pertence o Ministério Público?
Qual o tempo de recuperação de uma angioplastia?
Como tirar reservista depois dos 20 anos Online?
Qual é a origem do Método Canguru?
Quais são os principais tipos de currículo?
Como é o nome da pessoa que empresta dinheiro?
Qual o gráfico da função y F X?