As vistas comuns são aquelas obtidas a partir da projeção de um objeto sobre planos de projeção, ortogonais entre si, que circunscrevem o mesmo. O espaço tridimensional permite posicionar três planos ortogonais entre si (x,y ou x,z ou y,z).
Vistas em desenho técnico
O objeto nada mais é do que o objeto que será representado no desenho. O observador é a pessoa que vê, analisa, imagina ou desenha o objeto. ... Essa projeção do objeto é o que chamamos popularmente de vistas. Existem três tipos de vistas: a superior, a lateral e a frontal.
Conceito de vistas ortográficas: São as projeções ortogonais nos planos horizontal, vertical e laterais de projeção.
No desenho técnico é possível representar até 6 vistas principais (ortogonais) de um objeto, porém na NBR 10067 recomenda que seja utilizado o menor número possível de vistas, o Page 5 1-7 mais comum é que sejam adotadas 3 (três) vistas principais.
1° Passo: Definir qual será a vista frontal da peça.2° Passo: Desenhar as arestas da vista frontal.3° Passo: Desenhar as arestas da vista superior.4° Passo: Desenhar as arestas da vista lateral esquerda.5° Passo: Apagar as linhas auxiliares.
31 curiosidades que você vai gostar
As vistas comuns possíveis são seis: • VA: vista frontal anterior (representada sempre ao centro); VP: vista frontal posterior; • VS: vista superior; • VI: vista inferior; • VLE: vista lateral esquerda e; • VLD: vista lateral direita.
As posições das vistas não mudam:A vista frontal, é considerada a vista principal da peça e ela determina as posições das demais vistas;A vista superior, sempre será representada abaixo da vista frontal;A vista lateral esquerda, sempre será representada à direita da vista frontal.
Plano 1 – Vista de Frente ou Elevação – mostra a projeção frontal do objeto. ... Plano 3 – Vista Lateral Esquerda ou Perfil – mostra o objeto visto pelo lado esquerdo. Plano 6 – Vista Posterior – mostra o objeto sendo visto por trás.
Nos desenho técnico brasileiro utilizamos o primeiro diedro como base para a construção das vistas. Nota-se que as projeções nos dois planos são idênticas entre si.
...
As vistas ortográficas podem ser classificadas em:Vistas ortográficas principais;Vistas ortográficas auxiliares;Vistas secionais.
Ou seja, os rebatimentos normalizados para o 1º diedro mantêm, em relação à vista de frente, as seguintes posições: ▪ a vista de cima fica em baixo; ▪ a vista de baixo fica em cima; ▪ a vista da esquerda fica à direita; ▪ a vista da direita fica à esquerda.
Na projeção de terceiro diedro, a vista frontal predeterminada da peça ou montagem é exibida na parte inferior esquerda e as outras duas vistas são as vistas superior e direita.
Para entender como é feita a projeção ortográfica é preciso conhecer três elementos: o modelo, o observador e o plano de projeção.
Nbr 10647 desenho técnico - terminologia.
O desenho de observação pode ser definido como desenho ou pintura da vida. A imagem não é realizada a partir de uma fotografia ou da imaginação, mas a partir da observação da vida real. Este desenho é realizado através da observação de um modelo (objetos, animais, pessoas, plantas, lugares, arquitetura, etc.)
Essas três vistas ortográficas habituais, que geralmente garantem a univocidade da representação do objeto, são denominadas: vista anterior (VA), vistam superiores (VS) e vista lateral esquerda (VLE). Planifica-se esta representação rebatendo o plano de perfil e o plano horizontal sobre o vertical.
a) vista frontal (a); b) vista superior (b); c) vista lateral esquerda (c); d) vista lateral direita (d); e) vista inferior (e); f) vista posterior (f).
Assim podemos compreender melhor como o movimento acontece. Existem três planos de movimento, sendo eles dois verticais e um horizontal, são eles: Frontal, Sagital e Transverso.
Projeções ortogonaisProjeção ortogonal de um ponto sobre o plano.Projeção ortogonal de uma reta sobre o plano.Projeção ortogonal de um segmento de reta sobre o plano.Projeção ortogonal de uma figura geométrica.
Como no 1° diedro, qualquer projeção do 3º diedro também segue um princípio básico. Para fazer qualquer projeção no 3º diedro, o plano de projeção deverá estar posicionado entre o observador e o objeto. ... Como no 1° diedro, a projeção que é representada no plano 1 corresponde ao lado da frente da peça.
Considerando as projeções ortogonais no 3º diedro, existem três vistas preferenciais, que devem ser utilizadas para representar formas espaciais, são elas: Vista Posterior, Vista Lateral esquerda e Vista Superior. Vista frontal, Vista Lateral esquerda e Vista Inferior.
Observando-se a NBR 10067 – Princípios gerais de representação em desenho técnico, o método de representação gráfica no 1° diedro denomina a posição relativa das vistas.
Para obter a épura, gira-se o Plano Vertical de Projeção (PV) em torno da Linha de Terra no sentido horário, de tal forma que este coincida com o Plano Horizontal de Projeção (PH). Esta nova representação recebe o nome de épura.
Se o desenho é um modo de representar (externamente) a construção (interna) das estruturas espaciais e se isso é fruto de uma interação com o real, cabe neste momento situar mais detidamente estas duas espécies de relação. ...
A representação de figuras não planas por meio de projeções ortogonais é feita por vistas dessa figura (objeto) tomadas de diferentes posições: vertical (vista frontal), horizontal (vista superior) e perfil (vista lateral- direita ou esquerda).