Um transformador de corrente é um equipamento que reproduz, no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário, com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida e adequada.
Assim, a função do transformador de corrente é reduzir uma corrente medida na alta tensão a um valor muito menor dando condição para que seja feita a medição e o monitoramento da corrente elétrica real que flui em uma linha de transmissão alternada (CA).
Os transformadores de corrente são utilizados para suprir aparelhos que apresentam baixa resistência elétrica, tais como amperímetros, relés de indução, bobinas de corrente de relés diferenciais, medidores de energia, de potência, etc.
O Transformador de Potencial é um equipamento usado principalmente para sistemas de medição de tensão elétrica sendo fabricado tanto para baixa tensão como para alta tensão (0,6kV a 24,2kV), sendo capaz de reduzir a tensão do circuito para níveis compatíveis com a máxima tensão suportável pelos instrumentos de medição.
De funcionamento bem simples, o transformador é um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz. O transformador de tensão é constituído por uma peça de ferro, denominada de núcleo do transformador, ao redor do qual são enroladas duas bobinas.
23 curiosidades que você vai gostar
Tem como principal função a transferência de potência, por indução eletromagnética, transformando tensão e corrente alternadas entre dois ou mais circuitos sem mudança de frequência.
Como um Transformador Trifásico funciona
Como o próprio nome sugere, ele é construído em três bobinas, cada um abrigando dois rolamentos: circuito primário e circuito secundário. Dessa forma, é possível realizar tensões simples e tensões compostas.
Os transformadores de medição – de potencial (TP) e de corrente (TC), ou combinados – são utilizados nas instalações elétricas de Alta e Média Tensão (AT e MT)[1] para fornecerem uma imagem dos valores das tensões e correntes nas ligações de aparelhos de medição e proteção, cuja construção não lhes permite suportar os ...
Os transformadores de força são indispensáveis nas subestações em geral. Eles fazem o rebaixamento ou elevação dos valores de tensão a serem aplicados nos circuitos alimentadores das distribuidoras de energia ou nos sistemas elétricos internos dos empreendimentos de alto consumo.
O que fazer quando seu namorado é muito ignorante?
Como funciona a compra na Estante Virtual?
Qual o poder do suco gástrico?
Como tornear as coxas em pouco tempo?
Como é o sistema educacional do Brasil?
Como se chama uma pessoa que fala tudo o que pensa?
Como funciona um sistema de refrigeração de ar condicionado?
Como funciona a plataforma consumidor gov?
Como que funciona a biblioteca?
O que é o sistema vascular das plantas?