Políticas Públicas Regulatórias: Criadas para avaliar setores públicos no intuito de criar normas ou implementar serviços e equipamentos, as políticas públicas regulatórias são responsáveis pela normatização das políticas públicas distributivas e redistributivas. Elas incidem de forma diferente em cada segmento social.
Um exemplo seria o direcionamento de dinheiro público para áreas que sofrem com enchentes; na Educação, seriam as cotas. 2. Políticas públicas redistributivas: sua principal função é redistribuir bens, serviços ou recursos para uma parcela da população, retirando o dinheiro do orçamento de todos.
“As políticas distributivas são caracterizadas pela facilidade com que podem ser desagregadas e dispensadas em pequenas unidades, cada unidade mais ou menos em isolamento das outras unidades e de qualquer regra geral”. ... decisões altamente individualizadas, que apenas por acumulação podem ser chamadas de política”.
A política regulatória se refere à legislação e é um instrumento que permite regular (normatizar) a aplicação de políticas redistributivas e distributivas, como, por exemplo, a Lei de Uso do Solo e o Plano Diretor. Têm efeitos de longo prazo e, normalmente, não trazem benefícios imediatos.
Entre elas, as principais são: as políticas públicas distributivas, redistributivas, regulatórias e constitutivas.Políticas públicas distributivas. ... Políticas públicas redistributivas. ... Políticas públicas regulatórias. ... Políticas públicas constitutivas.
30 curiosidades que você vai gostar
Quais são os tipos de políticas públicas existentes?Políticas distributivas. ... Políticas redistributivas. ... Políticas constitutivas. ... Políticas regulatórias. ... Programa Brasil Alfabetizado. ... EJA. ... Prouni.
O Ciclo de Políticas Públicas
Este ciclo envolve cinco estágios, que são: (1) Construção de agenda; (2) Formulação da política; (3) Processo decisório; (4) Implementação; (5) Avaliação.
1.1 A política regulatória define o processo pelo qual o governo, ao identificar um objetivo de política, decide utilizar a regulação como um instrumento de política e começa a formular e aprovar a regulação por meio de tomada de decisões baseadas em evidências.
Como exemplos de políticas redistributivas clássicas, pode-se citar a isenção ou a diminuição do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para camadas sociais mais pobres da cidade, e o aumento desse imposto para os setores de maior nível de renda.
O que é um período em um texto?
Quais são os exame que se fazer no 3 trimestre?
Quem derrotou os alemães na Segunda Guerra Mundial?
Quantos são os oceanos e quais são eles?
Quais são os carros que dão menos manutenção?
O que significa comércio exterior?
Quais os sintomas da hemoglobina glicada alta?
Quais são as tatuagens de facção?
Tem como copiar e colar no Word?
Quais são as vantagens de usar o Linux?
O que quer dizer trabalho em tempo integral?
O que pode ser considerado vintage?
Quais as formas de pagamento à vista?
Quanto tempo para amoxicilina fazer efeito no dente?