A sinterização de peças é um processo no qual, pós cuja preparação pode ser cristalina ou não uma vez compactada, posteriormente recebem tratamento térmicos e a temperatura de processamento é sempre menor que a sua temperatura de fusão.
Aplicações
Filtros sinterizados: são utilizados em várias aplicações industriais que requerem resistência em altas temperaturas e resistência mecânica e química (p. ex. filtragem de gases, óleos combustíveis e minerais, etc.). São utilizados também como abafadores de ruído e válvula corta chamas.
A sinterização é o aquecimento, a uma temperatura suficiente, para fundir o metal ligante, preenchendo então os vazios entre os grãos dos carbonetos, carbonetos esses que formam o "metal duro , que é o nome dado a uma liga de carboneto de Tungstênio, produzido por metalurgia do pó.
A infiltração é basicamente um processo de fechamento dos poros de peças (total ou parcialmente) de um esqueleto (compactado ou sinterizado) de baixa ou média densidade (5,6 até 6,8 g/cm3) com um metal ou liga do ponto da fusão mais baixo.
Basicamente, a sinterização de aço é um processo de estado sólido, ocorrendo ligação química e metalúrgica das partículas do pó no sentido de eliminar ou diminuir a porosidade existente no compactado verde, formando um corpo coerente provido das propriedades físicas primárias do sinterizado.
23 curiosidades que você vai gostar
Tipos de aço quanto à sua composiçãoAços carbono. Esse tipo de aço é formado pela liga de ferro com carbono, onde o teor de carbono nesse caso é inferior a 2,11%. ... Aço liga. ... Aços estruturais. ... Aços para molas. ... Aços para fundição. ... Aços para construção mecânica. ... Semiacabados. ... Produtos planos.
Os ferros fundidos são divididos em três tipos principais: branco, cinzento e nodular.Ferro fundido branco. Formado por uma taxa de resfriamento mais alta e é utilizado em peças em que se necessite elevada resistência à abrasão, alta dureza e baixa ductilidade. ... Ferro fundido cinzento. ... Ferro fundido nodular.
3-MÉTODOS DE OBTENÇÃO DOS PÓS METÁLICOS
Os dois mais importantes processos conhecidos são a atomização e a eletrólise.
[ Metalurgia ] Operação que consiste na aglomeração e compactação de pós ou partículas muito pequenas, a altas temperaturas, mas abaixo da temperatura de fusão, para obter blocos ou peças sólidas (ex.: sinterização de materiais cerâmicos, sinterização de minério de ferro).
A compactação gera o compactado verde, que é uma peça muito frágil com o formato final ou aproximado da peça que será fabricada, e o manuseio inadequado do mesmo pode esfarelar a peça. Por fim, na etapa de sinterização, o compactado verde é aquecido a altas temperaturas, porém abaixo do ponto de fusão do metal base.
O aço sinterizado tem até 30% do seu volume vago para este processo, sendo este preenchido em um equipamento especial mantendo o material impregnado como auto deslizante, mantendo assim uma maior sobrevida de sua aplicação.
Metalurgia do Pó (Sinterização). Fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga metálica, no estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida. A peça produzida por fundição pode ter as formas e dimensões definitivas ou não.
Existem, rigorosamente falando, dois tipos básicos de sinterização: a sinterização por fase sólida e a sinterização por fase líquida. A força motora para a ocorrência de qualquer tipo de sinterização é a diminuição da energia livre superficial do conjunto de partículas.
A metalurgia do pó é usada para fabricar materiais únicos e com propriedades sob medida, impossíveis de obter com a fusão ou a conformação com outros métodos. Ela permite combinações de materiais impossíveis de misturar, bem como o processamento de materiais com pontos de fusão extremamente altos.
A aglomeração na pelotização é feita por queima de combustível externo á mistura (queima de óleos, gás natural e outros combustíveis), ao contrário da sinterização, pois neste caso o próprio sínter já contém o combustível.
Nessa classe estão compreendidas diversas formas e geometrias simples ou complexas para inúmeras aplicações da industria Metalurgia do Pó (linha automotiva, eletrodomésticos, linha branca, ferramentas elétricas, entre outras).
A sinterização é um processo utilizado na siderurgia para aglomeração de misturas de finos de minério de ferro, coque ou carvão, resíduos contendo ferro, finos de retorno e fundentes.
A sinterização é um método bastante antigo, utilizado na fabricação de cerâmicas, inclusive na cerâmica industrial. É o tratamento final, desenvolvendo um papel determinante em algumas características encontradas na peça finalizada. A sinterização é um procedimento que envolve altas temperaturas.
A sinterização em temperatura mais alta (entre 1200°C e 1300°C) requer fornos de tecnologias diferenciadas, como fornos de vigas transportadoras (walking beam). Esta tecnologia é muitas vezes necessária para sinterizarização de peças com ligas de cromo, que são muito sensíveis à presença de oxigênio.
O método de atomização serve para transformar em pó a matéria-prima que será utilizada no processo de sinterização. 3. A matéria-prima do processo é colocada num tambor que contém esferas de material duro. Quando este tambor é colocado para girar, as esferas chocam- se entre si e com o material, desintegrando-o.
Para a produção de peças, a conformação mecânica inclui um grande número de processos: laminação, forjamento, trefilação, extrusão e conformação de chapas.
Esta porosidade típica é determinada por diversos fatores como pressão de compactação, temperatura e tempo de sinterização, tamanho e forma das partículas do pó, existência de processos complementares de compressão, etc.. A porosidade possibilita a fabricação de filtros metálicos e mancais autolubrificantes.
Existem diversos tipos de ferros fundidos: cinzento, esferoidal, branco e maleável. Dependendo do tipo apresenta aplicações diferentes: em motores, válvulas, engrenagens e outras. Por outro lado, os óxidos de ferro apresentam variadas aplicações: em pinturas, obtenção de ferro e outras.
Tipos de ferragens e especificaçõesVergalhões. Entre as ferragens para construção civil, os vergalhões são um dos mais comuns. ... Arames recozidos. O arame é uma das ferragens para construção mais conhecidas. ... Cordoalhas. ... Treliças nervuradas. ... Telas nervuradas. ... Vigas. ... Estribos. ... Verifique a especificação de cada ferragem.
FF CINZENTO. (Gray iron)FF DÚCTIL ou Nodular. (Spheroidal iron)FF BRANCO. (White iron)FF MALEÁVEL. (Malleable iron)FF VERMICULAR. (Vermicular iron)
Como ser usuário popular Tinder?
Quais características é necessário ter para ser um prestador de serviços autônomo?
Qual o dia da Live do Roupa Nova?
Porque a palavra troféu tem acento?
Como se referir a Deus ele ou ele?
Como fazer a leitura do tarot dos anjos?
Como funciona lá memória eeprom?
Como se escreve a palavra boneco de neve em inglês?
O que é preciso para tirar o Cadri?
Como funciona os cursos do Avamec?
Como funciona a caução no contrato de aluguel?
O que escrever na Mensagem automática?
Qual o correto cotas ou quotas de fundos?