O paciente politransfundido foi definido como aquele que recebeu pelo menos 6 unidades de hemá- cias em 3 meses. Selecionaram-se todos os pacientes com autoanticorpos e/ou aloanticorpos eritrocitários.
Aloanticorpo é o nome dado a qualquer anticorpo surgido em um membro de uma espécie contra um antígeno alotípico de outro mem- bro da mesma espécie. Os aloanticorpos correspondentes aos antí- genos de grupo sanguíneo podem ser divididos em duas categorias: naturais e imunes.
A aloimunização eritrocitária é uma resposta imunológica contra antígenos eritrocitários estranhos, ocorrendo geralmente devido à sensibilização em transfusões de sangue e gestações(1).
Já a fenotipagem refere-se a uma testagem mais ampla dos vários grupos sanguíneos. Geralmente, as pessoas conhecem apenas os grupos ABO e RH positivo ou negativo, mas existem muitos outros que não são pesquisados nas transfusões de quem não transfunde seguidamente.
A aloimunização ocorre, na maioria dos casos, devido à presença de leucócitos contaminantes nos hemoderivados. Os antígenos HLA alogênicos das células do doador estimulam o sistema imune do paciente a produzir aloanticorpos antiplaquetários específicos, principalmente contra as moléculas HLA de classe I.
37 curiosidades que você vai gostar
Aloimunização é a formação de anticorpos quando há a exposição do indivíduo a antígenos não próprios, como ocorre, por exemplo, na transfusão de sangue incompatível e nas gestantes, cujos fetos expressam em suas células sanguíneas antígenos exclusivamente de origem paterna.
Aloimunização é a formação de anticorpos quando há exposição de um indivíduo a antígenos não próprios, como ocorre na transfusão de sangue incompatível e em gestantes, quando os fetos expressam em suas células sanguíneas antígenos exclusivamente de origem paterna.
Fenotipar o sangue de doadores frequentes significa identificar mais características além dos conhecidos subgrupos ABO e fator Rh — que, juntos, formam o popularmente chamado tipo sanguíneo, como AB positivo ou O negativo, por exemplo.
O que é um doador fenotipado? É um tipo de doador no qual são pesquisados outros grupos sanguíneos além do ABO e Rh. Isto significa que, além de saber se o doador é A, B, AB ou O (com Rh + ou -), também é realizado um exame mais aprofundado do Rh e de outros subgrupos sanguíneos. Este exame é chamado de fenotipagem.
Quem tem placa de titânio pode fazer ressonância magnética?
Qual forno elétrico gasta menos energia 110 ou 220?
Qual transformação ocorre em uma panela de pressão?
Como saber se tenho DAS em aberto?
Para que serve creolina para cães?
Qual é o cientista que descobriu os microorganismos?
Qual o valor da indenização por hérnia de disco?
Qual é o significado da palavra pilares?
O que significa ser uma pessoa misteriosa?
Quantas calorias são necessárias para ganhar 1 kg?
O que acontece com o corpo embaixo da água?
O que acontece quando bloqueamos e denunciamos alguém no WhatsApp?
Por que os moluscos são invertebrados?
Qual é a diferença do Pokémon XY?