O que são pacientes politransfundidos?

Pergunta de David Flávio Mota em 03-10-2025
(59 votos)

O paciente politransfundido foi definido como aquele que recebeu pelo menos 6 unidades de hemá- cias em 3 meses. Selecionaram-se todos os pacientes com autoanticorpos e/ou aloanticorpos eritrocitários.

O que é um Aloanticorpo?

Aloanticorpo é o nome dado a qualquer anticorpo surgido em um membro de uma espécie contra um antígeno alotípico de outro mem- bro da mesma espécie. Os aloanticorpos correspondentes aos antí- genos de grupo sanguíneo podem ser divididos em duas categorias: naturais e imunes.


O que é Aloimunizacao eritrocitária?

A aloimunização eritrocitária é uma resposta imunológica contra antígenos eritrocitários estranhos, ocorrendo geralmente devido à sensibilização em transfusões de sangue e gestações(1).

O que é a fenotipagem?

Já a fenotipagem refere-se a uma testagem mais ampla dos vários grupos sanguíneos. Geralmente, as pessoas conhecem apenas os grupos ABO e RH positivo ou negativo, mas existem muitos outros que não são pesquisados nas transfusões de quem não transfunde seguidamente.

O que é Aloimunização HLA?

A aloimunização ocorre, na maioria dos casos, devido à presença de leucócitos contaminantes nos hemoderivados. Os antígenos HLA alogênicos das células do doador estimulam o sistema imune do paciente a produzir aloanticorpos antiplaquetários específicos, principalmente contra as moléculas HLA de classe I.

Vídeo aula Noções Básicas de Imuno-Hematologia_Parte 1_ início em 30 segundos


37 curiosidades que você vai gostar

Quando ocorre o processo de Aloimunização?

Aloimunização é a formação de anticorpos quando há a exposição do indivíduo a antígenos não próprios, como ocorre, por exemplo, na transfusão de sangue incompatível e nas gestantes, cujos fetos expressam em suas células sanguíneas antígenos exclusivamente de origem paterna.

Como ocorre a Aloimunização?

Aloimunização é a formação de anticorpos quando há exposição de um indivíduo a antígenos não próprios, como ocorre na transfusão de sangue incompatível e em gestantes, quando os fetos expressam em suas células sanguíneas antígenos exclusivamente de origem paterna.

Que é sangue Fenotipado?

Fenotipar o sangue de doadores frequentes significa identificar mais características além dos conhecidos subgrupos ABO e fator Rh — que, juntos, formam o popularmente chamado tipo sanguíneo, como AB positivo ou O negativo, por exemplo.

O que é o sangue Fenotipado?

O que é um doador fenotipado? É um tipo de doador no qual são pesquisados outros grupos sanguíneos além do ABO e Rh. Isto significa que, além de saber se o doador é A, B, AB ou O (com Rh + ou -), também é realizado um exame mais aprofundado do Rh e de outros subgrupos sanguíneos. Este exame é chamado de fenotipagem.



Outras questões
Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com