O relatório de sustentabilidade é um documento público que apresenta os impactos econômicos, sociais e ambientais dos negócios.
O que é relatório de sustentabilidade? Por meio dos relatórios de sustentabilidade, as empresas comunicam seu desempenho e impactos em uma vasta gama de tópicos de sustentabilidade, abordando parâmetros ambientais, sociais e de governança.
Para elaborar o relatório de sustentabilidade a empresa precisa ter dados concretos, haja vista que a transparência é preponderante. Para isso ela precisa contar com um sistema que armazene todos os dados relevantes e importantes que demonstre que essa organização pratica ações sustentáveis.
Os relatórios de sustentabilidade representam, portanto, o interesse público, pois criam uma mentalidade de desenvolvimento sustentável entre os principais agentes de mudança, tais como os negócios. Eles também impulsionam maior transparência nos impactos críticos e relevantes de natureza ambiental, social e econômica.
Em seu sentido literal, o termo sustentabilidade consiste na capacidade de sustentação de um sistema. O vocábulo latim sustentare , do qual o termo deriva, tem o significado de suster, suportar, conservar em bom estado, manter, resistir.
42 curiosidades que você vai gostar
O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.
A palavra “sustentável” provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Sustentabilidade nos dicionários está definida como a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém.
Estabelecer, descartar ou aprimorar estratégias
Bem como um planejamento bem-feito, toda empresa deve contar com relatórios que permitam acompanhar a implementação das estratégias. Com isso, os responsáveis pela gestão delas têm subsídios para definir os próximos passos.
permite definir melhor estratégias relacionadas à sustentabilidade no âmbito econômico, social e ambiental; imprime confiabilidade; ressalta pontos positivos, importantes para conquista de novas parcerias.
Relatórios são essenciais na administração de uma obra. A partir das informações colhidas, é possível tomar algumas decisões importantes. No Stant temos uma área específica para os relatórios da ferramenta e – espalhados pelo sistema – pequenos indicadores que auxiliam com vários insights e pontos de interesse.
A Materialidade é um dos dez princípios (que são Inclusão de stakeholders; Contexto da sustentabilidade; Materialidade; Completude; Equilíbrio; Comparabilidade; Exatidão; Tempestividade; Clareza; e Confiabilidade) que o GRI destaca como importantes para a construção de bom relatório de sustentabilidade.
As informações devem ser organizadas para comunicar:O perfil organizacional da empresa;Sua estratégia;Como aborda ética e integridade;Estrutura de governança;Como realizou o engajamento de stakeholders;Suas práticas de relato.
Os indicadores de sustentabilidade são divididos em componentes sociais, econômicas e ambientais, e para cada componente são dadas pesos em relação as outras, através da comparação da importância de alcançar as metas de cada indicador.
O relatório é um documento que visa a apresentar um resumo de atividades realizadas bem como informar os dados e resultados coletados com elas. Sua estrutura apresenta: título, introdução, referências, desenvolvimento, conclusão e, em alguns casos, sugestões.
Sustentabilidade representa a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais existentes e a sua exploração pela sociedade, com o objetivo de permitir que a geração atual se desenvolva e, ao mesmo tempo, garantir às próximas gerações a oportunidade de também dispor dos mesmos recursos para sua ...
É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.
Os modelos de relatórios sociais mais difundidos atualmente entre as empresas brasileiras são: o Balanço Social proposto pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), o do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos), e o G3 desenvolvido pela Global Reporting Initiative (GRI), uma ...
Natura foi a primeira empresa mundial de cosméticos a fazer uma parceria com essa organização e aplicar essa tecnologia. A Natura trabalha diretamente com as comunidades da floresta amazônica e trabalha incessantemente para cuidar e preservar a floresta.
O relatório mais utilizado atualmente é o Global Reporting Initiative (GRI), que possui padrão internacional e ajuda as organizações a compreender e comunicar os impactos da empresa sobre questões sustentáveis.
O relatório tem como principal objetivo apresentar um resumo de atividades realizadas, sejam elas estudos acadêmicos ou relacionadas a determinada atividade profissional. O relatório é muito utilizado em instituições de ensino e empresas a fim de se realizar um registro das atividades.
Por meio dos relatórios gerenciais, é possível saber quais são as atividades mais lucrativas e que, portanto, devem ser mantidas por causa da renda obtida. Além disso, os documentos apontam as falhas cometidas e elas podem ser verificadas desde o início das operações.
O objetivo de um relatório é comunicar uma atividade desenvolvida ou ainda em desenvolvimento durante uma missão. Deve fornecer o relato permanente de um estudo ou de uma pesquisa e a informação necessária, que deve ser global e coerente, capaz de permitir tomadas corretas de decisões.
Este termo foi cunhado em 1987 no Relatório Brundtland da Organização das Nações Unidas que estabeleceu que desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que "satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades".
Exemplos de SustentabilidadeEconomia de água;Evitar o uso de sacolas plásticas;Reduzir o consumo de carne bovina;Preferência por consumir produtos biodegradáveis;Separar o lixo para coleta seletiva;Reciclagem;Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas. Adotar transportes coletivos ou caronas.
Sustentabilidade social é uma prática que visa melhorar as condições de vida da população de forma sustentável. Um exemplo prático é a diminuição da violência proporcionalmente à ampliação do sistema público educacional de qualidade.
Quais são os direitos do trabalhador comissionado?
Como foi a forma de governo no Brasil entre 1961 e 1963?
Quem vai pagar dividendos em fevereiro 2022?
Como pagar direitos autorais de músicas?
Quais são os indicadores do Previne Brasil?
Qual animal mais venenoso do Brasil?
Quais são os elementos de um gráfico?
Qual o significado do nome da cidade de Recife?
Porque o cacho de banana não desenvolve?
O que significa a palavra neuroticismo?
Quando a companheira é herdeira é meeira?
Quais foram as principais descobertas de Galileu Galilei para a ciência?
Qual tipo de polícia pode usar barba?
Quem nasceu em 2004 têm que alistar quando?
O que mudou na educação com a Constituição de 1988?
Quem faz radioterapia cai o cabelo?
Quais são os problemas de enfermagem?